Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Veja Como o Osso Fraturado Se Regenera No Corpo Humano

"Você sabia que, aproximadamente, em até duas semanas, o calo formado por tecido fibroso e cartilaginoso consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso? Os ossos apresentam uma grande capacidade de cicatrização"  

 

1. Soa o alarme
 
 
 
 
Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.


2. Limpeza da área
 
 
O suprimento de sangue aumenta, permitindo que as células mortas da região sejam absorvidas. O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole.

3. Vai que cola
 
 
 
 
O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro. Uma saliência pode aparecer bem naquela região.
 
 
 

4. Novo em folha
 
 
 
 
Aos poucos, o organismo remodela o osso imaturo, fortificando-o. As saliências desaparecem e a estrutura volta a ter praticamente o mesmo formato de antes, com a medula óssea já formada lá dentro.

Socorro ósseo

 

Gesso
 
 
 
É indicado para as fraturas simples, quando as partes quebradas continuam alinhadas. Nos membros inferiores, pode ser substituído por uma bota imobilizadora.
 
 
 

Cirurgia
 
 
O bisturi é a melhor opção se a fratura for exposta, se as partes fraturadas estiverem desalinhadas ou nos casos que demoram tempo demais para o osso consolidar.

Fixador externo
 
 
 
É empregado geralmente quando o osso partiu-se em vários pedaços. Os pinos presos a uma estrutura externa ajudam a estabilizá-lo e a grudar mais facilmente.


O papel da fisioterapia

Fortalece a musculatura da região, que fica mais fragilizada durante esse período. Ajuda a reabilitar as articulações e a capacidade funcional dos membros acometidos. Se a fratura ocorreu nas pernas ou nos pés, treina a marcha para restabelecer a locomoção. Eles também podem se romper ou lesionar numa pancada ou torção.

Tendões
 
São eles que conectam os músculos aos ossos. Ao ser danificados, passam por uma inflamação e remodelação. Às vezes, é preciso reconstituí-los via cirurgia.

Ligamentos
 
Eles unem osso com osso. São parecidos com os tendões na sua composição. A regeneração envolve a formação de novas fibras. Rupturas podem cobrar cirurgia.
Fonte: super.abril.com.br

Assista este vídeo com o relato de um especialista no assunto e se surpreenda pelo tamanho milagre que se passa no organismo humano para regenerar ossos fraturados:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster