Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Obstrução Das Trompas - Causas, Tratamento e Infertilidade

"Uma das funções das trompas de Falópio é captar o óvulo – liberado pela mulher durante a ovulação – e permitir que ele se encontre com o espermatozoide"

Ou seja, as trompas são decisivas para que ocorra a fecundação, por isso, uma das causas frequentes de infertilidade feminina é a obstrução das trompas.

O problema pode ocorrer em apenas uma trompa ou nas duas, quando é chamada de obstrução bilateral. Em geral, a obstrução das trompas não provoca sintomas e a maioria acaba descobrindo que tem o problema quando não consegue engravidar.
 

Como o diagnóstico é confirmado?

 

 
A obstrução das trompas é diagnosticada através de um exame chamado histerossalpingografia. Um aparelho inserido na vagina da mulher consegue analisar as trompas e verificar se há alguma lesão.

Outra maneira do médico identificar uma obstrução é através videolaparoscopia, procedimento mais invasivo em que é feito um corte na barriga da mulher.
 

Quais são as causas da obstrução das trompas?

 

Diversos fatores podem causar obstruções nas trompas:

  • Aborto, principalmente em casos de falta de assistência médica;
  • Endometriose;
  • Salpingite, que é a inflamação nas trompas;
  • Infecções no útero e nas trompas, normalmente causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia;
  • Apendicite, onde há rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas;
  • Gravidez tubária prévia;
  • Cirurgias ginecológicas ou abdominais, que podem deixar cicatrizes que provocam a obstrução das trompas.

 

Há como prevenir a obstrução das trompas?

 
Como você viu acima, algumas das causas mais frequentes da obstrução das trompas têm relação com problemas ginecológicos, como a endometriose e doenças sexualmente transmissíveis.

Sendo assim, a mulher pode prevenir – quando a causa tem origem nessas condições – tendo consultas regulares com o ginecologista (ao menos 1 vez ao ano) e usando preservativos nas relações sexuais.
 

Tratamento

 

Um dos tratamentos para a obstrução das trompas é a cirurgia, que remove a parte danificada ou o tecido que bloqueia a trompa. Depois de algum tempo, a mulher pode voltar a tentar engravidar.

Outras alternativas que permitem que a mulher engravide com a obstrução das trompas:
  • Tratamento com hormônios: utilizado quando apenas uma das trompas é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável;
  • Fertilização in vitro: usada quando os outros tratamentos não funcionaram. O embrião é formado em laboratório e depois implantado diretamente no útero da mulher. Fonte: testepositivo.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster