Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Bursite - Inflamação Nas Articulações Ósseas

"Existem várias causas para o aparecimento desta inflamação"
 
Entre elas, podemos citar os esforços repetitivos, lesões nas articulações, por traumatismo ou esforço, infecções, artrite (inflamação generalizada nas articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico nas articulações)"

Com o enfraquecimento muscular que ocorre nos idosos, esta doença é mais comum na terceira idade, mas pode afetar pessoas em qualquer fase da vida, principalmente os trabalhadores braçais, que fazem muito esforço e esforços repetitivos (uma das principais causas da doença).

Alguns Sintomas

 
Os principais sintomas são: dores agudas no local, inchaços (edemas) na articulação afetada e, em alguns casos, restrição nos movimentos. O quadro é bastante severo e pode imobilizar uma articulação, trazendo bastante desconforto ao paciente.

O médico deverá fazer exames específicos para identificar a doença e seu estágio de evolução. Estes exames podem ser o tradicional RX e um exame físico detalhado na articulação, para excluir outros quadros possíveis que não sejam a bursite.

Qualquer dor aguda em qualquer parte do corpo deve ser analisada e profundamente investigada por um profissional competente, portanto, se você sente dores nas articulações, coluna ou outra região, deve procurar um médico imediatamente e evitar esforço no local afetado.
 

Evolução da doença

 

A inflamação bursite surge gradualmente, inicialmente com alguma dor que pode até ser controlada com analgésicos e relaxantes musculares, evoluindo depois para uma dor aguda forte e restrição de movimento, acompanhadas em alguns casos de inchaço visível na articulação afetada.

A bursite pode ser aguda ou crônica. No caso de bursite aguda, existe apenas uma articulação afetada e a doença está em estágio inicial.

No caso da crônica, várias articulações desenvolvem a inflamação também e o agente causador (uma artrite ou até uma doença chamada gota) devem ser identificados e controlados para que as inflamações possam ser tratadas sem reincidência.
 

Um pouco sobre o Tratamento

 

O tratamento da bursite aguda geralmente consiste em imobilização ou diminuição completa do esforço no local afetado, aplicação de compressas com gelo, administração de medicamentos (analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios) e, em casos graves, injeção de medicamentos no local.

Em casos muito evoluídos, uma cirurgia para retirar a bursa pode ser necessária. Este procedimento garante a recuperação total da articulação, mas o acompanhamento de um fisioterapeuta será necessário na recuperação.

Quando há um quadro infeccioso causando a bursite, são administrados antibióticos e, em alguns casos, a bursa infeccionada deve ser drenada por um procedimento cirúrgico. Este processo também não é nem um pouco invasivo e tende a resolver o problema.

Em bursites crônicas, o tratamento deve ser combinado em duas fases. A primeira deve consistir em localizar o agente causador da doença e controlá-lo. A segunda fase é semelhante ao tratamento da bursite aguda, com procedimentos e ações diretamente no local afetado.

Em ambos os casos, a fisioterapia pode ser necessária e é muito benéfica para evitar a repetição do quadro e reeducar a postura corporal. Este trabalho fortalecerá os tendões, os músculos e outras partes da articulação, fazendo com que os movimentos do paciente deixem de sobrecarregar a bursa.

Práticas como exercícios físicos regulares, boa postura corporal, alongamento sempre antes e depois de exercícios e paradas frequentes na realização de movimentos repetitivos ajudam a evitar lesões que podem levar à bursite.

Em trabalhadores que fazem esforços repetitivos, é importante a prática de ginástica laboral, muitas vezes ministrada na própria empresa por um fisioterapeuta especializado.

Um médico é sempre a pessoa mais indicada para orientar o paciente e tratar esta ou qualquer inflamação que possa surgir.

É importante procurar um profissional em caso de dor aguda ou desconforto em qualquer parte do corpo, para que ele possa identificar com precisão o quadro e o tratamento que é necessário. A bursite, como muitas outras doenças, é de mais fácil tratamento quando identificada no início. Fonte: saudemedicina.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster