Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Problemas De Pele Podem Ter Causas Hormonais

"Os hormônios são mensageiros químicos que controlam várias funções do nosso corpo, como crescimento, reprodução e metabolismo, até mesmo a fome e o estresse"
 
Os hormônios também exercem um grande influência na pele, e qualquer desequilíbrio hormonal pode ter um efeito dramático sobre a aparência dela. 

Por isso, entender como problemas hormonais podem se manifestar na pele podem ajudar você a discutir as possibilidades com o seu médico e ter mais conhecimento sobre o problema que você tiver.

A síndrome do ovário policístico, por exemplo, distúrbio hormonal que causa cistos nos ovários e é o mais comum entre mulheres em idade reprodutiva, tem entre os sintomas aumento da oleosidade da pele, aparecimento de manchas, principalmente nas axilas e atrás do pescoço, e de espinhas e cravos. Outros sintomas incluem queda de cabelos e crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço.

O diabetes é outro problema que pode dar os primeiros sinais na pele, com o aparecimentos de manchas escurecidas nas dobras do pescoço, no antebraço, axilas e cotovelos. Estes sinais podem indicar resistência à insulina e, na maioria dos casos, aparecem em pessoas que estão muito acima do peso.

Já o ressecamento da pele é um dos sinais do hipotireoidismo, que é a queda na produção dos hormônios produzidos pela tireoide. O problema também pode causar inchaço, principalmente na pele da região dos olhos, e deixar as unhas mais frágeis e escamosas. Outros sintomas incluem fraqueza, ganho de peso e maior sensibilidade ao frio.

Como os hormônios afetam a pele em diferentes períodos

A maioria das gestantes tem estrias na barriga, que também podem aparecer nos seios, quadris e nádegas. As mudança nos níveis hormonais durante a gravidez podem ter outros efeitos sobre a pele, como manchas castanhas ou amareladas no rosto ou uma linha escura no abdômen inferior, mas geralmente desaparecem após o parto.

A menopausa também modifica a pele feminina por conta da queda dos hormônios, tornando-a mais ressecada e mais propensa ao aparecimento de espinhas. No período, também pode haver perda de cabelo e crescimento de pelos em locais indesejados.

Alguns tratamentos médicos podem ajudar você a prevenir ou diminuir esses problemas. Se notar qualquer anormalidade na sua pele, procure um clínico geral. Se for o caso, ele indicará o especialista mais adequado para tratar de você. Fonte: GNDI

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster