Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Dores Nas Pernas? Conheça As Causas e Como Tratar

"A sensação de pernas cansadas, que aparece geralmente no final do dia, pode ter diversas causas, entre elas excesso de esforço físico ou mesmo algumas doenças como, por exemplo, a fibromialgia"

Porém, o mais comum é que este sintoma seja resultado de má circulação na região. As dores nas pernas causadas por problemas vasculares podem ter basicamente dois motivos: circulação arterial deficiente ou problema no retorno do sangue venoso (a volta do sangue da periferia do corpo até o coração).

Quando há uma deficiência na circulação arterial, o principal sintoma é cãibra nas pernas, principalmente durante a prática de exercícios físicos. Já quando o problema é venoso, a sensação de peso, cansaço e pernas inchadas é comum. Às vezes, também ocorre formigamento ou dormência devido ao inchaço.

Alguns maus hábitos podem causar e agravar os problemas de circulação na região das pernas. De acordo com especialistas, indivíduos que trabalham ou permanecem em pé ou sentados, na mesma posição, durante longas horas têm mais tendência a desenvolver o problema.

Algumas pessoas que trabalham na mesma posição por muito tempo desenvolvem varizes nas pernas e testemunham dores, inchaços e a sensação de cansaço, que evoluem gradativamente ao longo do dia. Em geral, associado ao uso de meias elásticas de compressão e medicamentos específicos, essas pessoas devem realizar pausas compensatórias a cada duas horas, mudando de posição ou realizando caminhada curta, de no máximo cinco minutos.

O sobrepeso e o sedentarismo também são fatores que agravam o problema, pois prejudicam o funcionamento adequado da circulação. Além do uso da meia de compressão prescrita pelo médico, a prática regular de atividades físicas é muito importante.

Em casos mais graves, a má circulação pode causar problemas de varizes e obstrução das artérias das pernas, o que pode ocorrer principalmente em decorrência do tabagismo. Portanto, abandonar o cigarro é essencial.
 

Opções de tratamentos

 

O tratamento pode ser clínico, com medidas que combatam a estase venosa (quando a velocidade da circulação do sangue diminui) englobando perda de peso, realização de atividade física regular supervisionada e utilização de meias elásticas de compressão graduada.

Além disso, o uso de medicação específica para tratamento de doenças venosas crônicas (flebotônicos) e a escleroterapia podem ser necessários. O tratamento cirúrgico pode ser indicado em alguns casos.

O uso de medicamentos fitoterápicos específicos para melhorar a circulação do sangue também pode ajudar no tratamento e na prevenção de problemas circulatórios.

Muitos pacientes sentem alívio com a utilização de fitoterápicos. Para este fim, há formulações prescritas, tanto via oral quanto cremes tópicos. São possíveis componentes destas fórmulas a castanha da índia, rutina, arnica, centelha asiática, entre diversos outros fitoterápicos.

Muitos medicamentos fitoterápicos têm propriedades que aumentam a resistência vascular, fazendo com que os vasos retomem a elasticidade anterior, possibilitando o retorno venoso adequado. Há também os que impedem a formação de trombos, auxiliando a circulação no geral.

Os fitoterápicos podem ter efeitos colaterais e ressalta a importância do profissional da saúde no tratamento do problema: O acompanhamento médico é essencial nos casos de sensação de 'pernas cansadas', pois o diagnóstico da patologia correta é muito importante, visto que para cada doença há uma indicação de fitoterápico.

Reforçamos ainda, a importância de se consultar um especialista para determinar as causas exatas do sintoma de pernas cansadas. Se a pessoa estiver apresentando muitos sintomas, é necessário buscar a opinião de um especialista, como um cirurgião vascular, para a avaliação completa da circulação e determinação da necessidade de algum tratamento clínico ou cirúrgico. Fonte: minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster