Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

7 Curiosidades Sobre o Seu Corpo Que Vão Te Causar Espanto

"Sistemas, órgãos, tecidos, células, moléculas, átomos. O ser humano depende e precisa de uma série de condições essenciais para garantir a nossa sobrevivência e prosperação"

Foram milhares de anos de adaptação e evolução até chegarmos até aqui: com essa composição atual e esse organismo que nos dá a vida e nos transformou nos seres vivos mais complexos e poderosos dentre todas as espécies do planeta.

Ainda há muitos mistérios que cercam a complexidade de toda a rede que forma o corpo humano. O cérebro por exemplo, continua a ser explorado pela ciência que ainda não sabe como podemos atingir toda a sua potência, pois não usamos 100% da sua capacidade. Mas e quanto ao restante do organismo, quais são os números que conhecemos sobre o nosso corpo?

Aqui vai uma lista incrivelmente assustadora, mas maravilhosa, de alguns números sobre isso:
 

1 – 38 trilhões de células

 

 
 
 
Aproximadamente estima-se que o organismo humano é composto por 38 trilhões de células. Elas organizam-se em grupos, há no mínimo 130 tipos diferentes de células, como os neurônios, hemácias e etc.
 
 
 

2 – 40 trilhões de bactérias

 
 
Proporcionalmente à quantidade de células, o corpo humano possui de acordo com as estimativas, cerca de 40 trilhões de células bacterianas no organismo. Trinta e nove trilhões, ou seja, a maioria massiva, atua e reside no intestino grosso. Outros lugares como a pele, a boca, o estômago e o intestino delgado possuem poucas bactérias.
 
 

3 – 1 minuto para o sangue dar uma volta completa no organismo

 

 
O ser humano possui em média 5 litros de sangue circulando pelo corpo, que é bombardeado pelo coração. Estima-se que em média são necessárias 70 batidas para fazer com que o líquido percorra o corpo completamente. Todo esse processo leva apenas 1 minuto para ser feito.
 
 

4 – 110 batimentos por minuto

 

A frequência cardíaca não é constante o tempo todo, ela pode variar de acordo com a atividade que estamos realizando ou devido aos sentimentos que estamos expostos em determinado momento.
 
Em média, de acordo com a tabela ideal de batimentos cardíacos, a quantidade normal para adultos em repouso pode chegar até 110 batimentos por minuto.
 

5 – Veias e artérias dão duas voltas e meia no mundo

 

 
O sistema circulatório do ser humano é vasto e mais complexo do que podemos supor. O conjunto total de vasos capilares, artérias e veias que compõe o nosso corpo somam juntos, aproximadamente, 97 mil quilômetros de extensão. Esse comprimento é o suficiente para duas duas voltas e meia no planeta Terra.
 

6 – Um pulmão = 1.000 cilindros de oxigênio

 

 
O ser humano possui dois pulmões. Por eles atravessa diariamente uma quantidade gigantesca de 17 mil litros de oxigênio. Esse número significa mais de mil exemplares do maior cilindro de oxigênio disponível atualmente no mercado.
 

7 – Dez metros de tubo digestivo

 

Do instante em que colocamos um alimento na boca ele percorre uma longa caminhada até o seu ponto final, o da evacuação. Começando pela boca ele passará pela faringe, seguindo o percurso pelo esôfago, então pela cárdia, estômago, piloro, intestino delgado, depois o grosso, o reto até finalmente o ânus, quando todos os nutrientes já foram absorvidos e o restante da massa deve ser eliminada.

Apenas o intestino delgado possui 8 metros de comprimento. Totalizando todo o percurso são dez metros de tubo digestivo, contando da entrada até a saída do nosso corpo.
 
 Quanto mais estudamos o ser humano, mas descobrimos a perfeição e a complexidade da intricada rede necessária para tornar a vida possível. Fontes: vix.com / noticias.uol.com.br / fatosdesconhecidos.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster