Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologia

Com Quantos Dias Aparecem Os Primeiros Sintomas De Gravidez?


"Os primeiros sintomas de gravidez começam a surgir cerca de 5 ou 6 semanas após a implantação do embrião no útero"

 

As semanas devem ser contadas a partir do dia da última menstruação (DUM). Isso geralmente acontece depois de 7 a 14 dias do dia esperado de vir a menstruação.

 

O exame do hormônio beta HCG, no sangue ou na urina, já pode ser detectado 6 a 8 dias após o início da gestação, mas os sintomas levam mais tempo para serem percebidos ou identificados no exame médico.

 

Primeiros sintomas de gravidez

 

 

Em geral, o primeiro sintoma da gravidez é a ausência de menstruação ou atraso menstrual detectado quando o período não vem na data esperada. Principalmente se houve relação sem uso de contraceptivos.

 

Após o atraso menstrual, os outros que podem ser percebidos no início da gestação são:

 

  • náuseas, com ou sem vômitos,
  • aumento da sensibilidade nas mamas,
  • aumento da frequência urinária, sem ardência,
  • alterações no sono, seja sonolência ou dificuldade de dormir, que não era habitual,
  • cansaço.

 

Normalmente, o atraso do período menstrual é notado pela mulher após uma a duas semanas de atraso. As náuseas e os vômitos podem ter início já nos primeiros dias de gravidez. Contudo, esses sintomas são mais frequentes no primeiro ou segundo mês de gestação e nem todas as grávidas os apresentam.

 

Com o avanço da gravidez, por volta da 8ª a 10ª semana de gestação, surgem ainda novos sinais e sintomas, como:

 

  • inchaço abdominal,
  • desconforto pélvico,
  • azia,
  • constipação,
  • alteração de humor,
  • mudança no paladar (aversão a certos alimentos),
  • congestão nasal,
  • alteração na coloração da pele (especialmente no rosto, linha média da barriga e aréola),
  • alterações no olfato, que muitas vezes fica mais apurado,
  • vermelhidão e edema nas palmas das mãos e
  • dor lombar.

 

Sintomas menos comuns no início da gravidez

 


Algumas mulheres grávidas também podem apresentar outras manifestações menos frequentes no início, como cólicas ou sangramento no momento da implantação do óvulo no útero, o que geralmente acontece na metade do ciclo.
 

Ao detectar uma gravidez, a mulher deve procurar o serviço de saúde para iniciar os cuidados de pré-natal.

 

Posso estar grávida com 5 dias de atraso da menstruação?

 


Pode sim. O atraso menstrual é o primeiro e mais importante sinal de gravidez. O tempo considerado atraso menstrual, em média, são mais de 10 a 15 dias, porém nas mulheres em que o ciclo menstrual é bastante regular, cinco dias já podem configurar atraso menstrual sim.
 

Vale lembrar que o atraso menstrual ocorre com frequência nas mulheres, por diversas outras causas que não a gravidez; por exemplo, na ansiedade, estresse, exercícios físicos em excesso, uso de certos medicamentos, como estimulantes ou para emagrecimento; em doenças que levam a alterações hormonais entre outras.  

 

Os sintomas de uma gravidez variam de acordo com a tolerabilidade da mulher, com a quantidade de hormônios e estilo de vida de cada uma. Mas, em geral, podemos citar como os primeiros sintomas de uma gestação

 

  • Atraso menstrual
  • Náuseas, vômitos, especialmente pela manhã,
  • Sonolência,
  • Aumento da sensibilidade nas mamas,
  • Aumento do número de micções e
  • Cansaço.

 

O ideal é que realize um teste de confirmação de gravidez, podendo ser o teste de farmácia, que não necessita de pedido médico, ou o teste de sangue, com dosagem de Beta HCG, é sem dúvida o teste mais específico, entretanto necessita de avaliação e pedido médico para realizá-lo.

Toda e qualquer tipo de alteração na menstruação deve ser comunicado ao ginecologista para que a causa seja devidamente diagnosticada e orientada. 
 

Corro risco de engravidar menstruada? 


Sim. Embora seja muito raro, existe uma possibilidade de engravidar menstruada. Isso é possível no caso da mulher quem tem um ciclo menstrual curto, de 21 dias, por exemplo, e ao mesmo tempo, uma duração prolongada de sangramento, de 7 dias ou mais.
 

Porque nesse caso, o período fértil fica muito próximo do final da menstruação, e sabendo que os espermatozoides sobrevivem por 3 dias ou mais, dentro do organismo da mulher, pode encontrar-se com o óvulo, e dar origem à gestação.

 

Vamos ver um exemplo: mulher que menstrua a cada 21 dias, tem o seu período fértil entre o 10º ou 11º dia. Se menstruar por 7 dias e tiver relação no dia 7, "ainda menstruada", o espermatozoide pode sobreviver até o 10º dia, alcançando o período fértil.

 

No entanto, a grande maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias e com duração média de 3 a 5 dias de sangramento. Por isso, dizemos que é tão improvável engravidar menstruada, porém como vimos, não é impossível. 

 

Como saber se estou grávida?


O atraso menstrual é um dos primeiros sinais de gravidez e se caracteriza por 15 dias de atraso da menstruação, após a data esperada. Porém, para mulheres que têm o ciclo regular, o atraso de 5 dias já pode ser um sinal de gestação.
 

Fique atenta aos outros sinais típicos de gravidez, como:

 

  • Enjoo, principalmente pela manhã,
  • Maior sensibilidade nas mamas,
  • Sonolência durante o dia,
  • Aumento do apetite e
  • Aumento da frequência urinária.

 

Na suspeita de gravidez, procure um ginecologista para a confirmação e dar início ao acompanhamento regular do pré-natal.

 

Vale lembrar que além da gravidez, é importante se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a clamídia, gonorreia, HPV (papilomavírus humano) e o HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). Doenças que nem sempre têm tratamento e podem causar danos irreparáveis a pessoa, como a infertilidade.

 

O único maneira de evitar a contaminação de ISTs, é o uso regular de contraceptivos de barreira, como a camisinha. Enquanto não estiver em uma relação segura, procure fazer uso desse método em todas as relações.

 

É possível engravidar tomando anticoncepcional?

 

 
Tive relação com meu namorado, eu tomo pílula há 1 ano e ele gozou dentro, tenho chances de estar grávida? No meu período fértil mesmo tomando pílula e ele gozando dentro posso ficar grávida?
 

 É possível, porém muito raro. Se fizer o uso da medicação corretamente, o que inclui tomar uma pílula, todos os dias, de preferência no mesmo horário, a chance de engravidar é quase zero.

 

Inclusive durante o uso de anticoncepcional, não existe período fértil ou ovulação, devido a ação dos hormônios na pílula. Por isso, o risco de engravidar pode ser menor que 1%. Porém, se houver falha na toma da medicação, como o esquecimento de um ou mais comprimidos, a eficácia ficará comprometida.

 

Além disso, é recomendado que durante a primeira cartela, use mais um contraceptivo, como a camisinha, enquanto o organismo está em adaptação. Após um ano de uso, já está protegida.

 

Tomo anticoncepcional há 1 ano, posso engravidar?

 


Provavelmente não. O uso correto do anticoncepcional, impede a gravidez, devido à ausência da ovulação.
 

O importante é sempre fazer o uso conforme orientado pelo médico e pelo fabricante, o que pode variar um pouco, entre as diferentes pílulas encontradas atualmente no mercado.

 

A maioria das pílulas são tomadas diariamente, de preferência no mesmo horário, durante 21 dias consecutivos, e depois passa 7 dias sem medicação. Após essa semana reinicia nova cartela. Existem ainda as cartelas de 28 dias, onde não há necessidade da pausa.

 

Vale ressaltar, que a pílula anticoncepcional protege apenas contra uma gravidez não planejada, porém para evitar infecções sexualmente transmissíveis, como a clamídia, gonorreia, sífilis, HIV, entre outras, o único método eficaz é a método de barreira, a camisinha feminina ou masculina. Fonte: https://medicoresponde.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster