Full width home advertisement

Curiosidades

Saúde

Psicologia

Post Page Advertisement [Top]

saúde

A Importância das Vitaminas do Complexo B no Seu Corpo

"As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano"

O organismo não faz reserva de vitamina B, por isso é necessário suprir esse composto essencial diariamente, seja por meio da alimentação ou através de suplementos.

Na verdade, quando se fala em “vitamina B”, estamos falando de um complexo de oito vitaminas diferentes — por isso usa-se também o termo “complexo B”. Todas essas vitaminas são hidrossolúveis e possuem importantíssima ação no metabolismo celular.

Benefícios da Vitamina B

A vitamina B é uma das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Além disso, ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite.

Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas, ou qualquer pessoa que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com vitamina B normalmente é indicada. Além de tudo isso, a vitamina B também ajuda a manter a saúde da pele e o crescimento do cabelo.

Principais Sintomas da Falta de Vitamina B

As consequências da falta de vitaminas do complexo B são geralmente neurológicas, gastrointestinais ou dermatológicas.
  • Alterações no sono
  • Depressão e irritabilidade
  • Alterações do humor
  • Perda de apetite, náuseas e diarreia
  • Tremores e dor de cabeça
  • Queda de cabelo e pele opaca e flácida
  • Fadiga e falta de energia
  • Diminuição da concentração
  • Dores de cabeça
  • Anemia
  • Inflamações nos nervos, pele e garganta

Vitamina B1 (Tiamina)


A tiamina é importante para produção de ácido clorídrico e para a formação do sangue. Tem importante função no metabolismo dos carboidratos. Não há problema se for ingerida em excesso, pois ela não se acumula no organismo (é eliminada pelas fezes). A absorção fica prejudicada com o consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substância. A deficiência de vitamina B1 manifesta-se principalmente em pacientes alcoólatras e é denominada beribéri.

Os sintomas principais das falta da tiamina são fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.

Vitamina B2 (Riboflavina)

A riboflavina é fundamental no processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras. A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea. Ela é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B3 (Niacina)

A vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)


Conhecida como a vitamina "antiestresse", a vitamina B5 atua na produção dos hormônios suprarrenais e na formação de anticorpos. A utilização de vitaminas auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteroides vitais e cortisona na glândula suprarrenal e é um elemento essencial da coenzima A.

Vitamina B6 (Piridoxina)


A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Muitas reações do metabolismo são dependentes da piridoxina. É importante tanto para a saúde física quanto mental. A vitamina B6 é uma coenzima e interfere no metabolismo das proteínas, gorduras e triptofano. Atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Participa no crescimento dos jovens.

Vitamina B7 (Biotina)


A biotina ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na utilização das vitaminas do complexo B. Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.

Inositol (antiga Vitamina B8)


O inositol já foi considerado um membro do complexo B, por isso incluo aqui no post. No entanto, uma vez que é produzida pelo corpo humano a partir de glicose, não é mais considerada um nutriente essencial (algumas substâncias tais como a niacina também podem ser sintetizadas no corpo, mas não em quantidades consideradas adequadas para uma boa saúde; por isso, ainda podem ser classificadas como nutrientes essenciais).

Vitamina B9 (Ácido Fólico)


Ácido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9. Considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias. O folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Vitamina B12 (Cobalamina)


A vitamina B12 é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídios. Além disto, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária para a formação de DNA e afeta a formação de mielina.

Alimentos Fontes de Vitamina B

Vitamina B1 (Tiamina)Carnes vermelhas, fígado, legumes cereais, leite e ovos.
Vitamina B2 (Riboflavina)Carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, queijos e ovos.
Vitamina B3 (Niacina)Carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos e germe de trigo.
Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.
Vitamina B6 (Piridoxina)Carnes vermelhas, fígado, leite e ovos e germe de trigo.
Vitamina B7 (Biotina)Carnes vermelhas, gema de ovo, cereais.
Vitamina B9 (Ácido Fólico)Miúdos, vegetais folhosos, legumes, milho e amendoim.
Vitamina B12 (Cobalamina)Carnes vermelhas e brancas.

Suplementação de Vitamina B

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e garantir a recomendação diária desses nutrientes é essencial para evitar a sua deficiência. Pelo fato de serem interligadas em seus processos metabólicos, a ingestão insuficiente de uma delas pode prejudicar a ação das demais. Por isso, em muitos casos, a suplementação de todas as vitaminas do complexo B é necessária.


A suplementação do complexo B é importante, especialmente, para praticantes de exercícios físicos, uma vez que essas vitaminas atuam como cofatores do metabolismo proteico e energético. Além disso, idosos, gestantes e pessoas que se submeteram a cirurgia do trato gastrointestinal precisam de um aporte maior do complexo B, sendo interessante a suplementação, já que apenas a alimentação nem sempre consegue suprir as necessidades diárias dessas vitaminas.

A dose de vitaminas do complexo B varia de acordo com a necessidade individual de cada um, por isso, consulte um nutricionista para avaliar a melhor quantidade e momento para consumir o complexo B. Atualmente, é possível encontrar diversas opções de complexo B em gotas, cápsulas ou comprimidos, sendo facilmente suplementada.
Fonte: belezaesaude.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster