Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Sangramento No Nariz

"O sangramento no nariz acontece quando o paciente, por algum motivo, apresenta a eliminação de sangue por meio de suas narinas"

 

O termo médico utilizado para designar essa condição é epistaxe. Pode ocorrer em maior ou menor quantidade, em um filete de sangue ou em grande fluxo, e pode cessar após poucos minutos ou durar por mais do que meia hora.

 

O sangramento no nariz é mais comum em crianças menores de 10 anos de idade e em adultos acima dos 35 anos.

 

Quais as causas de sangramento no nariz?

 

A mucosa nasal, tecido que reveste o interior do nariz, é repleta de pequenos vasos sanguíneos que são responsáveis por sua irrigação sanguínea. Esses vasinhos são muito delicados e quando, por algum motivo, eles estouram ou apresentam rachaduras pequenas, o paciente apresenta sangramento no nariz.
 

A causa mais comum de sangramento no nariz é o tempo seco, quando os índices de umidade do ar ficam abaixo do recomendado e a mucosa nasal fica excessivamente ressecada, aumentando as chances de seus vasos sanguíneos estourarem.

Outras causas comuns de sangramento no nariz incluem:

 

  • cutucar o nariz;
  • assoar o nariz com muita força;
  • levar um trauma ou uma pancada no nariz.

 

No entanto, é importante destacar que o sangramento nasal também pode surgir como um sintoma de outras doenças e condições médicas, entre as quais podemos destacar:

 

  • hipertensão arterial (pressão alta);
  • sinusite;
  • rinite;
  • alergias respiratórias;
  • presença de corpo estranho no nariz;
  • desvio de septo nasal;
  • níveis baixos de plaquetas no sangue;
  • problemas de coagulação sanguínea;
  • como efeito colateral do uso de certos medicamentos, como sprays nasais.

 

Outra causa comum de sangramento nasal é o uso de substâncias ilícitas, como a cocaína, que são inaladas pelo nariz.

 

Quais os sintomas de sangramento no nariz?

 

O principal sintoma de sangramento no nariz é a presença de sangue em uma ou em ambas as narinas.

 

Pode acontecer em menor ou maior quantidade, como um filete ou em grande fluxo de sangue e pode durar mais ou menos tempo.

 

Como é o tratamento de sangramento no nariz?

 

O tratamento envolve estancar e interromper esse sangramento. É recomendado que o paciente com sangramento nasal respire pela boca e sente-se inclinando o pescoço para frente e pressionando as narinas pelo lado de fora.
 

É muito importante não inclinar a cabeça para trás, uma vez que isso pode fazer com que o sangue chegue ao trato gastrointestinal, causando irritação no local e levando a vômitos ou dor no local.

 

Uma compressa de gelo pode ser utilizada para ajudar a estancar esse sangramento, mas se após 15 minutos de sangramento nasal contínuo, o paciente continuar com o fluxo de sangue, ainda que menor, é recomendado que ele busque ajuda médica imediata.

 

No hospital, o sangramento nasal poderá ser tratado por meio da cauterização das veias da mucosa nasal, ajudando a parar de sangrar por completo. Fonte: https://www.rededorsaoluiz.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster