Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

8 Dicas Para Você Acabar Com As Placas Dos Dentes

"A placa bacteriana é um problema dental que muitas vezes não conseguimos controlar. A princípio pode parecer inofensivo, mas caso não seja tratado, pode causar sérios problemas aos dentes"
 
Há uma série de produtos encontrados nas farmácias que dizem combater a placa, mas a maioria deles contém muitos componentes químicos que podem ser agressivos para a saúde bucal. Mas você sabia que há alternativas naturais para combater esse mal?
 
Mas o que é a placa bacteriana?
 
A placa (também chamada de biofilme) é formada com o acúmulo de substâncias que ficam na boca após beber e comer. Como diz o nome, são placas que vão se formando principalmente entre os dentes e na margem cervical, área mais sensível entre o dente e a gengiva. Restos de comida e bactérias são os principais 'alimentos' das placas, além de causar outros problemas como gengivite e periodontite.

Embora a formação de placa seja comum, controlá-la e ter atenção à saúde bucal é muito importante. Com o passar do tempo, a placa fica mais ácida (por causa da acidez da saliva com as bactérias) e se torna mais séria, formando tártaro. Além disso, outros problemas podem surgir, enfraquecendo os dentes.

O que é tártaro?
 
Se a placa bacteriana já é difícil de evitar, imagine quando se transforma em tártaro. Também chamado de cálculo dental, surge na linha entre a gengiva e o dente, e também nas cavidades entre um dente e outro. O tártaro causa mau hálito, gengivite e mais formação de placa caso não seja tratado.

O tártaro é mais difícil de remover, e só o dentista pode fazer isso. Fatores como má higiene, tabaco, idade, má alimentação e fatores genéticos contribuem para a sua formação.

 O que fazer para evitar a placa?
 
O mais importante, antes de tudo: não deixe de ir ao dentista, a cada três ou seis meses, para que possa verificar como está a sua saúde bucal. E siga essas dicas naturais que vamos lhe passar agora para manter a sua boca limpa, saudável e evitar as placas o máximo que puder. Essas técnicas foram testadas e aprovadas.
 
8 Receitas Caseiras Contra Placa Bacteriana:
1. Escovar os dentes com sal e bicarbonato de sódio

A combinação desses dois ingredientes é uma das mais seguras e eficazes no combate à placa. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com meia colher de sopa de sal. Molhe as cerdas da escova, coloque nessa mistura e escove seus dentes. Repita esse procedimento algumas vezes durante a semana e verá os resultados.

 2. Mastigar maçãs

 Dica prática, saborosa e saudável. A maçã é um excelente alimento e ainda pode ajudar na saúde bucal. É muito simples: ao comer a fruta, basta mastigá-la bem, pois ajuda a remover restos de comida entre os dentes. Suas propriedades ajudam a combater a placa bacteriana.

3. Casca de laranja

Pode parecer estranho, mas funciona. Antes de escovar os dentes, pegue um pedaço de casca de laranja e passe a parte branca sobre os dentes por cerca de dois minutos. Os dentes vão ficar mais limpos e brancos. A vitamina C contida na casca combate a placa bacteriana.
 
 
4. Outras frutas ricas em vitamina C
 
Além das laranjas, há várias outras frutas que podem ser usadas para este procedimento. Opte por frutas ricas em vitamina C, como morangos, que além de manter os dentes saudáveis, combate outras infecções orais.
 

 5. Sementes de gergelim

 
Outro ingrediente natural e muito poderoso! A semente de gergelim age como abrasivo contra bactérias pois contém muitas excelentes propriedades. Basta esfregar as sementes nos dentes e enxaguar bem a boca. Use uma escova de dente, caso fique algum resquício na boca.
 

 6. Pasta de óleo de coco com bicarbonato

Surpreendentemente, o óleo de coco é ótimo para a saúde bucal. Para manter sua boca livre da placa a maior do tempo possível, misture duas colheres de óleo de coco com um pouco de bicarbonato de sódio. Mexa bem até formar uma pasta. Escove os dentes com essa mistura e verá incríveis resultados. Pode também usar algum óleo essencial para refrescar o hálito, como hortelã.

 7. Aloe vera

 
Além de ser excelente para a saúde da pele, a aloe vera também é ótima para a gengiva e os dentes. Estudos comprovaram que a aloe vera é eficaz no combate à placa e na saúde da boca em geral. Apenas aplique um pouco de aloe vera na sua escova de dente e use como se fosse pasta comum.

 8. Enxaguar a boca com água oxigenada

Pode parecer loucura, mas funciona e é seguro. Faça uma mistura de três partes de água com uma parte de água oxigenada. Faça um bochecho e gargarejo com essa mistura por um minuto, todos os dias. Age como um adstringente e branqueador dos dentes, e também ajuda prevenir a formação de placa e tártaro.

Outras dicas importantes:

Escove bem os seus dentes, e com regularidade: Se quer mesmo evitar a formação e acúmulo de placas, escovar os dentes com frequência é obrigatório. Use uma boa escova e faça movimentos em todos os dentes para mantê-los todos limpos.

Sempre consulte o dentista: Já falamos sobre a importância do dentista, mas vale ressaltar. Assim como vamos ao médico para saber da nossa saúde em geral, devemos ir ao dentista para verificar a saúde da nossa boca. O ideal é ir a cada três ou seis meses.
Beba água: A água ajuda a eliminar os restos de comida que ficam na boca após as refeições.

Use fio dental: Utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia para eliminar aqueles restos de comida que ficam entre os dentes, que a escova não alcança. Duas vezes ao dia é o ideal! Fonte: healthyandnaturalworld.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster