Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Nódulos De Tireoide - Massa De Tecido Na Região Do Pescoço

"Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são muito comuns"
 
Entenda como são diagnosticados, tratados e o que fazer quando um nódulo for localizado.

O que é a glândula tireoide?
 
A glândula tireoide é uma estrutura em forma de borboleta localizada na frente de seu pescoço, logo abaixo de suas cordas vocais. Ela produz dois hormônios, a triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que ajudam a regular o seu metabolismo, que é o processo de como o seu corpo usa e armazena energia.

Você sabia que ...?
 
Você pode não estar ciente de que tem um nódulo de tireoide, mas pode observá-lo se ele começar a crescer, principalmente quando ele fica visível.

O que são nódulos da tireoide e quem está em risco de tê-los?

Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são muito comuns. As chances de desenvolver nódulos aumenta à medida que você envelhece. Embora os sintomas não sejam comuns, um nódulo grande pode, às vezes, causar dor, rouquidão ou atrapalhar a engolir ou respirar.

Os médicos se preocupam com nódulos da tireoide porque eles podem às vezes ser cancerígenos. O câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens (8 em cada 100) e em 4% dos nódulos em mulheres. Assim, cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos (não cancerosos).

A causa da maioria dos nódulos benignos não é conhecida, mas eles são, muitas vezes, encontrados em membros de uma mesma família. Em âmbito mundial, a deficiência de iodo na dieta é uma causa muito comum de nódulos.

Como os nódulos de tireoide são diagnosticados?
 
A maioria dos nódulos da tireoide são encontrados durante um exame físico de rotina.
Depois de um nódulo ser encontrado, o médico realizará testes de laboratório para saber se o nódulo é hiperfuncionante (produtor de muito hormônio tireoideano, chamado de "nódulo quente") ou hipofuncionate (não produtor de hormônio tireoideano, chamado de "nódulo frio").

No entanto, esses testes não são suficientes para descartar um câncer de tireoide. Para reunir mais informações sobre o nódulo, o médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames:
 
  • Bópsia aspirativa por agulha fina: usa-se uma agulha fina para remover células ou amostras de fluido do nódulo. Este teste é muito preciso para a identificação de nódulos cancerosos ou "suspeitos".
  • Ultrassonografia da tireoide: é realizada para obter um retrato exato da tireoide e ver se o nódulo é sólido ou preenchido com fluido (cisto). Embora esse exame não possa dizer se o nódulo é canceroso, é muito útil para guiar uma agulha usada para aspirar as células do nódulo. Este procedimento é chamado de "punção aspirativa guiada por agulha fina".
  • Cintilografia de tireoide: utiliza uma pequena quantidade de iodo radioativo e uma câmera especial para obter uma imagem da tireoide e saber se o nódulo é hipo ou hiperfuncionante. O nível de atividade pode fornecer pistas para saber se ele pode ou não ser câncer de tireoide. Este procedimento geralmente é feito quando o seu médico suspeitar que você possa ter um nódulo quente.
 
Como os nódulos da tireoide são tratados?

O tratamento depende do tipo de nódulo da tireoide. Especialistas recomendam a remoção cirúrgica da tireoide para nódulos cancerosos ou suspeitos. Após a cirurgia, terapia com iodo radioativo pode ser usada para destruir quaisquer células tiroideais remanescentes.

Outros tipos de nódulos, mesmo quando eles não são cancerosos, precisam ser removidos quando ficam muito grandes e causam problemas para engolir ou respirar.

Nódulos hiperfuncionantes quase nunca são cancerosos, mas eles podem causar hipertireoidismo (aumento nos níveis dos hormônios da tireoide no organismo) que pode levar a problemas de saúde.
 
Estes nódulos podem ser removidos cirurgicamente ou tratados com iodo radioativo.
A cada 6 a 12 meses, seu médico precisa monitorar todos os nódulos de tireoide que não foram removidos. Este acompanhamento pode envolver exame físico, exame de ultrassom da tireoide ou ambos. Se o nódulo crescer, você pode precisar de repetir a biópsia por agulha fina. Mesmo se esta biópsia mostrar que o nódulo é benigno, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica de um nódulo que está crescendo.

O que você deve fazer se achar que tem um nódulo de tireoide?
 
 Se você acha que tem um nódulo na tireoide, consulte o seu médico, que poderá encaminhá-lo a um endocrinologista (especialista em doenças relacionadas aos hormônios) para o diagnóstico e tratamento. Depois siga o tratamento recomendado e acompanhamento com seu médico conforme a necessidade.

Perguntas a serem feitas ao seu médico
 
  • Que tipo de nódulos que eu tenho?
  • Estou em risco para o câncer de tireoide?
  • Qual o tratamento que preciso?
  • Quais são os riscos e benefícios de cada um das minhas opções de tratamento?
  • Devo ser acompanhado por um endocrinologista? Fontes: hormone.org / niddk.nih.gov / mayoclinic.org / thyroid.org / endocrino.org.br
 
Assista neste vídeo as informações médicas sobre os nódulos da tireoide:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster