Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

destaquepsicologia

Amaxofobia - Medo Incontrolável De Dirigir

"Amaxofobia é o termo técnico para o medo de dirigir patológico. Entrar no carro, dar a partida, engatar a marcha, soltar o freio-de-mão e dirigir é realmente muito difícil para alguns"

 

Apesar do prejuízo que isso acarreta, há como superar o medo de dirigir. Ao longo deste estudo vamos mostrar o que você pode fazer se perceber que tem medo de dirigir. 

 

Antes de mais nada: o que é uma fobia?

 

Fobia é uma reação exacerbada do organismo frente a uma atividade, causando prejuízo funcional significativo. Ou seja, fobia não é um simples receio ou insegurança. Mas sim, é um medo que paralisa e impede de realizar o ato da condução. Além disso, é comum que, no caso da amaxofobia, o simples fato de imaginar-se dirigindo já cause algum grau de estresse e/ou ansiedade.
 

Em alguns casos, a exposição abrupta ao foco do medo (no caso, ao entrar no carro para dirigir) é o suficiente para causar uma crise de ansiedade.

 

Então, o que causa o medo de dirigir?

 

A causa do medo de dirigir é, muitas vezes, multifatorial. Ou seja, há uma série de fatores que interferem na origem do problema. No entanto, traumas em relação à direção são comuns nos pacientes com amaxofobia. Por exemplo, a reprovação várias vezes na prova para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é, por vezes, o gatilho para o início do medo patológico de dirigir.
 

Além disso, a insegurança é uma questão presente em alguns pacientes e pode atuar como causa da amaxofobia.

 

Quais são os sintomas do medo de dirigir?

 

Os sintomas, ao pensar no ato de dirigir ou, de fato, são referentes a uma reação de “luta ou fuga”, também chamada de “reação adrenérgica”.
 

Assim sendo, os sintomas mais comuns diante do medo de dirigir são os seguintes:

 

  • Ansiedade;
  • Nervosismo;
  • Insegurança;
  • Paralisia;
  • Evitação da situação;
  • Tremores;
  • Sudorese;
  • Aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
  • Enjoos (náusea);
  • Vômitos.

 

Aliás, as pessoas que possuem fobias no geral sofrem, em alguns casos, de pesadelos. Por exemplo, você pode sonhar que algo ou alguém horripilante te persegue.

 

Como perder o medo de dirigir? Faça um passo-a-passo

 

De fato, uma das melhores formas de superar o medo de dirigir é a chamada “terapia de exposição”. Tal técnica não é a exposição abrupta ao fator que causa o medo.
 

Por outro lado, a terapia de exposição envolve começar do básico e evoluir de forma gradual. Por exemplo, segue-se o passo-a-passo:

 

  • Primeiro, a pessoa que tem medo de dirigir pensa na situação em um ambiente tranquilo;
  • Depois, ela pensa diante de carros em movimento;
  • Agora ela entra no carro, mas não dá a partida;
  • Depois, entra, abaixa o freio de mão e dá a partida;
  • Agora engata a marcha e anda um pouco em uma rua deserta;
  • Avança para uma rua um pouco movimentada;
  • Enfrenta o trânsito.

 

Ou seja, o processo para superar o medo de dirigir é algo gradual, cujo avanço depende do critério do especialista em saúde mental que te acompanhará.

 

Pegue aulas extras na auto-escola

 

Por vezes, o medo de dirigir tem como causa a falta de experiência. Com o tempo de prática, ganha-se desenvoltura com a direção. Assim chegará um ponto em que dirigir será algo natural.

 

Chame alguém para te ajudar

 

Com alguém da sua confiança, você se sentirá mais à vontade para dirigir. Evite pessoas que podem te assustar ou aumentar a sua ansiedade ao longo do processo para superar o medo de dirigir. De fato, há companhias que mais atrapalham que ajudam.

 

Faça terapia

 

A terapia individual, além da terapia de exposição, oferece uma série de benefícios. Por exemplo, ao realizar sessões com um especialista, você terá mais autoconhecimento. Além disso, é possível se aprofundar na causa da amaxofobia.

 

Respeite o seu processo

 

De fato, há uma série de travas e bloqueios mentais que, em alguns casos, estão presentes na amaxofobia. Mas é importante lembrar que dirigir é um ato mecânico e envolve desenvolver habilidades motoras. Dessa forma, você tem o seu tempo para passar pela curva de aprendizado. 

 

Por isso, evite se comparar com outras pessoas, uma vez que cada um terá o seu tempo para aprender e está tudo bem com isso.

 

Conclusão

 

O medo de dirigir, conhecido também pelo termo técnico “amaxofobia”, é um bloqueio em relação à condução. Embora haja várias causas possíveis, é comum que tal problema tenha relação com traumas.
 

Sem contar que, para superar o medo de dirigir é necessário fazer uma “terapia de exposição”, o que significa uma forma gradual de contato com a direção até realizar o ato em si.

 

Para que tudo isso ocorra da melhor maneira, o que você precisa fazer é procurar um profissional de saúde mental que te oriente passo-a-passo, de forma específica para o seu caso, o que é necessário para superar o medo de dirigir.  Fontes: https://www.tecfil.com.br / https://www.minutoseguros.com.br / https://autopapo.uol.com.br / https://my.clevelandclinic.org

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster