Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Hiposfagma - Derrame Ocular Na Superfície Do Olho

"O tipo mais frequente de sangramento na superfície do olho é chamado de hiposfagma, ou popularmente como derrame ocular”

Este sangramento ocorre na superfície do olho, abaixo da conjuntiva (entre a esclera, que é a parte branca do olho e a conjuntiva, que é fina membrana transparente que recobre a esclera). Este tipo de sangramento aparece como uma mancha na superfície do olho, de cor vermelho vivo. 

Este sangramento não deve ser confundido com o sangramento intraocular, geralmente associado a lesão de retina como retinopatia diabética, trauma ou descolamento de retina. No caso do sangramento intraocular o paciente apresenta baixa de visão e deve ser examinado por um oftalmologista com experiência em retina assim que possível.

No caso da foto acima, o sangramento superficial, ou hiposfagma o paciente não costuma ter piora da visão. Na maior parte das vezes não se identifica uma causa para o sangramento, mas as vezes pode ser causado por um aumento súbito da pressão arterial, crise de vômitos ou alteração na coagulação sanguínea. Causas mais raras incluem cistos de conjuntiva, amiloidose conjuntival e tumores de conjuntiva.

O que o paciente sente

 

Normalmente o paciente acorda e não tem sintoma nenhum, além do sangramento, apenas identifica o sangramento quando se olho no espelho. A visão está normal, não costuma sentir dor ou outros sintomas. O paciente percebe a hemorragia ao olhar no espelho ou é avisado por outra pessoa. 

Geralmente este sangramento causa preocupação pela cor forte do sangue através da conjuntiva transparente. Com o passar dos dias o sangramento pode aumentar um pouco ou “espalhar” na parte branca do olho. Pacientes que fazem uso de aspirina ou anticoagulantes podem ter sangramentos maiores.

Como tratar

 

Um exame oftalmológico garante que o sangue está apenas do lado de fora do olho, então o médico acompanha o paciente para garantir que o sangue é reabsorvido sem deixar sequelas. Muito raramente o paciente apresenta crises repetidas de sangramento e pode ser necessário algum exame mais sofisticado ou até uma biópsia para tentar identificar a causa do sangramento.

Além disso garanta que sua pressão arterial está boa e avise o médico oftalmologista se tiver qualquer outro tipo de sangramento ou hematomas pelo corpo.

Observação: Claro que no caso da hemorragia espontânea mencionada acima o paciente não teve nenhum trauma no olho. Quando existe quadro semelhante depois de um acidente, pancada, etc é muito importante ser examinado assim que possível porque podem existir lesões graves dentro do olho. Fonte: https://www.clinicabelfort.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster