Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

destaquemedicina

7 Sintomas Mais Comuns De Tumor Cerebral

"Um tumor cerebral ocorre quando há um crescimento anormal de células em alguma estrutura dentro do crânio, processo que pode ocorrer em qualquer fase da vida"
 
Ele pode apresentar um comportamento benigno, sendo menos agressivo e de crescimento lento, ou um comportamento maligno, crescendo mais rápido. Ambos podem levar ao prejuízo da função normal do sistema nervoso, seja pela doença local ou pela compressão das estruturas saudáveis do cérebro.   

Os tumores cerebrais podem ter origem do próprio tecido cerebral (neurônios), dos seus envoltórios (por ex.: meninges) ou dos ossos do crânio, estes são conhecidos como tumores cerebrais primários. Porém alguns tumores são oriundos de doenças a distância, que enviam células cancerígenas para o sistema nervoso (metástase cerebral), são os tumores cerebrais secundários.

Nos próximos 3 anos, o Instituto Nacional do Câncer estima que serão diagnosticados mais de 11.000 casos por ano de tumores do sistema nervoso no Brasil. Entretanto, a chance de desenvolver um tumor maligno no cérebro ao longo da vida é menos de 1%.

Conheça abaixo os principais tipos de tumores cerebrais existentes e os sintomas que podem desencadear nos pacientes. Boa leitura!

Quais são os principais tipos de tumores cerebrais?

 
Existem 2 tipos principais:
 
  1. Primário: São os tumores que têm origem nas células localizadas dentro do cérebro ou próximo a ele. Podem ser benignos ou malignos;
  2. Secundário: São as metástases cerebrais e, por este motivo, apresentam um comportamento mais agressivo (maligno).
 
Existem mais de 100 tipos de tumores cerebrais primários, variando conforme o tipo de célula que os constituem. Os principais são:
 

1. Gliomas

 

Consiste em um grupo de tumores que se originam nas células gliais, um tipo específico de neurônio. Há vários tipos de gliomas, como os astrocitomas, ependimomas e oligodendrogliomas, com características, comportamento e agressividade distintas. Os gliomas representam cerca de 30% de todos os tumores cerebrais.

Existem aqueles de crescimento mais lento como o oligodendroglioma e o ependimoma, e gliomas de crescimento mais rápido como o glioblastoma multiforme (GBM), um tipo de astrocitoma (tumor proveniente dos astrócitos), que requer tratamento mais agressivo.

O GBM é o tipo mais comum e agressivo de tumor maligno do cérebro, correspondendo a 15% de todos os tumores cerebrais. Mais comum em pessoas acima de 60 anos e apresentam prognóstico desfavorável, com sobrevida média após o diagnóstico de 12-18 meses com tratamento, e 3 meses sem tratamento.
 

2. Meningiomas

 

Correspondem a cerca de 30% dos tumores cerebrais e da medula espinhal e, como o próprio nome insinua, são tumores provenientes das meninges (membranas que revestem o interior do crânio, protegendo o cérebro e medula espinhal). São considerados os tumores mais comuns entre adultos e predomina no sexo feminino, alguns com relação a fatores hormonais.

Podem apresentar características benignas, no que diz respeito a velocidade de crescimento, desde o meningioma grau I, com crescimento lento, até o meningioma grau III. Estes representam 1-3% dos meningiomas e crescem rapidamente, com alta taxa de recidiva após o tratamento, por isso necessitando de múltiplos tratamentos adjuvantes, além da cirurgia.
 

3. Meduloblastoma

 

São tumores que se desenvolvem a partir das células neuroectodérmicas do cerebelo. Ocorrem com mais frequência em crianças do que nos adultos, sendo mais agressivos nas crianças. Se o GBM é o tumor maligno mais comum no adulto, o meduloblastoma é um dos tumores mais comuns e agressivos em crianças.

Eles têm a capacidade de se espalhar por todo o sistema nervoso, incluindo cérebro e medula espinhal. As células tumorais podem cair no líquido cefalorraquidiano e se espalhar ao longo do neuro-eixo. Apresentam crescimento rápido.
 

4. Schwannomas

 

São tumores provenientes das células de Schwann, responsáveis pela formação da bainha de mielina que reveste os nervos cranianos e periféricos. Representam 8% dos tumores do sistema nervoso central, geralmente benignos, com crescimento lento. 

Um tipo especial é o Schwannoma que ocorre numa região próxima ao cerebelo, também conhecido como Neurinoma do acústico, por estar localizado no canal auditivo, onde os nervos da audição, equilíbrio e movimentação dos músculos da face passam.
 

5. Tumores da hipófise

 

Costumam ser benignos e podem ser de 2 tipos: funcionantes e não-funcionantes. O primeiro tipo atua secretando uma quantidade excessiva de hormônios da glândula hipófise, trazendo prejuízo a várias funções do corpo humano. A depender do hormônio, produzem doenças específicas, como a doença de Cushing, Prolactinoma e a Acromegalia. 

Já os não-funcionantes não produzem hormônios e sua maior relevância se deve ao fato de que, ao crescerem, podem comprimir as vias ópticas causando cegueira. Nestes tumores, o acompanhamento pelo neurocirurgião e endocrinologista é fundamental. A maioria destes tumores, quando há indicação cirúrgica, esta pode ser realizada via endoscópio pelo nariz, de forma minimamente invasiva.
 

6. Craniofaringiomas

 

São tumores que se desenvolvem na base do cérebro, logo acima da hipófise. Costumam ser diagnosticados com mais frequência em crianças, adolescentes e jovens. Eles não têm tendência a se espalhar, mas, como estão próximos a estruturas importantes, podem causar sérios problemas à medida que crescem. Assim, distúrbios endócrinos e hormonais, associados a déficits visuais são os sintomas mais comuns.
 

7. Tumores Cerebrais Secundários

 

Estes não são constituídos de células do tecido cerebral propriamente, os tumores cerebrais secundários são provenientes de células metastáticas de algum câncer já existente no corpo e podem se alojar em qualquer parte do cérebro. 

Metástases cerebrais são os mais comuns tumores intracranianos em adultos. Os sítios primários mais frequentemente responsáveis são carcinomas de pulmão, mama, rim, colorretal e pele (melanoma). Neste tipo de tumor, a interação entre neurocirurgiões, oncologistas e radioterapeutas é fundamental.
 

Quais os principais sintomas e quando suspeitar de um tumor no cérebro?

 

Os sintomas dos tumores cerebrais podem se manifestar pela invasão local e disfunção da área cerebral afetada pela compressão tumoral nos tecidos sadios ou pelo efeito de massa do tumor, aumentando a pressão no interior do crânio. 

Dessa forma irão variar conforme o tipo, tamanho, local e velocidade de crescimento. Eles podem afetar diferentes funções e gerar uma diversidade de sintomas, porém, os mais comuns são:
 
  • Dores de cabeça (cefaleia);
  • Náuseas e/ou vômitos, associados à cefaléia;
  • Crise convulsiva e desmaios;
  • Piora nas funções cognitivas (memória, comportamento);
  • Distúrbios visuais e/ou auditivos;
  • Fraqueza em alguma parte do corpo;
  • Dificuldade na linguagem, tanto para entender como para se expressar/falar;
  • Redução do estado de alerta, sonolência excessiva e rebaixamento do nível de consciência;
  • Agitação psicomotora;
  • Alteração na força e coordenação muscular e na sensibilidade;
  • Movimentos involuntários.

 

Procure o seu médico em caso de alguma alteração 

 

Como alguns dos sintomas dos tumores cerebrais são comuns a outros distúrbios e doenças, somente uma análise minuciosa específica é capaz de determinar a sua causa. Logo, ao reparar algo diferente, procure o seu médico e realize todos os exames que ele solicitar.

Ao diagnosticar um tumor no cérebro, é fundamental que um especialista analise o quadro para indicar qual o tratamento mais adequado para cada paciente.

É importante destacar que, quanto antes o tumor for detectado, menores serão as suas consequências e maiores são as chances de impactar positivamente na qualidade de vida dos pacientes. Fonte: https://www.funcionalita.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster