Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

10 Sintomas De Câncer Que Muitos Ignoram

"A prevenção e a detecção precoce são fundamentais na luta contra o câncer. Por isso, diante de qualquer sintoma que nos pareça anormal, devemos consultar um especialista que avalie a situação"

Uma das principais maneiras de lutar contra o câncer é saber detectá-lo a tempo. Às vezes, por estarmos muito ocupados, nos esquecemos dos checkups médicos anuais e deixamos passar várias semanas antes de ir a uma consulta quando sentimos alguma dor.

Você sabia que o câncer tem sintomas iniciais que muitos de nós ignoramos? Neste artigo contaremos quais são eles para que você possa estar mais atento.

Cada vez mais pessoas sofrem com esta doença terrível, que em muitos casos causa a morte. Os diagnósticos de câncer comuns nos hospitais e clínicas. A detecção tardia dos sintomas é uma das razões pelas quais os tratamentos não dão bons resultados.

Quando mais demorarmos em deter o avanço das células cancerígenas, maior será a expansão da doença por diferentes partes do corpo.

A prevenção e o diagnóstico a tempo são duas das ferramentas mais úteis para enfrentar o câncer. Novos medicamentos e tratamentos permitem que os pacientes continuem com sua vida e eliminem a doença com menos possibilidade de recaída.
 

Quais são os sintomas precoces do câncer?

 

Muitos não querem falar do câncer porque lhes causa medo (assim como também não o fazem quando o tema é a morte ou acidentes), no entanto, estarmos informados sobre o tema é uma das melhores armas contra a doença.

Por isso vale a pena prestar atenção a certos sinais que o corpo nos dá e que poderiam indicar o desenvolvimento do câncer.

1 - Tosse frequente

 

Além de se dever à alergia ou às mudanças de temperatura, a tosse é causada por diversos fatores. Se constantemente você sofrer com catarro, ainda que não fume, é preciso consultar um médico. Pode ser que esteja se formando um câncer no pulmão, na garganta ou na laringe.

Também é preciso prestar atenção à dor no peito e aos sintomas similares aos da bronquite severa (os incômodos se estendem até a região do ombro ou debaixo dos braços.
 

2 - Sangramento entre períodos menstruais

 

Durante o ciclo menstrual a mulher pode experimentar um pouco de sangramento mesmo quando não está com a menstruação. No entanto, quando isso ocorre com muita frequência ou várias vezes no mesmo mês, pode se tratar de um problema hormonal, o estresse, a inflamação do colo do útero ou o câncer de endométrio.
 
 

3 - Febre frequente

 
A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e ataca as células do sangue. São produzidos glóbulos brancos doentes ou anormais, e isso afeta a capacidade do organismo de prevenir ou combater as infecções.
 

4 - Perda de peso

 

Sem fazer nenhum tipo de dieta. Embora emagrecer e estar “em forma” seja um sonho para muitas mulheres, se isso acontece sem nenhum motivo aparente, pode ser um indicativo de uma doença. A perda repentina de peso pode estar associada a alguns tipos de câncer.
 

5 - Distensão abdominal

 

Cerca de 10% da população sofre de inchaço regularmente, principalmente no caso das mulheres. Esta doença comum está relacionada à síndrome pré-menstrual, à indigestão ou ao acúmulo de gases.

No entanto, se a inflamação se mantém durante mais de duas semanas (e não se trata de uma gestação) e vem acompanhada de perda de peso ou sangramento, é importante consultar um médico para ter certeza de que não se trata de um câncer no ovário.
 

6 - Hematomas que não somem

 

Se batermos o corpo contra algo ou cairmos, é normal termos hematomas e roxos na pele. O problema surge quando eles aparecem sem nenhum motivo óbvio, ou apresentam um processo muito lento de cura (quando vão mudando de cor até desaparecer).

Isso pode ser um sinal de que as plaquetas e os glóbulos vermelhos não estão saudáveis, e até de uma leucemia que não permite que o sangue transporte oxigênio nem coagular como deveria.
 

7 - Dor articular

 

É verdade que as articulações podem se inflamar e doer devido a um movimento brusco, um excesso de esforço ou uma má postura, mas este também pode ser um sinal de algo mais grave, como por exemplo o câncer nos ossos.

Se após fazer tratamentos, aplicar cremes, fazer massagens ou ingerir comprimidos a dor articular não some, talvez seja o momento de fazer exames específicos com um médico especialista em ossos.
 

8 - Mudanças no aparelho genital masculino

 

Se for notada uma protuberância, uma inflamação ou uma dor (entre outras alterações) nos testículos é preciso ir ao médico para determinar a razão. O câncer testicular é um dos que avança mais rapidamente. De acordo com os médicos, os homens entre 15 e 55 anos podem fazer um autoexame em casa para ir monitorando as mudanças.

Além disso, não podemos subestimar os problemas para urinar: necessidade de ir ao banheiro muitas vezes, dificuldade para começar a urinar ou pouca quantidade de urina. Isso pode ser sintoma de câncer de próstata, uma doença que aparece principalmente em homens com mais de 50 anos.
 

9 - Dor nos olhos

 

Às vezes passamos muitas horas na frente do computador ou das telas, e nestes casos é normal ter os olhos vermelhos, inchados ou cansados à noite. Também é comum que eles lacrimejem ou que ardam. No entanto, quando durante um período de mais de três dias (por exemplo durante as férias) os sintomas se mantêm, talvez seja o momento de consultar um médico.
 

10 - Mudanças nos seios

 

 
Assim como acontece com os homens, as mulheres também podem fazer um exame de suas mamas quando tomam banho ou em frente ao espelho. O surgimento de protuberâncias, que podem se estender até as axilas, a presença de secreção saindo dos mamilos, as mudanças na pele ou as dores fora do período menstrual precisam ser analisados. Fonte: melhorcomsaude.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster