Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Gangrena - Doença Fatal Causada Por Infecção Ou Isquemia

"A gangrena é uma condição séria, potencialmente fatal, que acontece quando uma considerável quantidade de massa de tecido corporal morre (necrose). Isso pode ocorrer depois de uma lesão ou infecção, ou em pessoas sofrendo de qualquer problema de saúde crônico que afeta a circulação sanguínea"
 
A causa primária da gangrena é a redução no suprimento de sangue aos tecidos afetados, o que resulta na morte das células. Diabetes e fumo aumentam o risco de sofrer gangrena.
 
Causas da gangrena
 
A gangrena é causada por infecção ou isquemia, como pela bactéria Clostridium perfringens, ou por trombose (vasos sanguíneos bloqueados). Ela geralmente é decorrente de suprimento sanguíneo criticamente insuficiente (doença vascular periférica) e está frequentemente associada com diabetes e fumo.Tipos de gangrena


 
Há tipos diferentes de gangrena, como sintomas peculiares: seca, úmida e gasosa.
 


Gangrena seca e seus sintomas

A gangrena seca começa na parte distal do membro devido a isquemia, e frequentemente ocorre nos pés e dedos dos pés em pacientes idosos em decorrência de arteriosclerose. Gangrena seca se espalha lentamente até alcançar o ponto no qual o suprimento de sangue é inadequado para manter o tecido viável. A parte afetada fica seca e enegrecida, parecendo carne mumificada. O tecido com gangrena seca eventualmente pode se desprender do corpo se não for removido cirurgicamente

Se o fluxo de sangue for interrompido por outra razão que não seja infecção bacteriana, o resultado é um caso de gangrena seca. Pessoas com fluxo sanguíneo periférico prejudicado, como as com diabetes, têm maior risco de desenvolver gangrena seca.

Os primeiros sinais e sintomas de gangrena seca são dor obtusa e sensação de frio na área afetada, assim como palidez na região. Se diagnosticado cedo, o processo pode algumas vezes ser revertido por cirurgia vascular. Porém, se houver necrose, o tecido afetado deve ser removido.
Gangrena úmida e seus sintomas

A gangrena úmida ocorre primariamente em órgãos e tecidos úmidos. Na gangrena úmida o tecido é infectado por microorganismos que o fazem inchar e emitir odor fétido. A gangrena úmida geralmente se desenvolve rapidamente devido ao bloqueio de fluxo sanguíneo venoso e/ou arterial. A parte afetada é saturada com sangue estagnado, o que promove o crescimento rápido de bactérias. Os produtos tóxicos produzidos pelas bactérias são absorvidos, podendo causar manifestação sistêmica de septicemia e finalmente a morte. A parte afetada fica edematosa, macia, pútrida e escura.
 
Gangrena gasosa e seus sintomas

A gangrena gasosa é uma infecção bacteriana que produz gás dentro dos tecidos. Ela é uma forma mortal de gangrena que geralmente é causada pela bactéria Clostridium perfringens. A infecção se espalha rapidamente à medida que os gases produzidos pela bactéria se expandem e infiltram no tecido saudável ao redor. Por causa da capacidade de se espalhar rapidamente para os tecidos ao redor, gangrena gasosa deve ser tratada como uma emergência médica. A bactéria causadora da gangrena gasosa é encontrada no solo e pode entrar no músculo da pessoa através de ferida. Gangrena gasosa pode causar necrose, produção de gás e sepse. A progressão para toxemia e choque é freqüentemente muito rápida.

Tratamento para gangrena

As opções de tratamento incluem remoção cirúrgica (em casos severos amputação) dos tecidos afetados, antibióticos, cirurgia vascular, terapia maggot (com larvas) e terapia com oxigênio hiperbárico. A gangrena é mais comum nas extremidades inferiores do corpo. O melhor tratamento para gangrena é a revascularização (restauração do fluxo sanguíneo) ao órgão afetado, o que pode reverter alguns dos efeitos da necrose e permitir recuperação. O método de tratamento é em geral determinado dependendo da localização dos tecidos afetados e da extensão da perda de tecidos. Fonte:  copacabanarunners.net

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster