Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Apneia Do Sono - Como Se Livrar Disso?

"Imaginar um longo dia de trabalho pela frente sem conseguir dormir adequadamente à noite é um problema muito comum"
 
Acontece que enquanto dormimos, o organismo realiza funções essenciais, com consequências diretas sobre a saúde, e essa dificuldade interfere de maneira significativa na qualidade de vida e está entre as principais causas de baixa produtividade.

Dentre os vários distúrbios do sono, a apneia é, sem dúvida, um dos mais comuns. A doença é mais frequente em homens e pode estar por trás do ronco, ao contrário do que muita gente pensa, roncar não é normal em nenhuma fase da vida. “Nem todo ronco está relacionado com a apneia, mas quem tem a doença com certeza ronca, por isso é importante procurar o especialista o quanto antes para aplicar o tratamento adequado” — otorrinolaringologia do Hospital CEMA.
 
Trata-se de um distúrbio obstrutivo do sono que resulta em pausas respiratórias, ronco e falta de oxigênio transitória no sangue (hipoxemia). Algo importante de se observar é que, muitas vezes, a “pista” para a apneia do sono não vem do ronco em si, principalmente se o indivíduo não tem um companheiro de cama. “Nestes casos, é preciso ficar atento para outros sintomas como: sonolência excessiva diurna, falta de concentração, mau humor e hipertensão arterial” —  neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
“O que provoca o ronco é a flacidez durante o sono de algumas estruturas como palato mole e úvula, composição óssea da face, pescoço, boca e sua abertura, que dificultam a passagem de ar, e aumento do tecido gorduroso visceral, principalmente no abdômen”.

O tratamento para a apneia consiste em perda de peso, cirurgias otorrinolaringológicas, uso de aparelhos intra-orais e o uso de máscaras com pressão contínua de oxigênio (CPAP). A cirurgia é indicada em situações específicas como crianças e adolescentes roncadores e com grandes adenoides/tonsilas, má formações crânio-faciais ou quando o tratamento com aparelho intra-oral ou CPAP não é tolerado ou não funciona.
 
O hospital ainda chama a atenção para a quantidade de doenças decorrentes da apneia obstrutiva do sono. “As pessoas que sofrem desse distúrbio podem desencadear doenças cardiovasculares, metabólicas, disfunções sexuais, alterações na memória. 93% dos apneicos têm pressão alta associada. E a redução da expectativa de vida também é significativa, de 10 a 15 anos”. Fonte: Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster