Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

destaque

9 Doenças Tidas Como Contagiosas, Mas Na Verdade Não São!


"O surto da Covid-19 nos deixou bem atentos às doenças infecciosas e como elas podem se espalhar. O problema é que os sintomas de doenças contagiosas e não contagiosas muitas vezes se sobrepõem, tornando difícil saber o quão alerta devemos estar"
 
Embora tomar precauções como lavar frequentemente as mãos nunca seja uma má ideia, também é importante estar ciente de que nem todas as doenças são infecciosas. Na verdade, algumas doenças têm uma falsa reputação de serem altamente contagiosas quando, na verdade, isso não é verdade. As 9 condições a seguir não podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, embora muitas pessoas acreditem no contrário. 
 
1. Pneumonia e Bronquite 
 
Ambas as condições são o resultado de infecções respiratórias - a pneumonia infecta os pulmões, enquanto a bronquite é uma inflamação das vias respiratórias. Se essas doenças são contagiosas ou não, depende do que as causou. Dois tipos de pneumonia que não podem ser transmitidos de pessoa para pessoa são a pneumonia fúngica, que é contraída do meio ambiente, e a pneumonia por aspiração, que ocorre quando alimentos ou líquidos são inalados para os pulmões. 
 
A pneumonia bacteriana, no entanto, é realmente contagiosa e também a causa mais comum da doença, de acordo com a American Lung Association. No entanto, especialistas em saúde afirmam que não é tão infecciosa quanto a maioria de nós pensa. Os microrganismos que viajam de pessoa para pessoa não levam automaticamente à pneumonia, mas podem ter um efeito muito mais brando, dependendo do indivíduo. 
 
 O caso da bronquite é muito semelhante. A bronquite aguda, que é causada por um vírus, é contagiosa, enquanto a bronquite crônica não é. O último é uma condição contínua frequentemente causada pelo tabagismo de longo prazo ou exposição a poluentes ambientais. 
 
2. Psoríase 
 
Quando vemos alguém sofrendo de um problema de pele, é fácil cometer o erro de pensar que pode ser transmitido pelo toque. Embora não possamos cobrir todas as aflições de pele em um artigo, podemos garantir que uma das doenças mais comuns, a psoríase, não é contagiosa. A psoríase afeta cerca de 2% da população americana e não tem nada a ver com germes ou bactérias que podem ser transmitidos entre as pessoas. Em vez disso, é uma condição auto-imune em que o sistema imunológico ataca a pele. 
 
Os sinais indicadores de psoríase incluem manchas vermelhas na pele que coçam e com escamas brancas na parte superior, encontradas principalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. 
 
3. Infecção no ouvido 
 
As infecções de ouvido em si não são contagiosas e não podem ser "detectadas". Na verdade, uma das causas comuns é água nos ouvidos. A má notícia é que, muitas vezes, as infecções de ouvido são uma complicação do resfriado comum, pois o vírus leva ao acúmulo de líquido ao ouvido médio. “Devido à congestão causada pelo frio, o ouvido interno se enche de líquido e pode ser infectado secundariamente por bactérias; estas ficam no ouvido e, portanto, não são contagiosas ”, explica Matthew Mintz, MD, professor clínico associado de medicina na Escola de Medicina da Universidade George Washington. 
 
É importante observar que se uma infecção de ouvido começou com um resfriado e o paciente ainda tem sintomas de resfriado, ele ainda pode ser contagioso. 
 
4. Rosácea 
 
Rosácea é outra doença visível da pele comum, que não é contagiosa nem causada por falta de higiene. A rosácea, que atinge aproximadamente 14 milhões de americanos, pode ser reconhecida por vermelhidão, vasos sanguíneos visíveis no rosto e, às vezes, erupções semelhantes a acne. As causas da rosácea são desconhecidas, mas os especialistas teorizam que é uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Os surtos podem ser desencadeados por uma série de coisas, incluindo bebidas quentes e alimentos picantes. 
 
A National Rosacea Society explica que os antibióticos usados para tratar a rosácea podem ser eficazes porque ajudam a combater a inflamação, não porque estão matando bactérias.
 
5. Doença de Lyme 
 
Quando se trata da Doença de Lyme, os únicos contagiosos são os carrapatos infectados, de acordo com o CDC. A doença baseada em bactérias só pode ser transmitida quando um carrapato se fixa em sua pele e se alimenta de seu sangue. Não pode ser transmitido entre humanos de forma alguma, nem por contato casual e nem mesmo por beijo. Animais de estimação também não são infecciosos, embora possam transportar carrapatos para dentro de sua casa. 
 
6. Malária 
 
Da mesma forma que a Doença de Lyme, os mosquitos são os únicos culpados de espalhar a malária. Apenas certas espécies de mosquitos do gênero Anopheles - e apenas as fêmeas dessas espécies - podem transmitir a doença potencialmente mortal. Quando eles picam você, os parasitas da malária são liberados em sua corrente sanguínea. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, sensação de calor e calafrios, icterícia, entre outros. 
 
Embora a malária não possa ser transmitida de pessoa para pessoa, ela infecta os glóbulos vermelhos, o que significa que você pode contraí-la por meio de uma transfusão de sangue, compartilhando uma agulha infectada ou durante a gravidez ou o parto. 
 
7. Tétano 
 
 
Você já foi repreendido quando criança por andar descalço lá fora? O perigo de tétano provavelmente tinha algo a ver com isso. O tétano, também conhecido como queixo trancado, causa espasmos musculares intensos que levam a um "travamento" da mandíbula e dificuldade em abrir a boca e engolir. A bactéria responsável por esta doença é encontrada principalmente no solo, saliva, poeira e esterco. 
 
Ele entra no corpo através da pele ferida; o CDC aponta que as formas mais prováveis de contrair o tétano são por meio de perfurações (como pisar em um prego), feridas que ficam sujas e queimaduras. Os indivíduos infectados não são contagiosos. Você pode ser vacinado contra o tétano e uma injeção de reforço é necessária a cada 10 anos. 
 
8. Celulite infecciosa 
 
A celulite infecciosa é causada por bactérias que vivem na camada externa de nossa pele e geralmente são inofensivas, mais comumente estreptococos do grupo A. Porém, torna-se um problema quando a bactéria penetra profundamente na pele. “Se houver danos - seja de um corte, cirurgia recente ou mesmo um pé de atleta - esses danos podem permitir a entrada de bactérias, que podem afetar as camadas mais profundas da pele”, explica o Dr. Mintz (já mencionado). 
 
Isso pode resultar em uma infecção grave, caracterizada por inchaço, vermelhidão e bolhas cheias de líquido. A área infectada geralmente fica quente e dolorida ao toque. 
 
Embora a celulite precise ser levada a sério, pois pode se deteriorar e se tornar uma condição com risco de vida, não é contagiosa. Se houver pus ou líquido escorrendo, no entanto, o que não é típico de celulite, esse material pode espalhar a infecção. 
 
9. Doença dos Legionários
 
 
A Doença dos Legionários é uma forma rara de pneumonia causada pela bactéria legionella. Normalmente começa com febre, dores de cabeça e dores musculares. No segundo ou terceiro dia, as pessoas também apresentam tosse, dor no peito, náuseas, vômitos e confusão ou outras alterações mentais. É possível que seja a doença dos legionários, que não é contagiosa. Isso ocorre porque os culpados são os suprimentos de água contaminados. 
 
De acordo com o National Institutes of Health, a exposição à legionella pode vir de torneiras, chuveiros, banheiras de hidromassagem e sistemas de ventilação de grandes edifícios. A transmissão só pode ocorrer quando uma pessoa inala névoa ou gotículas de água que contêm a bactéria legionella. 
 
Nem todas as pessoas expostas à bactéria contraem a doença. Os grupos de maior risco são pessoas com mais de 50 anos, especialmente se tiverem um sistema imunológico enfraquecido devido a doenças crônicas ou ao tabagismo. Fonte: https://www.tudoporemail.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster