Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Amebíase - Veja Os Principais Sintomas Dessa Parasitose

"A amebíase é um tipo de parasitose intestinal, causada pelo protozoário Entamoeba histolytica"

Assim como as demais parasitoses intestinais, ela é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados. Normalmente, os sintomas envolvidos são leves, os quais podem até mesmo não aparecer. Em casos raros aparecem complicações mais graves.  

Principais sintomas da amebíase

 

Os principais sintomas em um quadro de amebíase são: cólicas abdominais e diarreia com presença de muco ou sangue nas fezes. O paciente também pode apresentar gases, náusea, vômito, perda de apetite e de peso, febre e fadiga.

Na presença desses sintomas (ou de pelo menos alguns deles), deve-se buscar imediatamente um médico, para que este realize o diagnóstico. O processo tem como base o exame parasitológico de fezes, o qual verifica se há indícios de parasitas nas amostras coletadas pelo paciente.    

Tratamento e prevenção contra a amebíase

 

O tratamento deve ser feito com medicamentos antiparasitários. Existem produtos capazes de combater o agente específico que causou determinada infecção e outros que abrangem diversos parasitas. O tempo de uso desses remédios varia, mas geralmente o paciente começa a ver melhora após dois ou três dias. Em alguns casos, podem ser receitados antibióticos também.

Outra forma de evitar a amebíase e seus sintomas é lançar mão das medidas de prevenção aplicadas a todas as parasitoses intestinais. Ou seja, ter muito cuidado com a higiene pessoal e garantir sempre que a água e alimentos ingeridos estejam limpos. Por isso, pessoas que moram em áreas sem estrutura adequada de saneamento básico correm maiores riscos.  Fonte: https://cuidadospelavida.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster