Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

5 Hábitos Que Acionam o Gatilho Da Ansiedade

"Há muitas maneiras que mantêm o reforço da sua ansiedade, mesmo sem você dar conta"
 
Há hábitos destrutivos que fazem disparar os seus sentimentos negativos de tensão e nervosismo. Hábitos que você nem percebe que tem. Felizmente, também há maneiras de mudar. O primeiro passo a ser dado é começar a ficar ciente desses hábitos destrutivos, e isso é exatamente o ponto fulcral deste artigo.
 

1. PRIVAÇÃO DO SONO E CICLOS DE SONO DE MÁ QUALIDADE

 

Termos um sono restaurador é uma necessidade absoluta, se você quer ser saudável de corpo e mente. Descansar corretamente e sentir-se restaurado e recuperado não é uma questão de dormir muito quando você sente que deve fazê-lo. É tudo sobre ir tendo a quantidade certa de sono, nos padrões regulamentados.

Em termos simples, você deve certificar-se que tem 7-9 horas de descanso adequado a cada noite, e é aconselhado que vá para a cama mais ou menos à mesma hora todas as noites. Uma vez que você se acostume a fazer isso, vai achar que é mais fácil adormecer, promovendo ainda um sono restaurador. Se você tem problemas de insônia, deve tentar fazer mais exercício físico durante o dia e beber um chá de ervas relaxantes antes de dormir. 
 

2. USO DE ESTIMULANTES / ABUSO DE SUBSTÂNCIAS

 

As pessoas que sofrem de ansiedade devem evitar o uso de estimulantes de qualquer tipo: café, açúcar refinado, tabaco, refrigerantes com cafeína. Esses estimulantes e/ou substâncias vão gradualmente aumentar aos seus estados de tensão interna. Se sente que a sua ansiedade está a prejudicar a sua vida e pretende aprender a lidar e a diminui-la, você deve comprometer-se consigo e reunir a força de vontade para limitar as suas ingestão de estimulantes.

O abuso de substâncias é ainda mais problemático. É comum, algumas pessoas usarem substâncias para melhorarem o humor como um último recurso desesperado para gerir a sua ansiedade. Esta é apenas uma maneira de transformar um grande problema em dois problemas maiores, já que o vício é o resultado mais provável. Transtornos de abuso de substâncias, juntamente com transtorno de ansiedade pode ser bastante desastroso, por isso você deve fazer o seu melhor para não confiar em substâncias como o álcool ou drogas (legais ou não) para encontrar a sua zona de conforto.
 

3. LEVAR UMA VIDA SEDENTÁRIA

 

Há muito poucas pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade que, na verdade, levem uma vida saudável e façam atividade física regular. A causalidade entre ter um estilo de vida sedentário e pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade é bastante clara. O sedentarismo e a ansiedade andam de mãos dadas.
 
Como a maioria das pessoas que sofre de ansiedade, você provavelmente não exercita o seu corpo adequadamente. Você provavelmente tem as suas razões: talvez você não tenha tempo, talvez você não tenha energia suficiente, talvez falte-lhe a força de vontade. Não tem problema. Você só precisa focar a sua atenção e vontade para iniciar algum tipo de atividade de baixa intensidade. Você não tem de progredir de rei do sofá para um atleta de elite.  
 

4. SER VÍTIMA DA ANSIEDADE

 

A ansiedade, provavelmente está a arruinar a sua vida e a fazer com que você sinta que está perdendo o controle. Em muitos casos de ansiedade a pessoa sente que a grande maioria das coisas à sua volta está a desmoronar-se, porque ela não consegue encontra maneira de lidar com o transtorno de ansiedade. Como tal, é muito fácil a pessoa começar a pensar como se fosse uma vítima da sua ansiedade. Bem, isso não é verdade.

Provavelmente, de forma mais ou menos consciente, você foi contribuindo para os seus estados ansiosos e angustiantes, fazendo algumas escolhas de estilos de vida errados. A minha intenção não é fazê-lo sentir-se culpado. Claramente, não. A razão pela qual abordei este assunto é para ajudá-lo a entender que tem sido sempre você que tem estado no controle da sua vida, e que adotar uma perspetiva de vítima em nada vai diminuir a sua ansiedade.

Se você sente-se perdido e sem esperança, então deve ponderar a possibilidade de fazer mudanças positivas na sua vida, e aumentar as chances de começar a obter resultados positivos. 
 

5. VOCÊ CONTRA O MUNDO

 

Quando se sofre de ansiedade, principalmente por períodos prolongados, tem-se uma tendência a antagonizar o mundo. É natural. Provavelmente você sente como se ninguém entendesse o seu sofrimento e fosse mal interpretado. Neste estado, vai-se criando a noção que é muito difícil manter o equilíbrio. Eventualmente você às vezes age de maneiras peculiares e as pessoas podem ser levadas a afastar-se de alguns dos seus comportamentos. Com a sua ansiedade a piorar, aumenta a probabilidade de ir afastando-se daquilo que lhe causa incômodo, pode até ir isolando-se dos outros, parecendo que tudo está a ficar estranho e assustador.

Bem, este é provavelmente o maior de todos os hábitos destrutivos de quem sofre de ansiedade. Se pouco a pouco você se for separando do mundo,  só porque sofre de ansiedade, certamente irá piorar as coisas. Você precisa de tomar medidas na direção oposta. Abra-se com a sua família e amigos de confiança. Participe num grupo de apoio, onde você pode compartilhar experiências com pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Procure um psicólogo, se você pode pagar. Faça o que fizer, certifique-se que abraça o mundo ao seu redor, em vez de afastar-se dele.
 

VOCÊ INSISTE EM ALIMENTAR A SUA ANSIEDADE?

 

Ocupe alguns minutos para refletir sobre estes cinco maus hábitos típicos de quem sofre de ansiedade, e seja honesto consigo mesmo. Verifique se você está propenso a esses padrões de comportamento negativos ou não. É importante que entenda que olhar de frente as questões abordadas anteriormente irá fornecer-lhe uma base segura para o tratamento da ansiedade, independentemente da sua opção de escolha.

As suas opções podem por vezes parecer limitadas, mas há realmente muito que pode fazer para manter a sua ansiedade sob controle. Pode ser necessário um esforço considerável e persistência, e pode ser importante implementar algumas mudanças de estilo de vida. Mas uma vez que você percebe o quão aparentemente ações não relacionadas estão de fato reforçando a sua ansiedade, você vai tomar consciência que é muito mais fácil de entender aquilo que está passando. Lidar com isso vai tornar-se um hábito. Fonte: Escola Psicologia

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster