Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Balanite - Inchaço Na Glande Do Pênis

"A balanite é a inflamação da “cabeça” do pênis (glande). Quando essa inflamação se estende à pele que recobre a glande (prepúcio), denomina-se balanopostite"

Pode ocorrer em qualquer faixa etária. Há várias causas como candidíase, infecções bacterianas, doenças sexualmente transmissíveis, irritação da pele e outras doenças menos comuns. O tratamento costuma ser bastante eficaz.

O que é a balanite?

Balanite é o nome que se dá à inflamação da glande (a cabeça do pênis). Frequentemente, o prepúcio também se encontra inflamado. É uma doença comum e pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais frequente em garotos com menos de quatro anos de idade e em homens que não foram circuncisados. Cerca de um a cada 25 garotos e um a cada 30 homens não circuncisados apresentam balanopostite em algum momento de suas vidas. É bastante incomum em homens já circuncidados.

Quais são os sintomas da balanite?

Os sintomas mais comuns incluem vermelhidão, irritação, coceira e dor na glande, que podem variar desde uma pequena mancha vermelha confinada a uma parte da glande, até a glande toda se tornar avermelhada, inchada e dolorosa. Às vezes há uma secreção espessa, purulenta que é produzida abaixo do prepúcio. Pode ser impossível retrair o prepúcio. Também pode haver dor ou desconforto ao urinar.

O que pode causar a balanite?

Há diversas causas de balanite:

1)     Má higiene

A má higiene genital, combinada a um prepúcio apertado, pode resultar em irritação pelo esmegma. O esmegma é uma secreção com aspecto de queijo cremoso que se forma abaixo do prepúcio. O prepúcio deve ser frequentemente retraído para que a glande seja limpa. Essa é a causa mais comum de balanite.

2)     Infecção – Não transmitida sexualmente

Vários micróbios que habitam a pele em números reduzidos podem se multiplicar e causar uma infecção. Uma causa comum de infecção é uma levedura denominada cândida, que também causa a candidíase vaginal nas mulheres. A cândida é um dos micro-organismos que vivem na pele humana e que, às vezes, pode causar uma infecção.
 
Algumas bactérias também podem levar a balanite. Qualquer homem ou garoto pode ser acometido por uma infecção. Uma infecção da glande é, contudo, mais provável de ocorrer se você:
 
  • - Já apresenta algum grau de inflamação do pênis devido a alguma alergia ou algum agente irritante (leia mais abaixo)
     
- É diabético, particularmente se o diabetes não estiver bem controlado e houver açúcar na urina. Após urinar, gotas de urina que contém açúcar podem ficar retidas abaixo do prepúcio e estimular a multiplicação de micróbios.
 
- É portador de fimose. A fimose é uma doença na qual o prepúcio não pode ser retraído de forma que a glande não pode ser exposta para ser adequadamente higienizada. É comum em garotos e geralmente se resolve espontaneamente até os cinco anos de idade. Quem apresenta uma fimose tem maior probabilidade de desenvolver uma balanite, pois suor, sujeira e urina podem se acumular abaixo do prepúcio. Isso pode irritar a glande diretamente ou pode levar a proliferação de micróbios.
 
3)     Infecções – Transmitidas sexualmente

Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem causar balanite. Uma DST é mais provável se também houver inflamação do canal por onde passa a urina (o que se denomina uretrite). Várias DSTs podem causar uretrite e balanite, como herpes, gonorreia e clamídia, por exemplo. Sintomas de uretrite incluem dor ao urinar e saída de secreção pela uretra.

4)     Alergias e agentes irritantes

A pele da glande é sensível. Ela pode reagir e se tornar inflamada caso entre em contato com várias substâncias, por exemplo:
 
  • Se você não retrair o prepúcio e lavar a glande, pode haver acúmulo de fragmentos de pele antiga, urina, suor e outros dejetos. Isso pode irritar a glande e iniciar um processo inflamatório.
  • Alguns produtos de limpeza, como sabonetes, que podem ser utilizados no pênis.
  • Lavar em excesso ou esfregar a glande também pode irritar sua pele delicada.
  • Preservativos, espermicidas e lubrificantes íntimos podem irritar a glande.
  • Substâncias químicas derrubadas em suas mãos podem atingir o seu pênis quando você o manipula no banheiro.
  • Alguns sabões em pó ou amaciantes que não foram bem enxaguados das roupas de baixo.
 
5)     Doenças dermatológicas

Algumas doenças dermatológicas (da pele) podem causar uma balanite ou podem ser confundidas com uma balanite, como a psoríase e outras doenças dermatológicas incomuns.

Como se diagnostica a causa da balanite?
 
O médico pode diagnosticar facilmente a balanite pelo aspecto característico da glande. Em alguns casos a causa provável também pode ser determinada apenas pelo exame físico. A infecção pela cândida, por exemplo, costuma ter uma aparência típica. Por isso, o médico pode ser capaz de dar o diagnóstico e prescrever o tratamento sem necessidade de exames complementares.

Mas caso o médico não tenha certeza da causa ou se a balanite não melhorar com o tratamento, pode ser necessário realizar um ou mais dos exames a seguir:
 
  • Um swab para identificar bactérias pouco comuns.
  • Um exame para procurar diabetes.
  • Exames para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis.
  • Pode ser necessário encaminhar o paciente a um dermatologista ou alergista se houver suspeita de uma doença dermatológica ou de alergia.
  • Caso persista a inflamação, uma biópsia da pele inflamada pode ser necessária para que seja feito o diagnóstico.
 
Qual o tratamento da balanite?

As recomendações a seguir devem ser seguidas por todos os portadores de balanite, independentemente da causa:
 
  • Use água morna para lavar o pênis e, então, seque-o cuidadosamente.
 
Os tratamentos a seguir dependem da causa da balanite:
 
  • Caso a causa seja cândida, pode-se utilizar comprimidos ou pomadas com agentes antifúngicos.
  • Os antibióticos são utilizados contra infecções causadas por bactérias, inclusive algumas DSTs.
  • Uma pomada a base de corticosteroides é útil para reduzir a inflamação na balanite causada por alergias ou agentes irritantes. Os corticosteroides também podem ser associados aos antifúngicos ou antibióticos para aliviar a inflamação causada pela infecção. Importante: nos casos em que há infecção, não se deve utilizar corticosteroides isoladamente, já que eles podem piorar o quadro infeccioso.

Se você apresenta balanite recorrente e é portador de fimose, então pode ser realizada uma postectomia (circuncisão) para remover o prepúcio.

É possível prevenir a balanite?

Dicas para ajudar a evitar a balanite:
 
  • Lave a glande (a cabeça do pênis) todos os dias. Retraia o prepúcio durante o banho e lave a glande utilizando apenas água ou água e um sabonete suave (pode ser um sabonete íntimo, de glicerina ou um sabonete neutro de bebe). Certifique-se que todo o pênis, inclusive a glande, está seco antes de vestir a roupa íntima.
  • Se os sintomas estão relacionados ao uso do preservativo, tente utilizar um preservativo para peles sensíveis (sem látex, atualmente há duas marcas no Brasil).
  • Lave suas mãos antes de manipular o pênis no banheiro, principalmente se você manipula substâncias que podem irritar a pele.Use preservativos sempre que tiver relações sexuais com uma nova parceira. Fonte:  urologianiteroi.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster