Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Aprenda Como Salvar Um Bebê Engasgado

"Bebês podem engasgar com o leite materno ou com a fórmula. Saber como agir nestes casos é muito importante, por isso te contamos a seguir, como salvar um bebê engasgado com leite materno ou fórmula"
 
Estes cuidados valem para bebês com um ano ou menos:
Primeiro, observe se o bebê está respirando. “Se ele estiver tossindo ou chorando significa que o ar está entrando nos pulmões. Nestes casos deixe o bebê tossir, que com a tosse ele irá eliminar o que está obstruindo a via aérea”, explica a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do Pronto Socorro Infantil do Hospital Leforte.

Caso seu bebê apresente alguns dos sinais abaixo, o caso é mais grave e é preciso agir rapidamente:
 
  • Pele fica com tom mais roxinho;
  • Bebê fica com dificuldades para respirar;
  • Bebê perde a consciência;
  • Bebê fica incapaz de chorar ou fazer outro som;
  • Tosse fraca e ineficaz;
  • Sons suaves ou agudos enquanto tenta puxar o ar;
 
Bebê engasgado, mas consciente:

Peça para outra pessoa presente ligar para a emergência (192 é o número do SAMU e 193 é o número do Corpo de Bombeiros). Então, faça o seguinte:

Deite o bebê com a barriga para baixo em cima do seu braço, use sua coxa para apoio e com a mão segure a mandíbula do seu bebê. A cabeça do seu bebê deve ficar mais baixa do que o corpo, para facilitar a saída do leite que está fazendo o pequeno engasgar.

Então, com a palma da sua mão dê 5 tapas entre as escapulas do bebê, no meio de suas costas, conforme imagem abaixo. A força que você vai aplicar nestes tapas depende da idade do seu bebê, quanto maior o bebê, mais fortes eles devem ser.

Após isso, se seu bebê começar a chorar com som ou tossir é sinal de que ele não está mais engasgado. Se isso não ocorrer você deve:

 
Virar o bebê com a barriga para cima, ainda apoiado embaixo do seu braço e em cima da sua coxa. Com dois dedos da outra mão, realize 5 compressões sobre o esterno, osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.  Conforme imagem abaixo:
 
Caso o bebê continue engasgado, continue fazendo estes dois movimentos (os cinco tapas nas costas e as cinco compressões na frente) até que o bebê deixe de ficar engasgado, ou o socorro chegue ou o bebê fique inconsciente.

Caso o bebê fique engasgado e inconsciente:

Quando o bebê está engasgado e inconsciente, sem respirar. Primeiro, coloque-o com a barriga para cima em uma superfície plana, pode ser no chão, observe se ele realmente não está respirando. Então, coloque dois dedos no centro do peito do bebê, logo abaixo da linha dos mamilos. Mantenha a outra mão na testa do bebê, mantendo-a inclinada para trás, conforme imagem abaixo. Então, pressione o peito do bebê. Faça 30 compressões. As compressões devem ser rápidas e o peito do bebê deve voltar completamente, antes que você faça a próxima compressão. Para ajudar, conte rapidamente as 30 compressões.
 
Então, abra a boca do seu bebê da seguinte forma: com uma mão, continue segurando a testa do bebê para trás e com a outra mão empurre o queixo, abrindo a boca.

Aproxime seu rosto e sinta se o bebê está respirando, observe se o peito se movimenta e se há saída de ar ou não.
 
Se o bebê não estiver respirando, mantenha a cabeça dele na posição que estava e coloque sua boca sobre o nariz e a boca do bebê, cobrindo-os. Faça respiração boca a boca duas vezes no bebê, cada respiração deve levar cerca de um segundo e fazer o peito do bebê se erguer.
 
Se após dois minutos fazendo estes dois procedimentos, o bebê ainda não responder e você estiver sozinha, pare, ligue para a emergência (lembrando que o número dos bombeiros é 193 e do SAMU é 192) e então retome a reanimação até que o socorro chegue. Fonte: bebemamae.com




Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster