Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

ciências

Por Que Dormimos Mal Na Primeira Noite Em Um Local Diferente?

"Grande parte das pessoas sofrem ao dormir pela primeira vez em algum lugar, seja em hotel, casa de algum conhecido ou em uma nova residência. O sono não é relaxante e nem satisfatório nestas ocasiões"

Para compreender mais sobre esta situação cientistas estudaram o FNE (Fisrt Night Effect, em livre tradução, Efeitos da Primeira Noite). O estudo foi realizado pela Brown University, nos Estados Unidos, liderado por Yuka Sasaki.

Utilizando uma técnica avançada de neuroimagem para tirar pequenas “fotos” do cérebro no momento do sono, a equipe de cientistas construiu detalhadamente a atividade cerebral durante a primeira noite em um novo lugar de diversos voluntários.

Os pesquisadores notaram que durante a primeira noite de sono, o lado esquerdo do cérebro dos participantes estava significativamente menos adormecido do que o direito, ou seja, os dois hemisférios não estavam adormecidos de maneira equilibrada. Quanto maior a diferença entre os dois lados, maior é o tempo que uma pessoa leva para dormir.

Além disso, notaram que o hemisfério esquerdo era mais sensível aos sons externos durante o sono, de forma a não apenas produzir uma reação como resposta ao barulho, como também deixar a pessoa mais despertada.

Quando os cientistas repetiram os exames com os participantes na segunda noite de sono, verificaram que a sensibilidade aos sons no lado esquerdo do cérebro havia sumido.

Segundo os cientistas, não são apenas os seres humanos que apresentam esse “alerta cerebral”. Animais marinhos e alguns pássaros também. Esta pequena e leve onda de sono nos permite manter em alerta, para o caso de algum som estranho surgir e nós tivermos a possibilidade de responder ao perigo de maneira rápida. Fonte: Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster