Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Gravidez Ectópica - Óvulo Fertilizado Fora Do Útero

"A gravidez ectópica é a ligação (implantação) de um óvulo fertilizado em um local anormal"
 
  • As mulheres podem ter dor abdominal e sangramento vaginal.
  • A ultrassonografia é feita, principalmente, para determinar a localização do feto.
  • Normalmente, a cirurgia é feita para remover o feto e a placenta, mas, por vezes, é utilizada uma dose única de metotrexato para interromper a gravidez ectópica.
 
Normalmente, um óvulo é fertilizado na trompa de Falópio (tuba uterina) e se implanta no útero. No entanto, se o tubo estiver estreitado ou bloqueado, o óvulo fertilizado pode nunca chegar ao útero. Às vezes, o óvulo fertilizado então é implantado em tecidos fora do útero, resultando em uma gravidez ectópica. A gravidez ectópica geralmente se desenvolve em uma das trompas de Falópio (como uma gravidez tubária), mas pode desenvolver-se em outros locais.

Um feto de uma gravidez ectópica, por vezes, sobrevive por várias semanas. No entanto, como os tecidos fora do útero não podem proporcionar o fornecimento de sangue e o suporte necessário, em última análise, o feto não sobrevive. A estrutura que contém o feto normalmente rompe após cerca de 6 a 16 semanas, muito antes de o feto estar pronto para nascer. Quando uma gravidez ectópica se rompe, o sangramento pode ser grave e até mesmo fatal. Quanto mais tarde as estruturas rompem, pior é a perda de sangue e tanto maior o risco de morte. Uma entre 200 gestações é uma gravidez ectópica.
 
Fatores de risco para uma gravidez ectópica incluem:
 
  • Uma doença das trompas de Falópio
  • Doença inflamatória pélvica anterior
  • Uma gravidez ectópica anterior
  • Um procedimento cirúrgico anterior, tais como um aborto ou uma laqueadura tubária (um procedimento de esterilização)
  • O uso atual de um DIU

 

Gravidez ectópica: Uma gravidez deslocada

 
Normalmente, um óvulo é fertilizado na trompa de Falópio (tuba uterina) e se implanta no útero. No entanto, se o tubo é estreitado ou bloqueado, o óvulo pode mover-se lentamente ou ficar preso. O óvulo fertilizado pode nunca atingir o útero, resultando em uma gravidez ectópica.

Uma gravidez ectópica pode estar localizada em diversos lugares, como na trompa de Falópio, no ovário, colo uterino e abdômen.

Sintomas

 

Os sintomas incluem o sangramento ou escape vaginal cólicas ou dores no abdômen inferior, ou ambos. Algumas mulheres não apresentam os sintomas até que a estrutura que contém gravidez ectópica se rompa. Se a estrutura se romper, a mulher normalmente sente uma dor forte e constante no abdômen inferior. Se a mulher tiver uma perda significativa de sangue, ela pode desmaiar, transpirar ou ter tontura. Estes sintomas podem indicar que ela perdeu muito sangue e que ela apresenta uma pressão arterial baixa perigosa (choque).
 

Diagnóstico

 
Os médicos suspeitam de uma gravidez ectópica em mulheres que estão em idade fértil e que apresentam dor abdominal inferior ou sangramento vaginal, desmaiam ou entram em choque. Em tais mulheres,é feito um teste de gravidez. Se o teste de gravidez der positivo, uma ultrassonografia é feita inserindo uma sonda na vagina. Se a ultrassonografia detecta um feto em um local diferente do seu lugar habitual no útero, o diagnóstico é confirmado. Se a ultrassonografia não detectar um feto em nenhum lugar, a gravidez ectópica ainda é possível ou a gestação pode ser no útero, mas pode ser tão recente que não é visualizada. Os médicos fazem exames de sangue para medir um hormônio produzido pela placenta no início da gravidez, denominado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este exame pode ajudar os médicos a determinar se a gestação é muito precoce para o feto ser visível no útero ou se é uma gravidez ectópica.

Se for necessário confirmar o diagnóstico, os médicos podem usar um tubo com feixes de fibra ótica, denominado laparoscópio, inserido através de uma pequena incisão logo abaixo do umbigo. Esse procedimento os permite visualizar uma gravidez ectópica diretamente.
 

Tratamento

 

Uma gravidez ectópica deve ser encerrada tão breve quanto possível para salvar a vida da mulher. Na maioria das mulheres, o feto e a placenta devem ser removidos cirurgicamente, normalmente com um laparoscópio, mas às vezes através de uma grande incisão no abdômen (em um procedimento denominado laparotomia). Durante a cirurgia, os médicos podem remover inteiramente a trompa de Falópio, contendo o feto e a placenta. Ou eles podem abrir o canal, remover o feto e a placenta e deixar a trompa de Falópio no lugar sem costurá-la. No entanto, deixar a trompa de Falópio no local aumenta o risco de futuras gravidezes ectópicas. Raramente, o útero está tão danificado que torna necessária uma histerectomia.

Frequentemente, o medicamento metotrexato, aplicado como injeção, pode ser usado em vez de uma cirurgia. O medicamento provoca a diminuição e o desaparecimento da gravidez ectópica. Ocasionalmente, a cirurgia é necessária além do metotrexato. Fonte: msdmanuals.com 
 
No vídeo a seguir você verá as explicações médicas sobre a gravidez ectópica

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster