Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

psicologia

Rir é o Melhor Remédio - Conheça a Gelotologia e Os Benefícios Para a Saúde


"Rir traz benefícios para a vida, para o funcionamento do organismo e ajuda no tratamento hospitalar"

 

A gelotologia é uma área da ciência dedicada ao estudo do riso e tem como prática a risoterapia, que se trata de um mecanismo terapêutico que combina técnicas antigas da ioga oriental sobre o influxo do humor na saúde humana.

 

Em 2021, “O que é gelotologia” foi o quinto assunto mais pesquisado no Google, segundo dados da própria plataforma. O tema ganhou destaque após a pandemia, devido ao estado de estresse emocional estabelecido na população.

 

Segundo Gelotólogos o riso traz vários benefícios para a vida, entre eles: relacionamentos saudáveis e duradouros, estímulo dos órgãos, alívio do estresse, melhoria do sistema imunológico e aumento da satisfação pessoal.

 

Os estudos da gelotologia foram ampliados após um jornalista, Norman Cousins, fazer uma experiência com o próprio quadro clínico, portador de uma doença degenerativa, a possibilidade de pouco tempo de vida era real.

 

Cousins então, optou por só assistir vídeos de comédia e constatou que a cada 15 minutos de riso, dormia tranquilamente por duas horas, isso alavancou os estudos dos efeitos do humor na saúde humana.

 

Dalvinha Gomes e Edmar Dias, terapeutas do riso, atuam em hospitais públicos e particulares da cidade de Salvador, na Bahia.

 

Os palhaços terapêuticos, como são chamados, fazem parte das equipes médicas e atendem os pacientes em todos os processos, da anamnese ao acompanhamento em exames, mas com uma abordagem diferente.

 

Vestidos de palhaços, a descontração e as brincadeiras tomam conta do quarto do hospital. “Fazemos paródias com os procedimentos médicos e a anamnese é feita com piadas e animações, tudo para provocar o riso do paciente”, explica Gomes.
 

A dupla conta que já tinham contato com o mundo do humor antes, apresentavam peças e espetáculos de comédia em teatros e shoppings. Depois da apresentação de um espetáculo específico, o Gargalhadas, foram convidados ao primeiro trabalho em um hospital.

 

“Nós já trabalhávamos a gelotologia intuitivamente, depois do convite e de ver resultados tão gratificantes, nos aprofundamos nos estudos para entender os efeitos e causas do riso, aprendemos que ele pode ser terapêutico e ‘curar’ a dor e aplicamos através das fantasias de palhaço”, considera a dupla de terapeutas.

 

Marcelo Pinto, gelotólogo, autor e palestrante profissional, conhecido como doutor risadinha, defende uma das práticas da gelotologia, a yoga do riso. “Fazemos exercícios de respiração do yoga, utilizando um mantra que é a risada, expresso em hohoho hahaha”, explica o palestrante.

 

Presidente da Abrariso, primeira Associação do Riso do Brasil, o gelotólogo destaca que não defende qualquer tipo de riso. “Nós defendemos o riso positivo e responsável, que é baseado no princípio de rir com as pessoas e não das pessoas, desconsiderando o riso que tem o outro como alvo”, considera Pinto.

 

O doutor risadinha é o criador do método S.M.I.L.E, que é um passo a passo para introduzir atividades de descontração em ambientes corporativos.

 

São cinco passos representados por cada uma das letras. S, de Sorria, o poder do sorriso. M de Mudança de atitude. I de Identificando oportunidades. L de Liderança positiva e, por fim, E de Engajando e executando os trabalhadores.

 

“As empresas me chamam para fazer a palestra e eu passo por todos esses pontos do método que é construído na gestão do humor dentro da empresa e em como a liderança pode gerir as situações de descontração entre os colaboradores”, explana o autor.

 

Pinto conta que ainda encontra muita resistência sobre o assunto dentro das corporações e considera que está em uma fase de sensibilização do assunto.

 

“Eu sempre vi que a maioria dos conflitos dentro das empresas, eram voltados para a questão dos outros serem motivo da risada, eu tomei como missão mostrar para as empresas que é possível desenvolver atividades de descontração sem diminuir o outro”, finaliza o palestrante.

 

História da Gelotologia

 

Em meados do século XX, cientistas sentiram a necessidade de criar uma área de estudo destinada ao humor, seus reflexos na saúde humana e quais processos se desdobram na causa da risada e a nomearam de gelotologia.

 

De acordo com os estudiosos, a risada é um reflexo de quando se tem a sensação de felicidade e a resposta do corpo é a liberação de adrenalina, conhecida como o hormônio da luta ou fuga; serotonina, considerada um dos hormônios da felicidade; e a dopamina, responsável por criar sensações de prazer e recompensa, resultando no riso.

 

Benefícios expandidos

 

De acordo com pesquisadores, casais que riem juntos têm mais chances de manter uma relação longa e saudável, uma pesquisa feita pela University of California ilustra esses resultados.

 

Além de influenciar na qualidade da relação, boas risadas também ajudam a manter os órgãos em pleno funcionamento e amenizam os efeitos de uma situação de estresse.

 

O riso acelera os batimentos cardíacos e faz com que o organismo inspire mais oxigênio, essa ação ajuda a eliminar possíveis toxinas e diminui a pressão arterial e os riscos de infarto.

 

Aumenta a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e reduz o cortisol, o hormônio do estresse, além de outros benefícios elencados pelos pesquisadores da área.

 

Uma pesquisa feita pela Dra. Célia Silvany, coordenadora da pediatria nas Obras Sociais Irmã Dulce, mostra significativa diminuição do tempo de tratamento dos pacientes, após as intervenções dos palhaços terapêuticos.

 

‘’Esses resultados mostram que os pacientes encaram a vida de forma mais leve, por isso o trabalho que fazemos é tão gratificante, costumo dizer que ‘rir não é melhor que remédio, rir é o melhor remédio’ com toda certeza”, finaliza Gomes. Fonte: https://www.noticiasavera.com.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster