As mulheres constantemente sofrem com a preocupação de uma menstruação atrasada. Às vezes, é apenas uma questão hormonal fácil de lidar ou até mesmo um erro de cálculo, mas em outros casos pode vir a ser algo mais sério como doenças ou uma gravidez. Nessas horas, é importante ter calma e agir com responsabilidade, procurando um médico ginecologista e explicando sua situação. Confere abaixo uma lista das cinco causas mais prováveis para o atraso menstrual.

1 - Estresse

 

O estresse muito pode contribuir para o atraso menstrual. Situações cotidianas como frequentar a escola, trabalho, trânsito ou passar por conflitos e outros problemas pessoais podem trazer a tona muita ansiedade e desgaste. 

Fazendo com que o organismo tenha reações e acabe desregulando seu ciclo menstrual. Ao deparar-se com o atraso menstrual, muitas mulheres ficam mais nervosas e a menstruação acaba atrasando ainda mais. O estresse ainda é um fator que pode contribuir com a menopausa precoce. Nesses casos, é melhor tirar um tempo para si e manter o equilíbrio interno.

2 - Pílulas Anticoncepcionais

 

As pílulas anticoncepcionais, além de prevenirem a gravidez, também possuem o efeito de regular seu ciclo menstrual. Caso ocorra esquecimentos, trocas ou até mesmo uso de pílulas do dia seguinte, seu ciclo poderá ser afetado, assim causando o atraso. Neste caso, o fluxo deverá descer nos próximos dias.

3 - Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

 

A SOP pode apresentar frequentemente um ciclo menstrual irregular porque as mulheres com essa síndrome produzem androgênios (hormônios masculinos) de forma excessiva.
A ausência da menstruação em determinado mês ou atrasos é muito comum nesses casos. A SOP pode trazer sintomas como excesso de peso, acne e depressão, caso haja suspeita procure um médico ginecologista.


4 - Medicamentos

 

Uma das mais frequentes causas do atraso menstrual é o uso de medicamentos, uma vez que podem influenciar no ciclo hormonal. Medicamentos esses como:
  • Antipsicóticos
  • Antidepressivos
  • Imunossupressores
  • Anti-hipertensivos

O uso de antibióticos não influencia no ciclo menstrual, o que na verdade pode provocar o atraso são infecções, mas existem mitos que o uso pode anular o efeito anticoncepcional da pílula.

5 - Gravidez

 

A mulher sexualmente ativa sempre relaciona o atraso menstrual com a gravidez, o que em muitos casos está correto. Geralmente, o atraso menstrual nesse caso vem acompanhado de vários outros sintomas, como dor nas mamas, inchaço abdominal e enjoos, mas isso não é uma regra. Se você suspeita de uma gravidez, o melhor a se fazer é comprar um teste de farmácia. Fonte: blastingnews.com