Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Língua Negra Cabeluda – Causas, Sintomas e Tratamentos

"Língua Negra Cabeluda – Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar"
 
Além disso, a língua negra cabeluda também conhecida popularmente como língua peluda é uma patologia bucal que possui a aparência bastante constrangedora, onde apresenta um aspecto peludo e negro na superfície dorsal da língua. Na realidade a língua negra cabeluda não possui pelos na língua mas sim pequenas saliências chamadas papilas, que crescem ao decorrer da vida. Em algumas pessoas as papilas acabam crescendo mais do que o normal, fazendo com que fiquem longas dando um aspecto de pelagem.

 
 
Essas papilas devido ao seu crescimento exagerado acabam ficando mais propensas a abrigar bactérias e/ou fungos que após seu crescimento deixam a língua com a coloração preta podendo também ficar cinza ou marrom.
 
 
 

Causas da Língua Negra Cabeluda: 

 

As causas definitivas da língua negra cabeluda ainda não foram identificadas, acredita-se que a colonização de bactérias na língua fazem com que estimule o crescimento exagerado das papilas. Alguns fatores estão associados, que são: 


  • Fumar cigarros;
  • Café em excesso;
  • Alguns antibióticos;
  • Má higiene bucal;
  • Alguns medicamentos;
  • Diminuição da produção de saliva;
  • Radioterapia;
  • Dieta macia;
  • Uso excessivo de antisséptico bucal;
  • Respirar pela boca;
 
Sinais e Sintomas:  
 
Os sinais e sintomas clássicos da língua negra cabeluda é o aparecimento de mancha negra na parte superficial do dorso da língua, mais pode apresentar também sensação aveludada da boca devido ao crescimento das papilas, Halitose (mau hálito), paladar metálico, sensação de engasgo, náusea e mudança no paladar.

Tratamento: 

 Embora a patologia aparenta ser seria, ela é considerada inofensiva e temporária, geralmente é só manter uma boa higiene oral escovando bem ou dentes e a língua e evitar os fatores que contribuem ao aparecimento da patologia. Contudo é recomendado procurar um médico e/ou dentista para orientação e ou comprovação do diagnóstico.

Embora esta condição não é muito grave ou doença, que pode ser facilmente evitado mediante o exercício de algum atendimento odontológico básico, porque, como se costuma dizer, a prevenção é sempre melhor do que a vida em risco cura.

Há uma técnica simples que é um remédio eficaz, para se livrar da língua negra. Tome pequenos pedaços de fatias de abacaxi finos e lentamente absorva o suco de cada peça de abacaxi, colocando-o na parte posterior da língua.

Coloque-o lá por cerca de 40 segundos e depois mastigue. Repita o processo com o restante das fatias duas vezes por dia durante uma semana. É um modo eficaz de curar língua negra.

Como eu disse várias vezes, isso não é uma condição médica séria então não há nada para se preocupar. Além disso, a gerência de estilo de vida é a melhor maneira de curar e prevenir. Fonte: saudedica.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster