Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Diabetes - 10 Sinais Que Não Podemos Ignorar

"Embora possam ser relacionados a outras doenças ou circunstâncias, devemos levar em conta estes sintomas se os mesmos surgirem em conjunto, já que poderiam estar indicando um caso de diabetes"

O diabetes é uma das doenças classificadas como “assassinos silenciosos” porque se desenvolve sem sintomas contundentes que facilitem o diagnóstico.

Ela faz parte do grupo de doenças metabólicas e se caracteriza pelo aumento nos níveis de glicose no sangue.

Como consequência, reduz-se a qualidade de vida e aumenta o risco de danos cardiovasculares e neurológicos.

O mais preocupante é que muitos dos indivíduos que sofrem com ela ignoram os sinais de alerta, já que eles tendem a se confundir com as de outras doenças mais comuns.

De fato, estima-se que um de cada três afetados nem sequer saiba que tem a doença, o que aumenta o risco de complicações perigosas.

Devido a isso, é importante conhecer quais são as suas primeiras manifestações e em que momento é conveniente consultar um médico para fazer os exames pertinentes.

Levando em conta que muitos desconhecem esta informação, a seguir queremos revelar seus 10 sinais principais:
 

Possíveis sintomas da diabetes:

 

1. Necessidade frequente de urinar

 

A micção frequente pode surgir por uma infecção do sistema urinário ou pelo consumo excessivo de líquidos.
No entanto, se estas não forem as causas e aumentar a necessidade de esvaziar a bexiga, este pode ser um indício de diabetes.

Isso se deve ao fato de que os rins começam a trabalhar mais para se desfazerem do excesso de açúcar através da urina.
 

2. Sensação de sede 

 

Este sintoma tem uma relação com o efeito anterior. Como o organismo perde uma quantidade maior de líquido, os sistemas tratam de trabalhar em sua reposição e manifestam isso com a contínua sensação de sede.
 

3. Desejo insaciável de comer

 

 
A ansiedade pela comida pode surgir devido aos dois extremos dos níveis de glicose no sangue: a hipoglicemia e a hiperglicemia.

Isso se deve ao fato de que as células não obtêm a quantidade adequada de açúcar, por isso enviam sinais ao cérebro.
 
 

4. Boca seca

 

O excesso de ressecamento da boca é desagradável e pode ocultar problemas de saúde graves. Este não apenas é um sinal de desidratação, mas também pode estar alertando a respeito da diabetes tipo 2.

A alteração da pele cria um cultivo para as bactérias e aumenta o risco de problemas nas gengivas e nos dentes.
 

5. Fadiga

 

O cansaço excessivo ou fadiga crônica é um sintoma que não deve ser ignorado sob nenhuma circunstância.

Embora seja normal senti-la após realizar algum esforço físico exagerado, ela pode surgir quando o corpo tenta compensar a falta de glicose nas células.

Isso se agrava um pouco mais quando a urgência de urinar interrompe as noites de sono e nos impede de dormir adequadamente.
 

6. Problemas de visão

 

Os olhos são um dos órgãos que mais sofrem as consequências da diabetes. O açúcar alto faz com que a visão fique mais borrada.

Em alguns casos surgem alguns incômodos flashes de luz e a visão fica distorcida.

O pior é que, se não controlarmos a diabetes, isso pode causar a perda total da visão ou o desenvolvimento de doenças irreversíveis.
 

7. Infecções

 

Dado que as bactérias, vírus e fungos têm mais capacidade de crescer em ambientes com altos índices de glicose, as infecções começam a ser mais comuns.

A cândida vaginal, os fungos cutâneos e as infecções bacterianas do trato urinário são sintomas comuns dos pacientes com diabetes.
 
 

8. Dormência e formigamento das extremidades

 

Este sintoma surge pelo dano nos nervos que está estreitamente relacionado com a diabetes.

Ambos podem ocorrer de forma recorrente e são acompanhados por uma sensação de dor e inflamação. Se o problema não for controlado a tempo, o dano nos nervos pode ser permanente e causar transtornos mais graves.
 

9. Perda ou ganho de peso sem explicação

 

A perda ou o ganho de peso inexplicáveis podem surgir pela incapacidade de utilizar a insulina por causa da diabetes.

Como ela impede que os níveis de glicose adequados cheguem até as células, o corpo começa a utilizar as proteínas dos músculos para obter energia.

Em outros extremos, gera uma reação contrária, aumentando o desejo de comer alimentos açucarados e causando o ganho de peso.
 

10. Dificuldade de cicatrização

 

Os danos causados nos vasos sanguíneos dificultam que ocorra um processo adequado de cicatrização e alívio de pequenas lesões e cortes.

O excesso de açúcar danifica as veias e as artérias, por isso diminui a sua capacidade de transportar o sangue até as células que reparam estas alterações.

Além de levar em conta os sinais de alerta citados, é importante lembrar que a diabetes tipo 2 pode ser prevenida por meio de um estilo de vida saudável.

Neste sentido, é conveniente evitar o excesso de peso, o cigarro, o sedentarismo e as dietas baseadas em gorduras saturadas, açúcares e alimentos processados. Fonte: Melhor Com Saúde

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster