Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Miastenia Gravis - Doença Da Fraqueza Muscular

"A principal característica da miastenia gravis é a fraqueza muscular decorrente de distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados na placa existente entre os nervos e os músculos"
 
Isso interfere na transmissão do impulso nervoso e provoca o enfraquecimento dos músculos estriados esqueléticos.

A doença pode manifestar-se em qualquer idade, mas acomete mais as mulheres do que os homens, entre 20 e 35 anos. Depois dos 60 anos, essa relação se inverte.

Há duas formas de miastenia: a autoimune, ou adquirida, e a congênita. Na autoimune, a resposta imunológica se volta contra os componentes da placa motora responsável pela transmissão do estímulo nervoso que faz o músculo contrair. Na congênita, os anticorpos produzidos pela mãe passam pela placenta e atingem o feto.

Não se conhecem as causas da miastenia gravis. Em alguns pacientes, há relação entre a doença e tumores do timo, uma glândula ligada ao sistema imunológico e que produz anticorpos.

Sintomas

* Fadiga extrema;
* Fraqueza muscular;
* Dificuldade para mastigar e engolir;
* Falta de ar;
* Voz anasalada;
* Pálpebras caídas (ptose palpebral);
* Visão dupla (diplopia).

Em geral, os sintomas variam de intensidade no decorrer de um mesmo dia e pioram com esforço físico, agitação, infecções e altas temperaturas.

Diagnóstico

O diagnóstico clínico fundamenta-se na história do paciente e é complementado pelo exame de eletroneuromiografia com estimulação nervosa repetitiva e pela dosagem dos anticorpos contra os receptores da acetilcolina.

O uso de uma injeção de prostigmina, substância que ajuda a recuperar a força muscular por algum tempo, pode ser útil para confirmar a suspeita da enfermidade.

Tratamento
Ainda não existe cura para a miastenia gravis, mas existem medicamentos que favorecem a permanência da acetilcolina na junção neuromuscular e outros que reduzem a produção de anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Os cortiscosteroides e os imunossupressores são também recursos farmacológicos utilizados no tratamento dessa moléstia.

A plasmaferese (troca de plasma) tem-se mostrado útil em alguns casos, mas apresenta o inconveniente de produzir efeitos de curta duração.

Os resultados da retirada do timo são discutíveis.

Recomendações
 
* Portador de miastenia pode levar vida praticamente normal, desde que respeite algumas limitações e tome os remédios nas doses indicadas;
* Dirigir automóveis, especialmente à noite, é uma atividade não recomendada para esses pacientes;
* Situações críticas de fraqueza muscular com comprometimento respiratório exigem internação hospitalar imediata;
* Nos grandes centros, há hospitais públicos que oferecem tratamento de qualidade para a miastenia. Fonte: drauziovarella.com.br

Este vídeo acadêmico sobre a miastenia gravis vai fazer você entender por completo a complexidade da doença:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster