Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

Pesquisadores Identificam Os Mecanismos Cerebrais Para Deixar De Fumar

"Um estudo recente sobre os hábitos de parar de fumar, publicado na revista JAMA Psychiatry, ofereceu novidades importantes"
 
Foi revelado que a possível força ou fraqueza de nossos mecanismos cerebrais de inibição do cérebro serve para condicionar a facilidade ou dificuldade de parar de fumar.
Para muitos fumantes, deixar de fumar é algo muito complexo. Quais são as razões?

A nicotina é o primeiro elemento viciante, mas há muito mais.
 

O comportamento automatizado para parar de fumar

 

Fumar é um comportamento automatizado e só pode ser controlado (e inibido) por meio de circuitos cerebrais determinados. Este tipo de circuitos estaria interrompido e não funciona corretamente em muitos fumantes.

A pessoa que fuma um pacote diário de cigarros chegou a transformar este hábito em algo repetitivo, mecanizado, que precisa fazer por uma questão mental.

E isso vai muito mais além do vício da nicotina ou outras substâncias inerentes ao cigarro. Um dos dados que o estudo lança é que quanto menor nível de oxigenação do sangue do circuito de controle da inibição, maior é a probabilidade de que a pessoa resista à tentação de fumar.
  • Assim, haveria importantes condições neurobiológicas que explicariam porque alguns fumantes têm mais dificuldades para deixar o cigarro.
Com estes dados em mãos, os cientistas analisam o possível potencial dos diferentes tratamentos, sejam farmacológicos ou de mudanças de comportamento.
Estas terapias teriam como finalidade reforçar a comunicação no circuito de controle da inibição dos fumantes, e ajudar estas pessoas a deixarem de fumar.
 

Detalhes dos testes

 

Na origem destas pesquisas foram examinadas as redes de controle inibitório nos cérebros de vários fumantes.Estes eram dependentes da nicotina e se comprometeram a participar de um programa de abandono do hábito de fumar com várias semanas de duração.

No começo do programa, os pesquisadores usaram uma ressonância magnética funcional para monitorar a atividade cerebral. Ao mesmo tempo em que os pacientes que queriam deixar de fumar realizavam tarefas de controle inibitório.
  • Os participantes do estudo tinham que apertar uma tecla do computador cada vez que aparecia um círculo colorido na tela.
Em algumas ocasiões aparecia um círculo de outra cor.
  • As respostas relacionadas com o nível de oxigenação do sangue indicam que o cérebro usava mais recursos para inibir a resposta automática de pressionar a tecla quando aparecia um círculo “estranho”.

Conclusões dos estudos

 

Depois de dois meses, dentre os participantes que queriam parar de fumar, 50% tinha conseguido. Os pacientes que não conseguiram parar com o hábito tiveram pontuações tão boas na tarefa de controle inibitório quanto aqueles que abandonaram o cigarro com sucesso, porém, a impressão que dava é de que seu comportamento automatizado era muito forte e muito assimilado.

Estes testes reafirmam que as diferenças biológicas podem ajudar a explicar porque alguns fumantes que estão tentando parar de fumar têm mais sucesso do que outros.
 

Bons hábitos para parar de fumar

 

O primeiro passo para parar de fumar é identificar os momentos em que existe maior propensão a fumar. Pela manhã? Depois de comer ou fazer sexo? Dirigindo? Também funciona pedir ajuda à família, amigos e companheiros de trabalho.
  • É preciso informar a data em que o tratamento começa, para que então o fumante se desfaça de todos os seus cigarros e qualquer rastro deles.
  • Ainda, deve-se limpar tudo o que cheire a cigarro, como roupa e móveis.
  • Naqueles lugares onde havia costume de ter cigarros, pode-se colocar guloseimas, balas ou biscoitos.
  • É efetivo, principalmente para pessoas muito dinâmicas ou nervosas, encontrar atividades que ocupem suas mãos e tenham a mente entretida.

Um novo estilo de vida

 
É preciso mudar os hábitos diários e o horário. Isso supõe uma ajuda para deixar de fumar.
 
  • Por exemplo, comer em horários diferentes, fazer várias refeições pequenas ao invés de grandes, mudar de quarto e mobília, etc.
  • O exercício é sempre positivo, e também para deixar de fumar. Além de reduzir a ansiedade e o estresse, cria uma sensação de bem estar físico e mental que reduz a necessidade de fumar. Fonte: melhorcomsaude.com
 
No vídeo a seguir você assistirá a um documentário sobre os malefícios do fumo:

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster