Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

medicina

Saiba Como Diminuir As Chances De Ter Catarata

"Prevenir a Catarata é possível? Saiba como diminuir as chances de ter o problema"

 

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundial e afeta quase 30% da população brasileira. Vários fatores são responsáveis pelo aumento de probabilidade de você ter o problema, como, por exemplo, condições genéticas.

 

O cristalino, parte do olho afetada, passará pelo envelhecimento natural obrigatoriamente. Mesmo assim, você pode tomar algumas atitudes durante a vida para diminuir os fatores de risco da catarata.

 

Nós, como profissionais da saúde, acreditamos que o acesso à informação é a melhor maneira de resolver o problema. Por isso, listamos aqui algumas dicas para ajudar você e sua família no cuidado com os olhos.

 

Antes, vamos entender um pouco sobre o que é a catarata e quais são seus sintomas.

 

O que é a catarata

 

A catarata é causada pelo acúmulo desordenado de proteínas no cristalino do olho, ou seja, é uma espécie de lente natural que nós temos. Esse acúmulo é comumente relacionado ao processo de envelhecimento, mas existem outros tipos, como a catarata congênita.
 

Quem sofre da doença enxerga imagens embaçadas, como se estivesse observando o mundo por meio de um vidro sujo. Confira mais alguns sintomas:

 

  • Sensibilidade à luz: quem tem catarata costuma encontrar dificuldades para conviver com a luz intensa, especialmente do sol. Dirigir à noite também se torna um problema, por causa do brilho dos faróis.
  • Visão dupla: se, ao fechar um dos olhos,  você enxerga imagens duplas com o que ficou aberto, você pode estar experimentando um sintoma de catarata.
  • Cores gastas: a catarata ainda pode afetar sua visão das cores, que ficam mais desbotadas, puxadas para o marrom e o amarelo.
  • Segunda visão: outra característica de quem tem o problema: a segunda visão é um fenômeno no qual a pessoa experimenta melhora repentina para enxergar de perto, que logo desaparece, dando lugar à catarata avançada.

 

Agora você já sabe como identificar sinais da catarata. Mas, antes que isso aconteça, siga as dicas que listamos a seguir para manter a sua visão saudável.

 

Como você pode prevenir a catarata

 

Todos nós teremos o envelhecimento do cristalino uma hora ou outra. Isso é natural dos nossos olhos. Algumas pessoas ainda têm mais chances de adquirir o problema, seja por sua genética, seja por fatores de risco.
 

Entretanto, seguindo as medidas preventivas, podemos adiar naturalmente o problema ou ter perda de qualidade da visão apenas quando atingirmos a idade avançada. Para isso, siga estas dicas:

 

Diminua seus vícios

 

É sabido que o hábito do fumo é comprovadamente um agravante do câncer de pulmão. Mas você sabia que fumar também pode aumentar as chances de desenvolver a catarata?
 

Consumo de bebidas alcoólicas com frequência e em muitas quantidades também é um fator de risco. Por isso, se você quer se prevenir da catarata, procure evitar esses hábitos.

 

Mantenha o diabetes controlado

 

Quem sofre de diabetes tem mais chances de ter catarata. Por isso, mantenha a sua controlada, com visitas frequentes ao médico, seguindo as recomendações nutricionais e tomando os medicamentos prescritos.

 

Proteja seus olhos do sol

 

A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol.
 

O uso de chapéus e bonés também é um bom recurso. Esses, além de proteger os olhos,  protegem sua pele.

 

Faça consultas oftalmológicas regularmente

 

Mesmo que você não tenha sentido grandes mudanças na sua visão, é importante ir ao médico oftalmologista regularmente. A catarata é uma doença silenciosa, que evolui aos poucos e por isso nem sempre é possível percebê-la de imediato.

 

Não deixe de informar ao médico especialista tudo sobre seu histórico familiar e os  hábitos diários, incluindo as suas atividades no trabalho. Assim, ele terá como realizar exames mais precisos e adequados ao seu caso.

 

Agora, se você identificou sintomas que indiquem a presença de catarata, saiba que o tratamento com cirurgia é bastante recomendado, além de ter resultados muito eficazes.

 

Confira abaixo algumas informações sobre isso.

 

Tratamento para catarata

 

A cirurgia de catarata é recomendada para quem sente alta queda na qualidade de vida, por estar com a visão comprometida. 
 

O procedimento consiste em substituir o cristalino enevoado por uma lente intraocular artificial transparente. Bastante efetiva e segura, a cirurgia de catarata requer poucos dias de recuperação. 


Consulte seu médico especialista sobre a possibilidade de realizar o procedimento. Sua visão precisa ser bem cuidada! https://www.holhos.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster