Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

ciências

Experiência Fora Do Corpo - Explicação Científica

 
Cientistas da Universidade Aix-Marseille, na França, fizeram uma pesquisa para entender porque algumas pessoas relatam passar por situações em que ficam "fora do corpo". De acordo com o estudo, publicado no periódico Cortex, a explicação pode estar nos problemas de ouvido. 

Em inglês, o fenômeno é chamado de out-of-body experiences (OBE). As experiências variam, mas geralmente estão relacionadas com a sensação de sobrevoar ou levitar sobre o próprio corpo. 

Os pesquisadores afirmaram que é comum diagnosticar OBE em quem tem histórico de tonturas e distúrbios do sistema vestibular — conjunto de órgãos do ouvido interno responsável pelo equilíbrio do corpo humano. Problemas nessa região causam tontura, dificuldades em focar a visão e sensações de rotação e flutuação. 

Além disso, muitas pessoas que relataram viver OBE passaram por situações de trauma físico ou ficaram próximas da morte.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram mais de 400 pacientes, sendo que metade havia registros de vertigem e o restante não. Dos que tinham problemas de equilíbrio, 14% declararam que já tiveram OBE. Com os demais, apenas 5% afirmaram passar pela experiência. 

As razões por trás desse link não estão claras. Isso porque os pesquisadores não fizeram uma relação direta entre as experiências fora do corpo e os transtornos no sistema vestibular. Eles apenas fizeram uma simples conexão entre os dois elementos.

"Nossos dados indicam que OBE em pacientes com tontura podem surgir da combinação entre incoerência perceptiva e disfunções do [sistema] vestibular, com fatores psicológicos e neurológicos", concluiu o estudo.
Fontes: iflscience.com / revistagalileu.globo.com 

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster