Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

saúde

10 Dicas Para Uma Alimentação Saudável, Segundo Nutricionistas

"Se você quer realmente perder peso, precisa focar não em números na balança, mas uma melhoria na qualidade de vida" 

Com um equilíbrio de atividade física, uma alimentação saudável e uma rotina que permita você descansar, os resultados surgirão naturalmente. Aqui estão 10 maneiras para você contrabalancear as suas refeições:

1 - Faça as refeições com calma 

 
 
Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos. Grande parte das #enzimas digestivas (50%) são secretadas por estímulos sensoriais (visão, olfato, tato, paladar).

 

 

 

 

2 - Mastigue bem os alimentos

 

A digestão se inicia na boca com a trituração dos alimentos e ação da salivação. A mastigação deve tornar o alimento pastoso, facilitando o processo digestivo. Quando há ansiedade, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, comemos mais. Quando mastigamos bem, automaticamente estamos trabalhando com a ansiedade e promovendo a saciedade fisiológica (verdadeira). Então, não coma em menos de 20 minutos cada refeição.
 
 

3 - Líquidos x Refeição 

 

Não ingira líquidos junto com as refeições. O líquido faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo. Procure utilizar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais. No entanto, se a refeição estiver salgada o ideal é ingerir água durante.

 

 

4 - Horários para as refeições

 
 
 Tenha horário para suas refeições. Ele faz com que nosso organismo mantenha um ritmo, com estabilidade #nutricional e hormonal.
 
 
 

5 - Alimente-se a cada 3 horas 

 

 
Nosso #cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato). A inconstância em receber esse nutriente, traz redução da nossa disposição, além de proporcionar perda de massa #muscular. Além disso, comendo de 3 em 3 horas, a fome e a voracidade se mantêm sob controle, evitando episódios de compulsão alimentar.
 
 

6 - Alimentos integrais 

 

Consuma alimentos integrais. Eles contém vários nutrientes que estão na película do grão. São excelentes para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue), têm fibras que servirão de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudam no controle do colesterol e na saciedade.
 
 

7 - Consuma frutas e hortaliças 

 

 
Ingira verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Contém também fitoquímicos (polifenóis, carotenóides, flavonóides, dentre outros) os quais são excelentes antioxidades (protetores das nossas #células)
 

 

 

8 - Evite alimentos refinados

 

Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz), além de não conter mais a sua película - onde estava a maioria dos nutrientes - também passam por um processo químico chamado de branqueamento. Neste processo, diversas substâncias químicas são adicionadas, com potencial efeito negativo para nosso organismo. Os alimentos refinados não alimentam nossas #bactérias "boas". Assim, poderá favorecer o crescimento das bactérias patogênicas (ruins) e desequilibrar nossa flora intestinal.
 

9- Ingira líquido 

 

 
 
A ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado e ajude o organismo a transportar os #nutrientes que precisamos. O melhor método que temos para verificar nossa hidratação é a cor da #urina, a qual deve estar amarela bem clara.
 
 
 

10- Evite os industrializados 

 

Evite alimentos industrializados, processados e embutidos. Estes produtos contêm inúmeras substâncias #químicas que não são reconhecidas pelo nosso organismo. O consumo desses alimentos em quantidade excessiva demanda trabalho do fígado para neutralizar corantes, conservantes, etc, e depois eliminá-los, muitas vezes com auxílio dos rins. Alguns produtos com potencial efeito cancerígeno podem ser recebidos pela ingestão desses produtos ou serem produzidos no processo de desintoxicação. Pode haver comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos devido à ingestão de produtos estranhos ao nosso #organismo. Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster