Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

6 Dicas Para a Adaptação Da Criança Na Escola

"Iniciar a vida escolar é um momento de tensão para as crianças e também para os pais"

Depois de estar acostumado apenas com o ambiente familiar, a criança se vê em um local totalmente diferente, com professores, uma rotina planejada, colegas e atividades novas. No começo, é normal que o pequeno se assuste e tenha medo de ficar longe dos pais, mas tudo depende muito também da idade da criança. Os bebês tentem a se adaptar mais facilmente, porém as mães de bebês tendem a sofre mais.

Muitos pais também se sentem culpados quando chega o momento de deixar os filhos com a responsabilidade dos educadores. Por mais que os professores estejam preparados para lidar com as crianças, para os pais é difícil largar os pequenos nas mãos de “desconhecidos”. Por isso, a adaptação ocorre para os dois lados.

As crianças reagem de maneiras diferentes com o ambiente escolar. Há crianças que choram e possuem mais dificuldade de se adaptar, enquanto que outras nem se quer necessitam que os pais estejam por perto no início.

Papel dos pais

É natural sentir culpa, preocupação e medo de que a criança reaja mal nos primeiros dias na escola. Nesta fase de adaptação, cabe aos pais conversar o máximo possível com os pequenos e prepará-los para a nova rotina. Sem mentiras e sem criar falsas expectativas, os pais devem contar como funciona a escola e como será a convivência com outras pessoas.

Os pais devem ter o cuidado de dialogar com a criança sempre de uma maneira estimulante. O pequeno tem que enxergar as coisas boas que virão daqui para a frente e se sentir empolgado para fazer amizades, aprender e conhecer um novo ambiente. No entanto, é preciso cuidar os exageros para não criar desconfiança e medo nos pequenos.

Além do diálogo, é papel dos pais também se envolver o máximo possível com a nova escola e ter muito cuidado na escolha da escola. No processo de escolha vários itens devem ser observados e já abordei aqui no blog alguns pontos que não podem deixar de ser observados.

Papel da escola

Com a chegada dos novos alunos, a escola deve desempenhar um papel importante nessa adaptação. Deixar que os pequenos criem experiências positivas e se sintam valorizados e especiais é fundamental. Os educadores devem mostrar todas as instalações do ambiente escolar aos pequenos e fazer explicações sobre a escola. É de fundamental importância que a criança se sinta segura naquele novo ambiente.

É importante que os professores já saibam o nome das crianças antes do primeiro dia de aula. Quando as aulas começarem, os novos alunos irão necessitar de um acompanhamento individual durante a adaptação. Manter os pais informados do comportamento da criança também é de extrema importância para resolver eventuais problemas com a vida escolar.

Dicas rápidas e uteis:
 
1. Nunca minta para seu filho
2. Não saia da escola sem se despedir dele, mesmo que a despedida seja difícil, não saia escondido
3. Um pouco antes da criança entrar na escola estimule a independência da criança. Quanto mais autonomia a criança tiver melhor ainda
4. Os pais precisam estar seguros do que estão fazendo porque isso ajuda muito a criança na adaptação da escola. Pais seguros, crianças felizes!
5. Mantenha um relacionamento muito próximo com a escola e os profissionais que estão no dia a dia com seu filho
6. Fique atento ao choro do seu filho para identificar se é um choro manipulador ou se realmente tem algum “sofrimento” no choro.

Aqui em casa a adaptação escolar foi muito fácil! A Luisa foi com 1 ano e meio para um escola e ficava apenas 3 horas por dia e o Pepe foi com 1 ano e foi direto para a mesma escola da Luisa que ajudou e muito na adaptação. Considero a adaptação mais complicada que eu tive foi quando o Antonio Pedro nasceu, porque a Luisa simplesmente passou a não querer mais ir a escola.

Adaptar a Luisa logo depois do nascimento do Pepe foi muito difícil porque eu como mãe me sentia muito culpada! Foi muito louco e um momento de grande angustia para mim. Deixava o Antonio Pedro em casa para adaptar a Luisa e eu chorava mais do que ela porque estava deixando o bebê em casa. Depois de um tempo percebi que ela também estava usando daquele momento para ficar comigo sozinha sem o irmão. Nesse momento pedi a ajuda do meu marido e ele levou a Luisa durante um tempo para a escola e deu super certo. Sem estarmos completamente seguros, não funciona! Pais seguros, crianças seguras. Fonte: dicaspaisefilhos.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster