Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Conheça 7 Complicações Graves Causadas Pela Hipertensão

"Mesmo que em suas primeiras fases não apresenta sintomas notáveis, a hipertensão pode afetar de maneria negativa órgãos principais como o coração, os rins e inclusive os olhos"

A pressão arterial alta ou hipertensão é um transtorno cardiovascular que se desenvolve quando existem dificuldades no transporte do fluxo sanguíneo do corpo, seja por um estreitamento das artérias ou algum tipo de obstrução. Conforme o problema aparece, o coração tem que duplicar seus esforços para bombear sangue através de espaços mais reduzidos, o que faz com que a pressão aumente.

Alguns a catalogam como o “assassino silencioso”, dado que em suas etapas iniciais é assintomático e muitas pessoas ignoram que estão com o problema até sofrerem consequências mais graves. Mesmo que no começo não gere danos maiores, com o passar do tempo causa mudanças a outros sistemas do corpo, e pode derivar em graves doenças. A seguir queremos compartilhar em detalhe 8 complicações que podem aparecer quando não se trata a hipertensão arterial.
 

1. Ataque do coração

 

 
O ataque do coração é uma das doenças graves relacionadas à pressão arterial alta descontrolada. Esta condição, que pode chegar a ser mortal, acontece porque as artérias se endurecem e se estreitam, o que afeta o transporte do fluxo sanguíneo.

 

 

2. Acidente cerebrovascular

 

Os acidentes cerebrovasculares podem ocorrer quando o fluxo de sangue está restringido em um dos pontos que permitem sua passagem até o cérebro. Dado que a pressão afeta de forma direta a circulação do sangue para este órgão principal, os pacientes com hipertensão têm muitas chances de desenvolver esta patologia.
 

3. Insuficiência cardíaca

 

A insuficiência cardíaca está relacionada com o super esforço que o coração tem que fazer para bombear o sangue através de artérias duras e estreitas. Na verdade, esta condição é uma das causas principais de morte entre aqueles com hipertensão arterial, dado que afeta de forma direta o músculo cardíaco. Entre seus sintomas também cabe destacar:
  • Dificuldades para respirar
  • Inflamação das extremidades
  • Distensão abdominal
  • Problemas para dormir
  • Incontinência urinária
  • Fadiga ou sensação de fraqueza

 

4. Diabetes

 

Diferentemente de outros transtornos causados pelos descontroles da pressão arterial, a diabetes pode ser o resultado ou sua causa. Os descontroles nos níveis de açúcar no sangue podem afetar o fluxo sanguíneo e a saúde arterial, e interromper a passagem correta do sangue até o coração.

No entanto, a pressão causada por outros fatores pode afetar tanto o sangue, que chega a reduzir a capacidade para utilizar os açúcares como fonte de energia. Com frequência, a diabetes se agrava nos pacientes com hipertensão devido ao fato da pressão afetar o metabolismo, a função do pâncreas e dos rins.
 

5. Aterosclerose

 

 
 
A aterosclerose é uma condição que surge quando a pressão arterial alta permanece sem nenhum tipo de tratamento significativo. Isso leva a um endurecimento das artérias, o qual pode ocasionar bloqueios e transtornos perigosos como a doença coronária.
 
 
 
 
 

6. Doenças nos rins


Os rins, órgãos que estão localizados no lado da coluna, são feitos para filtrar os produtos de resíduo do sangue, regular os eletrólitos e expulsar o excesso de líquidos através da urina. A hipertensão afeta de forma direta suas funções, restringindo o fluxo sanguíneo que lhe permite trabalhar em boas condições.

Com o passar do tempo, é gerado um forte deterioração da saúde renal. Se reduz a oxigenação e a passagem dos nutrientes até estes órgãos. Além disso, as artérias periféricas podem ficar mais estreitas, limitando sua capacidade para eliminar os resíduos e gerando insuficiência e danos irreversíveis.
 

7. Doenças nos olhos

 

Muitos não imaginam o qual nociva é a pressão arterial alta para a saúde visual. As restrições no fluxo sanguíneo em qualquer das partes do corpo podem conduzir a danos nos vasos da retina. Os pacientes diagnosticados com hipertensão costumam desenvolver doenças visuais de forma gradual. Elas começam com sintomas comuns como a inflamação, a visão embaçada ou a perda de acuidade.

Contudo, alguns dos fármacos utilizados para o controle desta doença podem ter um efeito notável na redução dos sintomas de doenças como a retinopatia hipertensiva. As revisões médicas regulares e os exames pertinentes são fundamentais. É primordial prestar muita atenção, especialmente quando começam a aparecer dificuldades em outros sistemas do corpo. Cuidado! Fonte: melhorcomsaude.com 
 
Veja o vídeo a seguir confirmando os estragos feitos pela hipertensão:


Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster