Full width home advertisement

Biologia

Saúde

Medicina

Post Page Advertisement [Top]

biologiadestaque

Melatonina – O Hormônio Do Sono Produzida Pela Glândula Pineal

"Você já se perguntou se a melatonina poderia ajudar a ter uma boa noite de sono? Se sim, você não está sozinho"

Este suplemento é o quarto produto natural mais popular entre adultos e o segundo mais popular entre pais e filhos. E cada vez mais pessoas estão experimentando.

Uma pesquisa realizada entre 2017 e 2018 revelou que 2,1% dos adultos americanos tomam melatonina, um aumento em relação aos 0,4% registrados entre 1999 e 2000, segundo dados dos institutos Nacionais de Saúde (NIH). Em setembro de 2022, o site SleepFoundation.org conduziu uma pesquisa que constatou que mais de 27% dos adultos nos EUA relataram tomar melatonina para dormir.

Este suplemento popular pode ajudar as pessoas a adormecerem, mas deve ser usado somente após a implementação de uma boa rotina de sono.

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente por uma glândula no cérebro. Esse hormônio ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo, ou ciclo do sono.

Nosso cérebro produz melatonina naturalmente. Normalmente, nosso corpo começa a liberar melatonina de uma a três horas antes de dormir.

Os suplementos de melatonina fornecem ao seu corpo melatonina extra, o que pode ajudar algumas pessoas a adormecer. A maioria dos suplementos de melatonina é derivada sinteticamente, ou seja, é produzida em laboratório.

O que a melatonina faz ao seu corpo?

Os suplementos de melatonina fornecem ao seu corpo mais desse hormônio que ajuda a regular o sono. Para algumas pessoas, os suplementos de melatonina têm um efeito hipnótico e ajudam a adormecer. Podem melhorar a qualidade do sono, a rapidez com que se adormece e a duração do sono.

Pode ajudar pessoas que sofrem de insônia (dificuldade para adormecer ou manter o sono) e outros distúrbios relacionados ao sono.

Tem algum problema em tomar melatonina todas as noites?

Os suplementos de melatonina nunca devem substituir bons hábitos de sono. A maioria dos médicos recomenda adotar esses hábitos antes de recorrer à melatonina.

Boas práticas de sono incluem:

  • Ter horários regulares para dormir e acordar.
  • Limitar o tempo de uso de telas duas horas antes de dormir.
  • Evitar cafeína e álcool no final do dia.
  • Dormir em um quarto escuro e manter a temperatura mais baixa – idealmente entre 15 e 20 graus Celsius.


O uso de suplementos de melatonina por curtos períodos, geralmente de um a dois meses, parece ser seguro para a maioria das pessoas. Após esse período, recomenda-se interromper o uso e observar a qualidade do sono. No entanto, o uso prolongado de melatonina ainda não foi amplamente estudado, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

Quais são os efeitos colaterais do uso de melatonina?

Os efeitos colaterais mais comuns dos suplementos de melatonina são sonolência e dores de cabeça. Muitas pessoas têm sonhos vívidos e pesadelos ao tomar melatonina.

Em doses mais elevadas, algumas pessoas apresentam outros efeitos colaterais, incluindo:

  • Sentindo-se confuso e desorientado
  • Náusea
  • Vômito
  • Acordar no meio da noite
  • Tontura
  • Irritabilidade
  • Enurese noturna

De modo geral, em doses baixas, quando administrada adequadamente e pelo menor período de tempo possível, a melatonina é normalmente segura e bem tolerada.

A melatonina precisa de receita médica?

Não. A melatonina é vendida sem receita médica como suplemento alimentar. Esses produtos não são aprovados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

Como resultado, esses produtos podem conter substâncias inseguras devido à falta de regulamentação adequada. Já foram encontrados produtos de melatonina com CBD ou outros suplementos em sua composição. Além disso, devido à falta de regulamentação, é difícil saber se a dose anunciada corresponde à quantidade realmente consumida.

Um estudo publicado pela Associação Médica em abril de 2023 analisou gomas de melatonina vendidas sem receita médica. Nesses produtos, a quantidade real de melatonina variou de 74% a 347% da quantidade indicada no rótulo. Os pesquisadores descobriram que 22 dos 25 produtos – 88% – estavam rotulados incorretamente.

Isso torna praticamente impossível saber exatamente qual a dosagem que você está tomando ou dando aos seus filhos. Além disso, a embalagem à prova de crianças não é obrigatória devido à falta de regulamentação federal. Isso pode levar a overdoses.

Qual a dosagem recomendada de melatonina?

Adultos e crianças devem começar com uma dose menor. Aumente a dose gradualmente se não observar benefícios.

Recomenda-se iniciar o tratamento de crianças com 0,25 miligramas (mg) ou 0,5 mg e, em seguida, aumentar 0,5 mg por semana caso não observem efeitos. Crianças menores de 2 anos não devem tomar melatonina. Adultos podem começar com 1 mg e aumentar 1 mg a cada semana se ainda tiverem dificuldade para dormir.

Para crianças com menos de 40 kg (88 libras), os profissionais de saúde recomendam uma dose máxima de 3 mg. Crianças e adolescentes com mais de 40 kg (88 libras) podem tomar até 5 mg de uma só vez. Adultos não devem tomar mais de 10 mg por vez.

Doses pequenas podem ser eficazes. Não é verdade que quanto mais melatonina você tomar, mais eficaz ela será, ou mais sonolento você ficará. Doses muito altas podem ser perigosas e associadas ao aumento de efeitos colaterais.

Quanto tempo antes de dormir devo tomar melatonina?

As evidências mostram que, dependendo da finalidade, o ideal é tomar melatonina em horários ligeiramente diferentes a cada noite. Se você busca um efeito hipnótico ou sedativo (como em um voo longo), pode tomá-la de 30 a 45 minutos antes de dormir.

Para ajudar a adormecer à noite, tome melatonina três a quatro horas antes da hora desejada para dormir. Por exemplo, se você quer dormir às 23h, tome melatonina entre 19h e 20h. Esse horário pode ser ajustado para antes, caso seu objetivo seja começar a adormecer por volta das 22h, por exemplo.

É seguro para crianças tomarem melatonina?

Suplementos de melatonina podem ser úteis para algumas crianças com problemas de sono. É importante estabelecer uma boa rotina de sono com seu filho antes de recorrer à melatonina. Se você já estabeleceu uma rotina com seu filho por alguns meses e ele ainda tem dificuldade para dormir, converse com o pediatra.

Algumas crianças podem ter mais dificuldades para dormir. Isso pode incluir crianças neurodiversas (ou seja, aquelas com TDAH ou autismo), crianças cegas e adolescentes com síndrome da fase do sono atrasada. A síndrome da fase do sono atrasada é bastante comum em adolescentes. Significa que o período natural de sono deles é deslocado para muito mais tarde, fazendo com que não consigam adormecer antes da 1h ou 2h da manhã.

Para adolescentes com síndrome da fase do sono atrasada, estudos têm demonstrado benefícios claros da ingestão de melatonina. Os pais devem administrar uma dose baixa três a quatro horas antes de o adolescente ir para a cama. Por exemplo, se o seu filho costuma dormir às 2h da manhã, comece a administrar a melatonina às 23h. Não é o horário ideal para dormir, mas é o horário em que ele se encontra. Ajuste gradualmente o horário conforme o ciclo do sono for se antecipando.

É importante conversar com o pediatra do seu filho antes de começar a dar suplementos de melatonina para ele. Os pais devem sempre ser responsáveis ​​por administrar o suplemento, mesmo para adolescentes. O número de Chamadas para centros de controle de intoxicações por overdose aumentou 530% entre 2015 e 2024. Isso ocorre em parte porque muitos suplementos são em formato de goma e parecem atraentes para crianças.

Qual a idade mínima para crianças começarem a tomar melatonina?

Profissionais de saúde desaconselham o uso de melatonina para crianças menores de 2 anos. Há poucos dados disponíveis sobre o uso de melatonina nessa faixa etária. Em vez disso, é importante estabelecer uma rotina de sono consistente para crianças pequenas. Os pais devem conversar com o pediatra sobre a administração de melatonina para crianças acima de 2 anos de idade. Fonte: https://health.ucdavis.edu/blog/cultivating-health

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]

| Design por Alex Johnny Prado - Adster