Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Colesterol Bom e Colesterol Ruim - Qual a Diferença?

"Apesar de ser conhecido como o inimigo do organismo e da saúde, o colesterol pode também ser visto de forma positiva, pois ele é o responsável por todas as membranas que envolvem as células do corpo e ajuda nos processos de metabolismo"

Além disso, o colesterol auxilia na produção dos hormônios sexuais e do cortisol.
 

Colesterol bom e colesterol ruim

 
Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. Enquanto o bom é muito importante para a manutenção do organismo, o ruim é extremamente prejudicial à saúde. 

Conhecido como HDL, o colesterol bom auxilia na proteção do organismo e ajuda a recolher o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para ser eliminado pelo fígado. Já o ruim, conhecido como LDL, acontece principalmente devido a uma má alimentação e excesso de peso. Ele está associado a problemas de saúde como diabetes, pressão alta e tabagismo.

Além disso, quando há uma grande quantidade de colesterol ruim no organismo, pode ocorrer o entupimento das artérias, que causa problemas cardiovasculares, como infartos ou derrames.

Portanto, uma pessoa pode ter uma dieta rica em gorduras, porém com o nível de LDL no sangue baixo, pois devido ao colesterol bom, o fígado consegue eliminar o excesso de forma adequada. Por outro lado, uma pessoa que mantém uma dieta equilibrada pode possuir colesterol ruim em níveis altos, pois o organismo não é capaz de eliminar as gorduras de maneira eficaz.
 

Alimentos que aumentam o colesterol bom

 
Além de ajudar a eliminar o excesso de colesterol ruim no organismo, existem alguns alimentos que colaboram para aumentar os níveis do bom. Confira quais são e inclua-os no cardápio:


Fibras: fibras solúveis, como farelo de aveia, ajudam a reduzir o LDL no sangue. Consuma alimentos como frutas cítricas, feijão e ervilhas.

Berinjela: a berinjela auxilia na diminuição da gordura que circula pelo sangue e é rica em flavonoides, que são antioxidantes que evitam a formação de placas de gorduras nas artérias.

Salmão: rico em ômega 3, que combate doenças cardiovasculares, inibe a coagulação sanguínea e a formação de plaquetas, esse alimento controla o colesterol e os triglicérides.

Azeite: o azeite extra virgem ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o bom. Ele ajuda a prevenir doenças cardíacas e é uma poderosa fonte de gordura monoinsaturada, que traz benefícios para o coração.

Morango: as propriedades do morango ajudam a combater os radicais livres e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.

Abacate: rico em gordura monoinsaturada, o abacate atua no organismo como antioxidante e ajuda a bloquear o colesterol ruim. Fonte:vix.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster