Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Os 10 Passos Para Você Superar a Depressão

"Todas as vezes que você passar por problemas difíceis e continuados se não tomar muito cuidado pode entrar num ciclo de angústias"
 
Uma rotina de sofrimento terrível. Também conhecida como “Gostar de sofrer”. E o estado depressivo é justamente a acomodação neste ciclo. Pode ser que você, neste momento, esteja bem no meio de uma turbulência, e seria muito egoísmo de minha parte não compartilhar com você um pouco das ajudas e das atitudes que temos que adotar para enfrentar aqueles difíceis tendências de se entregar à tristeza e a depressão. 

Vale ressaltar que não estamos descartando a possibilidade ou a necessidade de se receber cuidados profissionais e auxílios medicamentosos, cada caso é um caso, mas é certo que podemos interferir em nossa própria história obtendo vitórias individuais ou em conjunto com profissionais de saúde.    
 
1 - Enquanto estamos lutando contra a depressão o que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Você decide se vai ou não usar, naquele dia, a sua mente com pensamentos bons ou ruins. Você não percebe, mas acha que todo pensamento é inevitável. Mas não é. Não é mesmo.

2 - Temos que tomar o controle de nossos pensamentos, ou seja, pensamos aquilo que queremos. Deixamos fluir apenas aquilo que nos interesse. Mantemos na mente apenas aquilo que, por uma análise rápida, consideramos benéfico.  

3 - Decida pela segunda alternativa, tome banho gelado e faça um jantar à luz de velas. Cante, conte histórias. No dia seguinte pense com calma em alternativas para o problema, busque conselhos que em 48 horas você estará com sua energia religada. As decisões do dia anterior deixaram sua mente pronta para decidir de forma produtiva e objetiva no dia seguinte. Sua maneira de enxergar as situações determina o quanto aquela experiência vai influenciar sua vida. Positiva ou negativamente! 

4 - Você deve também pensar que há muitas pessoas que estão passando pelos mesmos problemas que você, e até bem maiores, portanto não você está sozinha(o) nisso. É muito importante vigiar os próprios pensamentos; quem sabe a origem da sua depressão é apenas um montinho de areia da praia. Se você olhar para seu cotidiano pode descobrir seu exato tamanho. Também pode valorizar tanto seus problemas que se tornará um “world trade center” ou um “Pão de açúcar” se destacando em meio a paisagem; Cuidado pra não “se achar” o problemático da hora.

5 - Quais tem sido seus maiores inimigos nesta batalha? Identifique-os e resista.

6 - Seja útil, de forma muito prática e objetiva, pergunte-se: O que há de importante para se fazer por aqui? Onde? Na família, na vizinhança, entre os amigos, no bairro, no condomínio, na cidade, no país, no planeta, em minha própria vida…

…Encontre espaços onde você pode e deve ser útil e comece algo. Torne sua vida que já é importante em uma vida cada dia mais útil; Quer uma dica pra hoje? Pense em 5 coisas (1 para cada) que você pode fazer na semana para cooperar com: 

1.Um vizinho (a);
2.Um amigo (a);
3.Um Parente;
4.Um desconhecido;
5.Você.

Pense no que fazer, como fazer, quando fazer e faça; Não quero deixar a ideia de que a depressão se combate com ativismo, mas a falta de uso de uma vida nobre (a sua) pode trazer constrangimento à sua alma.


7 - Mude sua maneira de encarar a vida. Como você tem visto a vida até agora? Um perde e ganha? Um campo de batalha? Lutando pelo que? Por sua vontade? Por seus instintos? Pela submissão aos outros? Pela apreciação dos outros? Pra ser ouvido? Pra fazer e fazer? Como você encara a vida? Centrado em uma ou algumas pequenas batalhas, como acima mencionadas? Ou a Vida é tudo isso e muito mais. Perceba as áreas de sua vida que ficaram esquecidas. Pare e pense sobre isso, encontre essas áreas e comece a investir nelas, se decidir que vale a pena.

8 - Exercite a mente, comece uma empreitada para aprender. Sim, aprender é uma das atividades mais saudáveis que existe e um dos maiores remédios contra a depressão e a sensação de vazio. Quando aprendemos começamos a enxergar a vida sob outros prismas. Aprender nos ajuda a alcançar nossos horizontes — Estimula nossa criatividade: Nos coloca em condições de agir — Escolha um tema, um livro ou quem sabe um curso. Aprenda. Decida ter o aprendizado como uma de suas atividades frequentes.

9 - Receba os traumas da vida como situações “Naturais e inevitáveis” pois a vida é assim mesmo. Os adeptos do “Não sofrimento” na verdade demonstram um grau muito grande de imaturidade e covardia. Não existe vida sem processos. E todo processo traz mudanças, sofrimentos e resultados. O Seu processo está acontecendo agora. O do outro já passou ou ainda virão outros. A questão é entender nosso processo de crescimento. Se livrar das situações difíceis da vida quando for possível, é bom, mas melhor ainda é reconhecer que estas são inevitáveis e que o grande segredo da felicidade está em aprender a lidar com as situações. Receba esta oportunidade de crescer e depois que o temporal passar analise o que aprendeu e como poderá usar para a felicidade dos outros e a sua própria.

A experiência da depressão é uma das mais ricas que o ser humano pode passar. Não aconselhamos que entre nela. Mas se já entrou, comece o caminho de volta, traga algumas impressões encontradas no fundo do poço. Suba devagar pra não escorregar. Ignore os ecos da subida, são apenas ecos. Segure-se firme nos 9 itens acima (ou outros mais que possa conseguir).

10 - Confie, acredite, tenha fé! Fonte: redepsi.com.br 
 
Veja neste vídeo elaborado por um psiquiatra como tratar da depressão sem uso de medicamentos:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster