Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Conheça Os 10 Tipos De Câncer Que Mais Afetam a Humanidade

"A maioria das pessoas considera o câncer como uma única doença, mas não é bem assim. O câncer, na verdade, é o nome dado para um conjunto de mais de 200 doenças"

Existem, atualmente, inúmeros tipos de câncer, mas todas começam da mesma maneira: o crescimento desordenado das células em nosso corpo. O corpo humano é composto por milhares de células, onde crescem, se dividem e morrem. É o processo natural do sistema. Mas, no caso do câncer, as células não morrem, pelo contrário, se dividem várias e várias vezes, podendo até atingir outros tecidos de nosso corpo além daquele que se originou.

“E o que causa o câncer?”, é a grande dúvida da população. Pois bem, vários fatores podem afetar na disfunção da divisão das nossas células e eles podem ser internos ou externos ao nosso corpo.  As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos e costumes da nossa cultura, já as causas internas, na maioria das vezes, são ligadas à capacidade do nosso organismo de se defender das agressões externas. Nós, humanos, estamos expostos a esses fatores, mas, com alguns cuidados e precauções, podemos prevenir a doença.
 

Câncer é hereditário?

 

Como explicado acima, o câncer é uma doença causada por fatores externos e internos ao nosso corpo, porém, há uma pequena parcela da população que possui tumores malignos em seu organismo por conta da hereditariedade. Um exemplo são as pessoas que possuem retinoblastoma, um tipo de câncer que começa no olho, mais precisamente na retina, e que atinge, na maioria das vezes, crianças de 0 a 5 anos.
 

Os principais tipos de câncer

 

 
Como o câncer engloba mais de 200 doenças, ele pode ser agrupado em categorias mais amplas. Abaixo, você confere as principais categorias de câncer:
 

Carcinoma

 
Tipo de câncer que começa na pela ou nos tecidos que revestem os nossos órgãos internos.
 

Sarcoma

 
Esse tipo de câncer começa em qualquer tecido conjuntivo, isto é, aquele que faz a ligação entre as diferentes células e órgãos de nosso corpo.
 
Leucemia 

Um dos tipos mais conhecidos, a leucemia é o câncer que começa no tecido sanguíneo e que provoca um grande número de células anormais no sangue. 
 

Linfoma e Mieloma

 

Tipos de câncer que iniciam nas células do sistema imunológico, principal defensor de seres invasores em nosso corpo.
 

Cânceres do Sistema Nervoso Central

 

Cânceres que começam nos tecidos do cérebro ou, ainda, da medula espinhal.
 

Os 10 tipos de câncer mais incidentes em 2016

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados no Brasil, neste ano, mais de 590 mil novos casos de câncer, um número incrivelmente assustador.  E temos muita razão em ficarmos assustados! Preste atenção nesta lista a seguir e fique atento aos tipos mais comuns de câncer que poderão vir a acontecer e previna-se.
 

1 - Pele não melanoma

 

 
Câncer mais frequente no país, corresponde a 25% dos tumores malignos registrados. Entre os diversos tipos de câncer de pele, o não melanoma é o que possui a mais baixa mortalidade. Para prevenir a doença, evite tomar o sol entre 10h e 16h, use filtro solar de fator, no mínimo, 15, além de apostar nos chapéus, bonés e óculos escuros.
 

2 - Câncer de Próstata  
 
O câncer de próstata é um dos tipos de câncer que mais afeta os homens brasileiros. Ele é considerado um câncer de terceira idade, pois mais da metade dos casos mundiais ocorrem a partir dos 65 anos. Para prevenir a doença, uma dieta rica em frutas, legumes, grãos, cereais, além da prática de exercícios físicos e a redução do consuma de álcool já ajudam.
 
3 - Câncer de Mama 
 

Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no Brasil e é mais comum após os 50 anos de idade. Por conta dos fatores de risco que causam essa doença, a prevenção do câncer de mama não é totalmente possível, mas cuidar da alimentação e fazer regularmente o autoexame das mamas já reduz o risco de desenvolver a doença.
 
 

4 - Câncer de Pulmão


A cada ano, o câncer de pulmão aumenta um total de 2% mundialmente, além dele ser o mais comum de todos os tumores malignos. Em 90% de casos, a doença está relacionada com o consumo do tabaco, portanto, a principal forma de preveni-la é não fumar. 
 

5 - Câncer de Cólon e Reto

 


 
 
Grande parte dos tumores de cólon e reto origina-se a partir de pólipos que crescem na parede interna do intestino grosso. Se detectado esses pólipos precocemente, a doença tem grande chance de ser curável. Para ajudar na prevenção, a detecção e a remoção dos pólipos antes deles se tornarem malignos é fundamental. Além disso, uma dieta composta de vegetais e laticínios e a prática de atividades físicas também ajudam.
 
 
 

6 - Câncer de Estômago

 

Não há sintomas específicos para esse tipo de câncer, mas alguns sinais de alerta são: perda de peso, vômitos e desconforto abdominal frequente. As principais formas de prevenção do câncer de estômago é a dieta balanceada, o combate ao cigarro e a diminuição do consumo de álcool.
 

7 - Câncer de Colo do útero

 


Esse tipo de câncer é causado pela infecção de alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV. Para prevenir, é sempre muito bom fazer o exame Papanicolau, que detecta as alterações no colo do útero. Além disso, para as meninas de 9 a 13 anos, o Ministério da Saúde implementou a vacina tetravalente contra o HPV.
 

8 - Câncer de Cavidade Oral

 
O câncer de boca afeta, na maioria das vezes, homens brancos com mais de 40 anos. Um dos principais fatores de risco é o tabaco, mas bebidas alcoólicas e exposição solar também aumentam o risco da doença.
 

9 - Câncer de Bexiga

 


O câncer de bexiga é dividido em 3 tipos: o carcinoma de células de transição, o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma. O sintoma mais comum da doença é o sangue na urina. Portanto, fique atento!
 
 

10 - Câncer de Esôfago

 

 
A detecção precoce desse câncer é essencial para que ele não seja tão agressivo posteriormente. O tipo mais frequente é o carcinoma epidermoide escamoso e, para combater a doença, uma dieta rica em frutas e legumes e evitar bebidas muito quentes, alimentos defumados e derivados do tabaco é fundamental.
 
 

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer

 

Assim como o Dia Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Luta contra o Câncer também foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Comemorado no dia 08 de abril, ele serve para conscientizar as pessoas sobre os cuidados de prevenção da doença, já que é a segunda que mais causa morte em todo o mundo, além de apoiar aqueles que sofrem ou já sofreram com a doença.

Aliás, nós queremos saber: tem algum desses hábitos que você já acrescentou ao seu dia a dia a fim de combater o câncer? Ou tem algum outro que você adquiriu e que a gente não citou aqui? Compartilhe com a gente aqui nos comentários. Fontes: 1.inca.gov.br / oncoguia.org.br / clinionco.com.br / calendarr.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster