Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidades

Sapiossexual - A Atração Erótica Pela Inteligência

"Sapiosexual é o conceito que se utiliza para se referir às pessoas que consideram a inteligência como o principal fator da atração sexual"

A origem dessa palavra procede da palavra “sapiens”, que significa sábio ou ajuizado.

Os sapiosexuais se vinculam emocionalmente diante de estímulos novos e prestam pouca atenção ao que eles consideram como repetitivo. São pessoas que possuem uma característica que a psicologia da personalidade define como abertura à experiência.

Precisamente por isso, na sedução, elas se sentem especialmente atraídas pelas conversas que abrem a mente. Esta ativação, que no começo é somente mental, acaba se estendendo a outros níveis, como o físico, afetivo e erótico.

Este fenômeno pode compreender qualquer um dos sexos, ou seja, pode acontecer com mulheres e homens. Apesar de estimarem que é mais comum nas mulheres ou mais demonstrado por elas, já que não são tão visuais como os homens e precisam de outros estímulos para se apaixonar.
 

Sapiosexual: a inteligência erótica

 

Muitos psiquiatras defendem que o cérebro é o principal órgão sexual, antes mesmo da pele e dos órgãos genitais. Por outro lado, a sexóloga Emma Ribas considera que a sedução pelo intelecto adiciona mais qualidade à relação, já que a inteligência desperta um desejo que logo é traduzido ao nível físico.

Para os sapiosexuais, a conversa se transforma em um jogo sexual de duas mentes. Adoram as surpresas e o inesperado. Com frequência, deixam espaço para que surja o desejo e sabem como mantê-lo através do mistério. Este último é a inteligência erótica.

Pois bem, a atração pela inteligência também pode acarretar algum perigo, especialmente nas pessoas inseguras ou com baixa autoestima. Nesses casos, podem se estabelecer relações de dependência devido à desvalorização que as pessoas com baixa autoestima têm de si mesmas. Elas admiram quem acreditam ser mais inteligentes porque elas mesmas acham que não são.
 

Encontrando o amor no interior

 

As redes sociais estão dando mais visibilidade, sob novos paradigmas léxicos, a conceitos que já existem há muito tempo atrás. Procurar rótulos para definir relacionamentos não é algo novo, senão uma necessidade humana de funcionar com estereótipos e preconceitos que nos orientam na vida social.

Nesse sentido, sapiosexual é um dos termos que está na moda para descrever uma circunstância que sempre existiu: a atração sexual pela inteligência do outro. Apesar do termo ser novo, a relação entre inteligência e mente como fatores de atração entre pessoas data dos textos do filósofo Platão, no ano 380 a.C.

Os sapiosexuais são seduzidos pelas palavras. Eles gostam de ter qualidade nas conversas e diálogos estimulantes que lhes permitam fugir da frivolidade, encontrando o amor no interior do outro. Porém, ao ser sapiosexual, isso não quer dizer que a pessoa não considere outros parâmetros como o físico ou a personalidade do outro.

Também pode ser que essas pessoas, de maneira inconsciente, interpretem a intelectualidade do outro como um relacionamento mais seguro e estável. De algum modo, elas associam a inteligência à uma boa determinação e proteção no relacionamento.

A sapiosexualidade é um aspecto a mais a ser incluído junto ao resto dos critérios que utilizamos para escolher com quem gostaríamos de estar. Definitivamente, se queremos passar mais tempo com uma pessoa, é melhor que ela acrescente conversas interessantes e seja capaz de manter o mistério e o desejo. Fonte: amenteemaravilhosa.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster