Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Cetoacidose Diabética - Níveis Altíssimos De Açúcar No Sangue


"A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do diabetes, considerada uma emergência médica e caracterizada por cetonemia, acidose metabólica (pH acima de 7,3 e bicarbonato menor de 15mEq/L) e hiperglicemia (glicose maior de 200-250 mg/dL)"

É uma complicação mais frequente em pacientes jovens (menores de 65 anos), caracteristicamente associada à diabetes tipo 1, podendo ocorrer também no diabetes tipo 2 em condições de estresse extremo (infecção grave, trauma). Na maioria dos casos, a cetoacidose é precipitada por uso inadequado de insulina (deixar de usar a insulina ou usar dose menor do que o recomendado, por exemplo). Além disso, abuso de álcool, jejum ou uso de algumas medicações (glicocorticoides e beta-bloqueadores) e eventos como infecções, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, pancreatite também estão associados como causa da cetoacidose.

Por que ela ocorre?

A concentração sanguínea de glicose é regulada por dois hormônios: insulina e o glucagon. Após uma refeição, os níveis de glicose aumentam no sangue, ativando células pancreáticas responsáveis pela liberação de insulina.

Já a cetoacidose ocorre como consequência da lipólise (quebra da gordura armazenada no corpo) aumentada, processo que é utilizado como uma alternativa para a obtenção de energia, resultando em produção de cetonas e outros cetoácidos, alterando o pH do sangue. O glucagon, ao contrário da insulina, aumenta os níveis de glicose no sangue, e seu excesso contribui para o desenvolvimento de cetoacidose.

Quais os sintomas que o paciente apresenta durante a cetoacidose?

Os sintomas estão relacionados com a hiperglicemia, como aumento da diurese e desidratação, e com a cetonemia, como náuseas e vômitos. A hiperglicemia, dependendo do seu grau e duração, está relacionada com sintomas neurológicos, como alteração do sensório. 

Dor abdominal também é comum, principalmente em crianças, e é associada à gravidade da acidose metabólica. Alguns sinais como mucosas desidratadas, hálito cetônico (semelhante ao aroma do removedor de esmaltes), respiração de Kussmaul (respiração profunda, ofegante), taquicardia, hipotensão e alteração da consciência são manifestações clínicas da cetoacidose e devem alertar os pacientes.


Qual o tratamento para a cetoacidose?

A duração prolongada está associada a complicações graves e até a morte. Na suspeita do quadro de cetoacidose o paciente deve ser levado imediatamente à emergência. O tratamento da cetoacidose diabética inclui hidratação, terapia com insulina intravenosa e reposição de eletrólitos conforme a necessidade. Fonte: ufrgs.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster