Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

destaquemedicina

Regulação Hormonal Da Tireoide

"Hoje é impensável a avaliação de tireoidopatias sem a solicitação de exames laboratoriais e de imagem, dentre eles o ultrassom"

 

O surgimento de transdutores de alta resolução, trouxe um novo paradigma para a avaliação ultrassonográfica de estruturas superficiais, dentre elas a tireoide. Mas, para entender as doenças da tireoide muito prevalentes em nosso meio, é necessário antes a compreensão total de seus mecanismos de regulação hormonal. 

 

Por isso criamos o gráfico abaixo:

 

Tudo começa no hipotálamo, onde é produzido o TRH (Hormônio liberador de tireotrofina), que é liberado em forma de pulsos (aproximadamente a cada 2 horas), através da circulação porta hipofisária, e irriga as células da adenohipófise, entre elas os tireotrofos, que produzem e secretam TSH (Hormônio tireo-estimulante). 

 

O TSH apresenta-se em níveis médios que oscilam entre 0,5 a 5 mU/L e, por sua vez, exerce algumas funções como aumento da vascularização da glândula e hipertrofia das células foliculares tireoidianas, aumento da produção da enzima tireoperoxidase (TPO) e tireoglobulina, gerando estimulo a síntese de hormônios tireoidianos (T3 e T4), assim como estimulando a liberação desses hormônios. 
 

O T4 é então convertido em T3, nos neurônios hipotalâmicos e nos tireotrofos. O T3 tem a capacidade de inibir a liberação hipotalâmica de TRH e a secreção hipofisária de TSH. Com isso, os hormônios tireoidianos conseguem regular sua própria produção. 

 

Assim, a compreensão desse eixo de retroalimentação é fundamental para avaliar o significado dos resultados laboratoriais das dosagens hormonais no diagnóstico das doenças da tireoide. Fonte: https://www.google.com

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster