Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidade

Manchas Brancas Nos Dentes? Pode Ser Fluorose!

 
"Quem nunca viu um anúncio dizendo que o flúor  é um grande aliado contra as cáries?"

 

Mas o que muitos não sabem é que,  em excesso, ele pode levar a um quadro de fluorose dentária. Sabe aquelas manchinhas brancas nos dentes? Elas são um claro indicativo desse problema. Porém, é preciso esclarecer: nem toda mancha branca é fluorose, mas toda fluorose causa mancha branca. Ficou confuso? Continue a leitura que vamos explicar.

 

O que é fluorose dentária?

 

A fluorose é uma alteração na formação do esmalte devido à exposição excessiva ao flúor na fase de desenvolvimento dos dentes. Isto é, até os cinco anos de idade.
 

Seu sinal mais característico é o aparecimento de pequenas manchas brancas assimétricas nos dentes. Porém, nos casos mais graves, pode causar aspereza no esmalte ou manchas em tons mais escuros, como amarelo ou marrom. Apesar de ser mais comum em crianças, também pode afetar adultos.

 

Níveis de gravidade de fluorose

 

  • Simples: resulta no aparecimento de leves manchas brancas na superfície do dente;
  • Moderada: caracterizada pela presença de manchas brancas maiores, cobrindo 50% do dente;
  • Severa: causa manchas marrons que ocupam a maior parte do dente e podem causar aparência de corrosão, com aspereza no esmalte ou alterações na forma do dente.

Como é tratada a fluorose dentária?

 

O tratamento ideal para a fluorose depende da gravidade do caso. Entretanto, os procedimentos têm o mesmo objetivo: restaurar a estética e a harmonia do sorriso do paciente.
 

Nos casos mais leves, a moderação do uso do flúor já é o suficiente. Dessa forma, não é preciso nenhuma intervenção estética. Já nos estágios mais avançados, a fluorose pode ser tratada com microabrasão dental. Este tratamento pouco invasivo permite retirar apenas a parte superficial afetada. E o melhor: com o mínimo desgaste da superfície dos dentes. Caso os resultados não sejam suficientes, é possível optar pelo clareamento. Dessa forma, a cor fica homogênea e a estrutura dentária é preservada. 

 

Está com fluorose? Vem pra Odontocompany

 

 

Apesar de não ser contagiosa, a fluorose causa bastante incômodo estético. E para se ver livre das manchas, marque uma consulta com o odontologista. E lembre-se: a prevenção é sempre o melhor tratamento! Fonte: https://doutorsantoandre.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster