Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

curiosidade

8 Dicas Para Diminuir o Consumo De Cigarro e Parar De Fumar

"Cuidados com o sistema respiratório estão cada vez mais ganhando importância na vida das pessoas"

 

A pandemia de COVID-19, doença que causa complicações no pulmão dos infectados, fez com que a atenção voltada para esse tema fosse redobrada, gerando novos hábitos e alterações na rotina de muita gente.

 

Entre as mudanças, está o consumo de cigarro. Fumantes foram classificados como parte dogrupo de risco do novo coronavírus, pois as substâncias liberadas pelo produto são capazes de comprometer o mecanismo de defesa do organismo, prejudicando o funcionamento das vias áreas. Logo, essas pessoas estão mais propensas a desenvolver complicações comopneumonia, tuberculose, gripe e câncer de pulmão.
 

Por outro lado, os fumantes passivos, classificados como pessoas que convivem com fumantes crônicos, também podem ser afetados pelos efeitos do cigarro - já que os componentes tóxicos são liberados no ar e inalados involuntariamente por quem está ao redor.

 

Além de gerar inúmeros malefícios, o tabagismo pode se tornar um vício, dificultando a diminuição e o encerramento do hábito. Além da parte orgânica, que gera abstinência física, temos a dimensão psíquica, que implica compreender qual o ganho que aquele vício traz, ou qual o lugar que ocupa na vida daquela pessoa.

 

Portanto, parar de fumar não é uma atitude fácil e deve ser encarada com empatia, paciência e compreensão. Para ajudar a diminuir esse costume, algumas atitudes podem ser tomadas no dia a dia. Confira nosas sugestões:

 

Dicas para parar de fumar

 

1- Escolha um método 

 

 

O processo de cada pessoa deve ser encarado de forma individual, logo, escolha o método com o qual tenha maior identificação. Desde o uso de adesivos de nicotina ou interrupção bruta do fumo, as maneiras de parar de fumar funcionam de forma diferente para cada pessoa.

 

 

2- Marque metas

 

Escolha uma data e estabeleça uma meta até ela, como consumir menos maços em duas semanas, por exemplo. Isso pode motivar e incentivar as decisões em relação ao fumo no dia a dia. 

 

 3- Atente-se aos momentos de abstinência

É comum que fumantes tenham episódios chamados de "fissuras" ao tentarem parar de fumar. Compreendemos um período curto (não maior que 5 minutos) onde a vontade de consumir a droga é muito intensa. Neste momento, é indicado que a pessoa encontre um substituto saudável para o cigarro, como tomar bastante água, chupar uma bala. 
 

Reforçamos a importância de escolher bem o substituto, para que este não se torne um novo problema de saúde. Com o passar do tempo, esses momentos de abstinência começarão a se tornar cada vez mais espaçados, até desaparecerem de vez. 

 

4- Busque ajuda médica


Quando o consumo de cigarro se torna um vício, o apoio de um profissional é essencial para lidar com a situação. O acompanhamento médico, seja ele psicológico ou físico, pode se tornar um grande incentivo e apoio na hora de parar de fumar.

 

5- Diminua o consumo de bebidas alcoólicas 

 

Os estudos a respeito da drogadicção são conclusivos em afirmar que a porta de entrada para outras drogas costuma ser o álcool. Além disso, muitas pessoas preferem fumar apenas quando bebem, já outras afirmam intensificar o uso quando estão consumindo bebidas alcoólicas.
 

Portanto, é muito recomendado para quem deseja parar de fumar reduzir também o consumo de bebidas alcoólicas. Esta atitude está relacionada tanto à quantidade consumida em uma única ocasião quanto à frequência (diária e semanal) com que se bebe.

 

6- Cuide da ansiedade 

 

O cigarro possui como uma de suas principais substâncias ativas a nicotina, que é responsável por causar um efeito relaxante. Dessa forma, muitas pessoas escolhem fumar em momentos de estresse e ansiedade, encarando a prática como uma forma de lidar com esses sentimentos.
 

Por isso, é recomendado que se busque outras alternativas de cuidar desses transtornos. Técnicas de relaxamento, como meditação e respiração controlada, podem ajudar a acalmar os pensamentos e as emoções. Dependendo do nível de ansiedade, o tratamento psicológico é considerado a forma principal de controlar o sentimento.

7- Aceite o luto 

 

É comum que o cigarro seja considerado uma espécie de "companheiro" de quem fuma. O fumante acende um cigarro quando quer relaxar, quando tem que esperar outra pessoa, quando está sozinho ou entediado. Esse costuma ser o lugar do cigarro na vida de muitos fumantes.

 

Dessa forma, a pessoa que quer parar de fumar deve estar pronta para perder essa companhia, estando disposta a elaborar esse luto. Isso significa entender que não vai mais ter e, por esse motivo mesmo, aceitar se abrir para o novo, para novos comportamentos, para uma nova vida.

 

8- Seja compreensivo com as recaídas 

 

Todo vício deve ser encarado como um problema sério. Ao escolher parar de fumar, pode haver momentos em que o corpo e a mente irão sentir falta das substâncias químicas, fazendo com que a vontade do cigarro se intensifique.
 

Caso haja momentos de recaídas ou metas que não são alcançadas, não se cobre ou se julgue por isso. Faça as pazes consigo mesmo e entenda que esses momentos fazem parte do processo. Não desista do seu objetivo final.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster