Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Cálculo Renal - 7 Sintomas Que Indicam que Você Possa Ter

"O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins, incide mais em homens que mulheres, mas ninguém está livre de tê-lo, nem mesmo crianças"
 
Veja os sintomas, como prevenir e tratar:

Conhecido por sua dor intensa, o cálculo renal afeta por volta de 10% da população, em sua maioria do sexo masculino. Temível por todos, alguns cuidados podem amenizar os processos dolorosos e até diminuir a incidência das pedras nos rins.

Formadas preferencialmente pelo aglutinamento de cálcio, oxalatos e ácido úrico, essas pedras podem ficar presas no canal urinário causando dor, inflamação e infecção. Predisposição genética, idade, hábitos alimentares e outras doenças tornam algumas pessoas mais suscetíveis a este problema.
 

Sintomas

 

  • Dores intensas nas costas que podem envolver toda a região abdominal variando na intensidade.
  • Dor ao urinar.
  • Coloração escura da urina.
  • Urina com sangue
  • Vontade constante de urinar.
  • Náusea e vômitos.
  • Febre e calafrios também podem ser sintomas de cálculo renal.

Tratamento

 

O especialista descobrirá o tipo e tamanho do cálculo e informará qual o melhor tratamento. Normalmente as pedras são pequenas e a ingestão de muita água é recomendada para sua eliminação natural. Pode ser necessária a administração de medicamentos para dor, e caso haja uma infecção ou inflamação, para o combate destas.

Há casos de pedras muito grandes onde intervenções externas serão necessárias para retirada. Há diversos tipos de soluções e o profissional saberá o melhor a ser realizado.
 

Prevenção

 
 
O melhor sempre é evitar o problema. Algumas dicas preciosas para quem acredita que corre o risco de enfrentar esta situação ou para quem já teve um episódio de cálculo renal:
 

1. A hidratação

 

Está no topo da lista e é fundamental, especialmente no verão. O recomendado é pelo menos dois litros de água por dia dividida em várias ingestões. Quando isso é feito as pedras são constantemente diluídas e eliminadas de forma natural e tranquila.
 

2. Evite a ingestão de álcool

 
Especialmente as bebidas fermentadas como a cerveja. Elas causam uma elevação do ácido úrico e desidratam o organismo facilitando a formação das pedras nos rins.
 

3. Não consuma tanto sal

 

 
Na alimentação também ajuda a evitar a formação das pedras. O sódio em grande quantidade pode aumentar a produção do cálcio, fósforo, oxalatos e ácido úrico, elementos principais dos cálculos. A leitura de rótulos de produtos industrializados, inclusive produtos doces, ajudará a saber a quantidade de sódio e o que evitar.
 
 

4. Preste atenção a alguns alimentos

 
A moderação em alimentos fontes de proteína e cálcio como carnes e derivados de leite é recomendada aos que desenvolvem pedras formadas por este nutriente. O exagero nunca é bom em nenhuma situação. A falta de cálcio no organismo também não é recomendada nunca. Deve existir um equilíbrio saudável.
 

5. Gravidades

 

Se a pedra for maior que 6 milímetros haverá uma intervenção exterior para sua retirada. É possível ver seu tamanho através de exames de ultrassonografia. Além disso, o cálculo renal às vezes pode ser apenas o sintoma de uma doença mais grave. Muito importante contar com o apoio e profissionalismo de um especialista.

Alimentação e hidratação equilibradas manterão seus rins saudáveis, além de evitar maiores problemas com dores e incômodos causados pelos cálculos renais. Fonte: Família / YouTube

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster