Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

destaquepsicologia

A Timidez Pode Ser Um Sinal De Algo Sério



"Timidez e Transtorno de Ansiedade Social (TAS) têm muito mais em comum do que muitas pessoas imaginam"
 
Se você passou a maior parte da sua vida sentindo que é simplesmente tímido, como você perceberia se fosse algo mais sério? Como pai de uma criança tímida, você também pode se perguntar se o comportamento de seu filho é normal ou um sinal de desordem. 
 
A infância é o período em que as habilidades sociais de uma pessoa se desenvolvem em preparação para a adolescência e a idade adulta. Crianças com TAS muitas vezes não conseguem desenvolver comportamentos sociais adequados. À medida que envelhecem, eles podem se acostumar a ter medos sociais e acabam criando uma vida baseada em evitar determinadas situações.
 
Transtorno de Ansiedade Social é capaz de ter um impacto terrível na educação de uma pessoa, independência financeira, sucesso na carreira e relacionamentos. Em muitos casos, pode levar a um estilo de vida isolado, repleto de depressão ou abuso de substâncias. Pelo lado positivo, cerca de 70% dos casos de TAS foram tratados com sucesso, então há muita esperança para os pacientes. 
 
A má notícia é que o Transtorno de Ansiedade Social é comumente descartado como extrema timidez. Pesquisadores descobriram que, embora os sintomas geralmente tenham início na infância, a maioria dos pacientes nunca recebe ajuda e há ainda aqueles que esperam cerca de 14 anos antes de fazê-lo. A principal razão para isso é que a maioria dos pacientes nem sequer percebe que tem uma condição psiquiátrica reconhecida. 
 
Em geral, os principais sintomas que distinguem o TAS da timidez são o nível de evitação, o comprometimento do funcionamento que causa na vida de uma pessoa e a intensidade do medo que a acompanha. As pessoas com TAS não se sentem apenas nervosas, mas se preocupam por semanas ou meses, apresentam sintomas intensos de ansiedade, como perda de sono, falta de ar, sudorese ou tremor, e geralmente pioram com o passar do tempo.
 
Seu médico pode conduzir uma entrevista em profundidade para descobrir se você atende ou não aos critérios para o diagnóstico de TAS. No entanto, como um passo inicial, ele pode fazer com que você complete uma medida de rastreamento para determinar a necessidade de uma avaliação mais completa. Há vários testes disponíveis, mas o mais comum é o "Mini-SPIN" (Inventário de Fobia Minissocial), que exige que os participantes avaliem como essas três afirmações são verdadeiras, de 0 a 4, em que 0 é "de modo algum” e 4 é “totalmente verdade”, para que um diagnóstico possa ser feito: 
 
1. Evito atividades nas quais sou o centro das atenções. 
 
2. Medo de constrangimento me faz evitar fazer coisas ou falar com as pessoas. 
 
3. Estar envergonhado ou parecer estúpido estão entre os meus maiores medos. 
 
Se você acha que sua timidez pode ser realmente TAS, é essencial marcar uma consulta com um médico ou profissional de saúde mental antes que seja tarde demais. Deixar os sintomas sem tratamento por muito tempo pode piorar sua condição e levar a problemas adicionais, como abuso de substâncias ou depressão. Por outro lado, opções de tratamento como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e certos tipos de remédios estão disponíveis e comprovadamente ajudam efetivamente no transtorno da ansiedade social. Fonte: https://www.verywellmind.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster