Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

10 Formas Práticas Para Melhorar Sua Digestão

"Especialistas indicam cuidados que você deve ter com a sua alimentação e a sua nutrição para que a digestão seja mais tranquila"


Alimentar-se bem não é só uma questão de escolher os alimentos certos para incluir no seu prato. Hábitos e cuidados com a sua saúde influenciam em todo o seu organismo e também na digestão. 

Para que seu aparelho digestivo funcione com equilíbrio e sem sobrecarga é necessário adotar hábitos que facilitem o trabalho das enzimas no estômago e, consequentemente, você não sofra com problemas como azia, má digestão e o mal estar que problemas no estômago causam. 

A seguir você vê os conselhos de nutricionistas para que sua digestão seja tranquila: 
 
1 – Inclua mais alimentos crus no seu prato. Os alimentos crus como frutas, legumes, verduras e ervas contém as enzimas necessárias para sua digestão, o que poupa energia do organismo. 

2 – Simplifique suas refeições. Refeições que incluem amidos (batatas, arroz, macarrão) e proteínas concentradas (carne vermelha, peixe, aves) combinadas com uma sobremesa doce são a combinação perfeita para o desastre digestivo. Para simplificar o prato, em vez de colocar muito carboidrato e muita proteína, escolha apenas um deles para comer mais e combine com muitos legumes e verduras. Espere ao menos 2 horas antes de comer a sobremesa. 

3 – Certifique-se de que está ingerindo os nutrientes necessários. Isso inclui as vitaminas do complexo B. Assim você garante a produção de ácido hidroclórico, essencial na digestão. 

4 – Evite ingerir líquidos durante as refeições. A água quando tomada com a refeição aumenta o pH do estômago, o que dá sinal verde para que a comida vá direto ao intestino, mesmo que ainda não esteja totalmente digerida. 

5 – Auxilie a digestão com enzimas digestivas. Converse com seu gastroenterologista para que ele peça exames que indicam se você precisa tomar enzimas e quais delas você precisa. Por exemplo, quem tem intolerância a lactose, deve tomar a lactase, enzima necessária para a digestão do leite. 

6 – Evite se alimentar quando estiver muito estressado. Isso não quer dizer que você precise ficar sem se alimentar. Em vez disso, tente relaxar e esquecer dos problemas antes de fazer a refeição. E de preferência, faça uma refeição bem leve nesses casos. 

7 – Tome chás amargos que auxiliam na digestão. Ervas como o boldo e a camomila são ideais para aliviar o mal estar após uma refeição pesada e auxiliam no processo digestivo. Porém, devem ser tomados sem exagero. 

8 – Use os temperos a favor da digestão. Temperos como gengibre, pimenta-do-reino e pimenta-caiena são boas opções para adicionar ao seu prato e ter uma boa digestão. 

9 – Inclua os probióticos na alimentação. Bactérias do bem, os probióticos podem ser encontrados nos iogurtes e leites fermentados, ajudam na digestão e regulam o funcionamento do intestino. 

10 – Mastigue bem a sua refeição. Mastigar bem e devagar, além de ajudar você a comer sem exageros, auxilia o estômago na digestão pois parte do alimento já é processado na boca, devido à mastigação e à ação das enzimas presentes no local. 

Vale ressaltar também que evitar refeições gordurosas, não ingerir bebidas alcoólicas após a refeição e não praticar atividades muito agitadas depois de comer previnem o mal estar estomacal e até mesmo problemas mais graves, como o refluxo. Cuide-se e viva melhor. Fonte: dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster