Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Argiria - Doença Que Causa Mudança Na Cor Da Pele

"A argiria (do grego argyros (prata) + ia), também chamada “doença azul” (não confundir com a cianose, que às vezes é também chamada assim), é uma condição rara em que a pele, partes dela ou alguns órgãos adquirem uma coloração azul-acinzentada"
 
A maioria dos autores considera a argiria como um problema cosmético, de consequências apenas estéticas, e não uma doença.

Quais são as causas da argiria?

A causa da argiria é a exposição da pele à prata ou a compostos de prata absorvidos por via oral, inalatória ou pela própria pele, durante um longo período de tempo e pode incluir indivíduos que trabalham na indústria de transformação de prata ou em minas do metal; indivíduos que usam medicamentos que contêm compostos de prata; obturação dentária de prata; uso de pulverizadores nasais que contenham sais de prata e tatuagens com tintas contendo sais de prata.

Quais são os principais sinais e sintomas da argiria?

O contato prolongado e contínuo com o metal pode ocasionar grandes malefícios ao organismo. O principal sintoma da argiria é que a pele, na sua totalidade ou de modo apenas regional e alguns órgãos ficam permanentemente azul-acinzentados. Antes da era dos antibióticos, os sais de prata em soluções coloidais eram muito usados para combater as bactérias, vírus e fungos e causavam a argiria com maior frequência. É possível que haja dores na pele, em razão de erupções, infecções, pruridos, acne e outros problemas locais, além de vários problemas psicológicos.

Como o médico diagnostica a argiria?

Tudo começa com a constatação da coloração azul da pele. A história clínica do paciente ajuda a esclarecer a causa do fenômeno. As manchas azuis podem ser examinadas sob radiação fluorescente. A biópsia da pele também pode ser feita.

Como o médico trata a argiria?

Praticamente inexiste uma cura eficaz para a argiria e o tratamento basicamente se concentra em medidas preventivas ou para não deixar essa condição progredir. É importante evitar o contato desprotegido com a prata ou interrompê-lo caso ele venha acontecendo. Alguns tratamentos, como os cremes de hidroquinona e cirurgia a laser vêm sendo tentadas com o objetivo de descolorir a pele, mas seus resultados são incertos. Fonte: abc.med.br
 
Assista o vídeo sobre o assunto traduzido para o espanhol:


Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster