Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Cigarros Eletrônicos - Mesmo Sem Nicotina, Fazem Mal à Saúde!

"Os cigarros eletrônicos são a moda da vez. Nos EUA, seu consumo já superou os cigarros tradicionais entre estudantes secundaristas, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças"
 
Entre adultos, ele é visto como um caminho para abandonar o fumo. Agora, uma equipe de pesquisadores mostra que a nicotina, em qualquer forma, danifica os pulmões. Mais, o estudo sugere que cigarros eletrônicos, mesmo sem nicotina, podem afetar a saúde pulmonar. 

— O aumento do uso da nicotina inalada com cigarros eletrônicos, especialmente entre os jovens, exige mais pesquisas sobre o seu efeito sobre a saúde. Esse estudo mostra que componentes encontrados em soluções disponíveis no mercado e os vapores gerados pelo aquecimento podem causar inflamações pulmonares — disse Irina Petrache, líder do estudo publicado pela revista científica "American Journal of Phisiology".

Os pesquisadores expuseram ratos e células humanas ao cigarro e soluções de cigarros eletrônicos com e sem nicotina. Os resultados mostram como a fumaça do cigarro afeta os pulmões e aponta diretamente para a nicotina como a causa.

“A nicotina tem efeitos deletérios que resultam na perda da função da barreira endotelial do pulmão, inflamação pulmonar aguda e diminuição da proliferação de células endoteliais”, diz o estudo.

Esses efeitos foram notados tanto na fumaça do cigarro como nas soluções de cigarros eletrônicos que continham nicotina. Entretanto, soluções livres de nicotina também possuem substâncias danosas ao pulmão, como a acroleína. Essa substância, que está presente tanto na solução como no vapor, demonstrou danos ao pulmão ao atacar moléculas que mantém as células endoteliais unidas.

— Os efeitos descritos caracterizam os efeitos de curto prazo. Estudos de efeitos de longo prazo requerem mais investigações, mas esses resultados alertam que a inalação dos cigarros eletrônicos podem estar associados com efeitos diversos na saúde pulmonar — disse Irina Petrache. Fonte: oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster