Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Quando Um Simples Resfriado Se Transforma Em Pneumonia!

"É essencial reconhecer diferenças entre pneumonias e resfriados, pois alguns casos exigem internação"

As pneumonias ocorrem quando um agente infeccioso ou irritante consegue penetrar nos alvéolos, as estruturas pulmonares onde ocorre a troca do ar oxigenado que respiramos pelo ar rico em gás carbônico que expiramos. Os agentes causadores de pneumonias podem ser diversos, desde vírus e bactérias até fungos, alérgenos ou substâncias irritantes.

É importante lembrar que essa doença pode ter evolução muito rápida. A pessoa está bem, mas, dali a algumas horas, a infecção se manifesta e é preciso procurar atendimento médico sem demora.

Descobrir qual é o causador específico de uma pneumonia não é tarefa fácil, pois muitas vezes o quadro clínico é semelhante. Mas, em geral, a estratégia de tratamento utilizada não exige que se conheça a causa exata. “Como se sabe que os principais agentes são os Streptococcus pneumoniae, o microplasma, a Clamídia e o Hemophilus, muitas vezes introduz-se o tratamento com antibióticos que cobrem todo esse espectro sem necessidade de identificar o agente causador. Na maior parte das vezes não importa fazer a diferenciação. Ela só interessa quando o paciente não responde ao tratamento com antibiótico de amplo espectro.

Diferença entre pneumonia e resfriado



As pneumonias compartilham alguns sintomas semelhantes com as gripes e resfriados, mas geralmente existem características que permitem diferenciá-los facilmente. Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes ela produz muco verde-amarelado. 

Como existe uma inflamação nos pulmões, decorrente da luta do organismo para expulsar o agente irritante, também ocorre dor no tórax ao respirar. Outros sintomas incluem falta de ar, confusão mental e mal-estar generalizado. É importante lembrar que essa doença pode ter evolução muito rápida. A pessoa está bem, mas, dali a algumas horas, a infecção se manifesta e é preciso procurar atendimento médico sem demora.
 
O tabagismo é o principal fator de risco para a doença. Todo tabagista corre risco maior de ter a doença, porque o fumo, por si só, causa uma reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões. Crianças, que estão com o sistema imune em desenvolvimento, e idosos, que podem estar com a imunidade deficiente, também são mais suscetíveis à doença. Ar-condicionado também pode facilitar a disseminação da pneumonia, tanto porque o ambiente tende a ficar muito seco (o que facilita a invasão por micro-organismos) como porque o ar do local é continuamente reciclado, aumentando o risco de germes permanecerem circulando.

As pneumonias são mais graves que os resfriados, mas são muito menos contagiosas. O diagnóstico envolve auscultar os pulmões para identificar o chiado característico da doença, seguido de radiografia para analisar a região. Geralmente, o tratamento não é demorado. Desde que o antibiótico esteja correto, o quadro de febre e de toxemia melhora em três ou quatro dias e os sintomas desaparecem entre sete e dez dias a contar do início do tratamento, embora a radiografia possa mostrar o infiltrado até um mês depois de o paciente estar curado. Por isso, é importante dizer que o critério para declarar a cura é primeiro clínico e depois radiológico.

Quem já conheceu alguém que teve pneumonia possivelmente sabe de casos em que a pessoa precisou ser internada. Essa conduta não é obrigatória, contudo. Muitas vezes, após o diagnóstico o tratamento pode ser feito em casa, com medicação prescrita. Entretanto, há alguns fatores que podem levar à indicação de internação, como febre alta, baixa oxigenação e complicações provocadas pela própria pneumonia. Os casos mais frequentes de internação ocorrem quando a doença acomete idosos. A pneumonia nas pessoas mais velhas é mais grave porque, geralmente, está associada às complicações da doença. Muitas vezes, as pessoas são internadas porque o quadro requer aplicação de antibiótico por via endovenosa, durante 48 ou 72 horas, uma vez que a absorção por boca pode estar comprometida. Fonte: drauziovarella.uol.com.br

Um comentário:

Tua saúde disse...

Sabe que eu já ví isso acontecer...

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster